5 razões para perder o medo de fazer faculdade

medo de fazer faculdade

Enquanto alguns jovens ficam empolgados com a ideia de iniciar um curso superior, outros podem sentir ansiedade e até medo de entrar na faculdade. Afinal, é uma importante mudança de fase na vida. 

A preparação para o início da graduação também representa o momento de encerrar um ciclo, o Ensino Médio, para dar o start em outro, em um cenário ainda desconhecido e desafiador. A boa notícia é que você tem tempo para se preparar com calma e vencer os seus receios e inseguranças. 

Agora, vamos desmistificar o medo de fazer faculdade e mostrar 5 razões para você iniciar essa nova fase com tranquilidade e motivação. Quer saber quais são? Continue a leitura deste post! 

Por que algumas pessoas têm medo de fazer faculdade? 

O medo de mudanças é um sentimento comum, desde que isso não impeça você de dar passos importantes na vida. A insegurança pode surgir, principalmente, quando envolve o afastamento de pessoas queridas ou na hora de assumir novas responsabilidades. 

Sendo assim, é compreensível que surjam emoções confusas agora. O encerramento da época da escola pode deixar um misto de sentimento de conquista, por ter chegado à reta final, e de tristeza ao saber que cada amigo pode seguir um rumo diferente. 

Portanto, o medo de entrar na faculdade pode acontecer no último ano do Ensino Médio pelos seguintes motivos:  

  • medo de não passar no vestibular, ainda mais quando a família demonstra altas expectativas; 
  • se afastar dos antigos amigos;  
  • não se enturmar com os colegas da faculdade;  
  • ter que desistir no meio do curso por não conseguir pagar;  
  • não conseguir conciliar estudo e trabalho;  
  • ter que lidar com novas exigências e compromissos. 

Por que você não deve ter medo de fazer faculdade? 

Se você tem sentido esse incômodo e vem se preocupando com a mudança de fase que está cada vez mais próxima, está na hora de focar mais no lado bom da história. Por isso, reunimos algumas razões e vamos mostrar que fazer faculdade pode ser uma experiência tranquila e muito vantajosa. 

Na graduação, você vai: 

1. Conhecer pessoas novas e fazer amizades 

Se você tem receio de conhecer novos colegas e pensa que não vai conseguir se enturmar com facilidade, comece a desconstruir essa ideia. Pode acreditar que todos esses jovens estudantes estão no mesmo barco e que eles vão se sentir igualmente deslocados no novo ambiente, mas isso é só no começo. 

Ainda nos primeiros dias, novas amizades vão se formando e podem render parcerias por longos anos. Ah e não fique pensando que isso significa ter que romper com os antigos amigos. É natural que se vejam com menos frequência, mas, com os recursos de comunicação digital que temos hoje, só perde o contato quem quer.  

2. Adquirir mais conhecimentos 

Mesmo que você pense que manda muito bem na escola e que domina todas as disciplinas, pode ter certeza de que existe uma fonte inesgotável de conhecimentos nos cercando por todos os lados. A faculdade é o lugar certo para ter acesso a muitos deles. 

Um curso superior vai proporcionar o contato com ciências específicas, permitindo um entendimento aprofundado sobre temas que são conhecidos por um grupo restrito de pessoas: aqueles que estudaram, pesquisaram e se profissionalizaram nessa área. Isso torna você uma autoridade no assunto. 

3. Desenvolver senso crítico 

Senso crítico é fruto de capacidade analítica, raciocínio e visão abrangente. É saber analisar e reunir fatos em sua mente antes de formar uma opinião ou julgamento. Portanto, é também ter sagacidade para questionar situações aparentemente óbvias de forma inteligente. 

Você acha que essa é uma habilidade comum, que todos têm? Não se engane! Grande parte das pessoas não aprimora seu senso crítico, mas deixa se levar pelo senso comum, que é um conhecimento menos aprofundado, resultante de experiências acumuladas, observação e repetição das opiniões de um grupo social. 

As experiências da faculdade ajudam a lapidar esse senso crítico, formando pessoas mais questionadoras, reflexivas, com capacidade de elaborar bons argumentos e com perspicácia para não acreditar em toda e qualquer afirmação sem avaliar o todo da questão. 

4. Ampliar as oportunidades 

Ao superar o medo de fazer faculdade, é claro que você não vai ter vantagens apenas no desenvolvimento pessoal, mas também — ou principalmente — no crescimento profissional. Afinal, um curso superior já não é somente um diferencial para melhorar o currículo, é um dos requisitos principais para conseguir boas oportunidades de trabalho. 

Com um diploma de graduação, você ganha uma profissão e pode atuar em várias funções relacionadas à área escolhida. Sem essa formação, não há muita escolha, é preciso aceitar as vagas que aparecem, o que pode gerar insatisfação e estagnação. 

5. Sentir-se importante 

Com todo o crescimento pessoal e profissional que pode proporcionar, e com todos os desafios superados para chegar à conclusão do curso, quem consegue fazer uma faculdade tem, sim, todo o direito de se sentir importante. 

São anos de dedicação, muito conhecimento adquirido e experiências enriquecedoras — vale até colocar o diploma na parede, depois disso. Brincadeiras à parte, é uma conquista digna de reconhecimento e valorização, principalmente se considerarmos que essa formação pode ajudar a fazer diferença na sociedade. 

Como perder o medo de fazer faculdade? 

Focar nessas 5 razões que listamos já é o primeiro passo para vencer o medo de fazer faculdade. Dessa forma, você vai começar a pensar mais nas coisas boas que estão por vir do que nas suas inseguranças. 

Para já ir preparando esse terreno e se adaptar com mais facilidade às mudanças, você também pode: 

  • começar a buscar mais informações sobre os cursos, grade curricular e áreas de atuação;  
  • saber como funciona o vestibular
  • ver depoimentos de alunos e ex-alunos sobre a vida universitária; 
  • procurar uma instituição reconhecida, com indicadores de qualidade; 
  • conhecer pessoalmente a instituição. 

Ao avaliar todos esses pontos com calma, você tem tudo para superar o medo de fazer faculdade e tirar bom proveito da trajetória acadêmica. Isso, principalmente, se contar com os recursos de uma boa instituição de ensino, que vão enriquecer ainda mais as experiências da graduação. 

Pronto para o próximo passo? Então, visite a página do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, saiba mais sobre a companhia e conheça as nossas instituições! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0