Por onde começar a transição de carreira para TI?

carreira ti

A transição de carreira para TI é o caminho que muitos profissionais estão tomando, devido às vantagens que essa área de atuação apresenta. Desde salários mais atrativos até mais vagas disponíveis no mercado de trabalho, o nicho da Tecnologia da Informação é uma boa aposta.

Seja por conta da Transformação Digital, seja pela variedade de áreas de atuação em TI, a carreira em torno da tecnologia se torna cada vez mais atraente. Por conta disso, diversas pessoas se questionam se vale a pena fazer uma transição e, principalmente, como dar o primeiro passo para esse novo caminho.

Neste artigo, saiba mais sobre transição de carreira para TI e confira as oportunidades, os cuidados e os desafios dessa escolha!

O que é transição de carreira?

A transição de carreira é um processo de mudança de profissão e de enfoque na área profissional. Desse modo, é um momento em que é necessário conhecer mais sobre um novo nicho do mercado, desenvolver habilidades específicas para se adaptar a esse novo espaço e, principalmente, construir uma nova trajetória.

Esse processo pode ser vantajoso por diversos motivos, desde melhores salários até flexibilidade no trabalho ou mais oportunidades de crescimento de carreira. Por essa razão, atualmente, mais de 60% dos brasileiros cogitam dar início a uma nova jornada na vida profissional.

Como saber se é o momento certo de fazer uma transição de carreira?

É importante refletir também que uma transição de carreira pode ser um processo desafiador em diversos casos. Por esse motivo, refletir se é o momento certo de dar esse passo faz toda a diferença para evitar prejuízos para a vida financeira, profissional ou pessoal.

No geral, existem algumas pistas de que chegou a hora de encontrar novos rumos para a carreira, como:

  • insatisfação com o emprego atual;
  • falta de perspectivas de crescimento profissional;
  • desejo ou necessidade de maiores salários;
  • novos interesses profissionais;
  • atração por áreas em destaque no mercado de trabalho.

Vale a pena ir para a área de TI?

Vale a pena começar a trabalhar na área de TI. Quando o assunto é transição de carreira, a tecnologia é um dos setores mais estimados do mercado de trabalho. Isso porque se trata de um nicho em amplo desenvolvimento e que oferece uma infinidade de oportunidades para atuação.

É interessante ressaltar também que, atualmente, mais vagas no mercado da tecnologia do que profissionais qualificados para ocupar diversos cargos. Além disso, o processo de digitalização fez com que diversas profissões surgissem ou se destacassem para garantir a adaptação das mais variadas empresas e organizações à modernização. 

Sendo assim, trata-se de uma área promissora para seguir carreira. No entanto, dar início a uma vida profissional no setor de TI envolve alguns preparos importantes e um bom planejamento para o sucesso.

Como começar a transição de carreira para TI?

Para dar início à fase de transição de carreira para a área de Tecnologia da Informação, assim como em qualquer outro processo de mudança, é necessário dar atenção a alguns passos importantes. A seguir, confira alguns exemplos de cuidados para entrar na TI!

Faça pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado ajuda a entender quais são as principais oportunidades para investir em crescimento profissional. Com isso, é possível fazer uma mudança de profissão estratégica e que ofereça mais chances de conquistar o desenvolvimento esperado na carreira.

Desenvolva competências para a área

Raciocínio lógico, domínio de linguagens de programação, inglês e noções de trabalho em equipe são apenas alguns exemplos de competências técnicas e socioemocionais necessárias para trilhar um bom caminho no campo da TI.

É por isso que desenvolver hard skills e soft skills específicas para trabalhar com tecnologia também faz parte do processo de transição de carreira. Com isso, é possível se reconstruir como um profissional qualificado para ocupar as áreas disponíveis no mercado.

Construa um novo currículo

A construção de um currículo atrativo também faz toda a diferença na hora de buscar por novos empregos ou tentar uma promoção no trabalho. Por essa razão, aproveite o período de transição para fazer cursos livres, pós-graduação, adquirir experiência e garantir que o seu perfil profissional se torne cada vez mais atraente para os recrutadores.

Busque vagas na área

A próxima etapa, após sentir que garantiu a sua preparação para entrar na área de TI, é procurar um novo emprego. Se você já deixou a carreira anterior, garanta que tenha uma reserva financeira suficiente para arcar com os gastos durante o período de desemprego até encontrar uma oportunidade.

No entanto, se você continua trabalhando, tenha em mente que é importante reservar algumas horas por dia para procurar vagas na área e estudar as oportunidades para se candidatar. Sendo assim, conte com um planejamento estratégico para encontrar um emprego que atenda às necessidades da nova carreira.

Tenha um plano de carreira

Por falar nisso, faz toda a diferença ter objetivos e intenções bem definidos sobre o que você espera da vida profissional e pessoal. Por esse motivo, o plano de carreira pode ser o ponto de destaque para conseguir um novo emprego rápido e alcançar a realização na nova área.

Por esse motivo, tente se visualizar no futuro, seja a curto, médio e longo prazo. Com isso, seja realista, e pense quais são os seus maiores desejos para a vida pessoal e profissional, como conquistas de patrimônio, estabilidade financeira, entre outros.

Com isso, estruture quanto tempo, em média, será necessário para atingir os seus maiores objetivos. Uma dica é definir metas pequenas, para alcançar a curto prazo, e manter a motivação para ir em busca das propostas mais ousadas.

Entendeu como funciona a transição de carreira para TI? No geral, esse é um processo completo e que envolve bastante cuidado. Por isso, saiba como driblar os desafios da concorrência, aprendizagem e crescimento profissional ao começar a trabalhar com tecnologia. Nesse momento, invista em educação de qualidade e observe todo o seu futuro para se transformar positivamente.

Gostou do post? Então, você vai gostar ainda mais de acompanhar os nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no YouTube e LinkedIn

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0