Medo de mudanças: entenda como se livrar desse mal

medo de mudanças

Como você lida com imprevistos e alterações que são capazes de trazer impactos para a sua vida? Ter medo de mudanças, muitas vezes, pode impedir que a gente consiga ir em busca de diversos objetivos que gostaríamos de alcançar.

Desde já, é preciso entender que a preocupação faz parte de qualquer tomada de decisão, e isso acontece com praticamente todo mundo. No entanto, quando esse receio é exagerado e paralisa, mesmo nos momentos em que você gostaria de fazer uma escolha, é preciso tomar algumas atitudes para evitá-lo.

Além disso, mudanças podem ser bastante positivas para a sua rotina e vida, no geral. Afinal, tudo ao redor está passando por constantes transformações, especialmente no mundo do trabalho. Então, ficar sempre no mesmo lugar pode atrapalhar você de acompanhar ótimas novidades.

Por isso, não tenha medo de mudanças! Neste post, trazemos algumas dicas para se livrar dessa preocupação e se permitir viver ótimas experiências. Acompanhe!

Como o medo de mudanças pode impactar a sua vida?

Mudar de profissão, trocar o turno do emprego, morar em outra cidade, conviver com novas pessoas: todas essas são situações que podem trazer vários impactos para a sua vida, tanto positivos quanto negativos.

Contudo, é preciso levar em conta que tudo isso faz parte da realidade. Afinal, o mundo é bastante dinâmico e passa constantemente por processos de adaptações e variações. Sendo assim, a mudança é uma das poucas certezas que alguém pode ter ao longo da vida.

O medo de encará-la, em diversos casos, pode ser o que está impedindo você de dar continuidade ao processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso porque a preocupação excessiva, muitas vezes, paralisa ou provoca a autossabotagem.

E o medo de mudanças costuma se manifestar nas situações mais cotidianas, como se sentar em outro lugar no ônibus ou mudar de turno na faculdade. Todas essas são situações, que, dependendo do ponto de vista, podem trazer prejuízos.

O problema se dá quando esse medo é muito grande a ponto de trazer desconforto para a pessoa e, até mesmo, prejudicar a saúde e o bem-estar. Por esse motivo, encontrar maneiras de lidar com esse sentimento e enfrentá-lo, sempre que necessário, é uma excelente ideia.

Como se livrar do medo de mudanças?

Com base no que foi dito, como fazer para que o medo de mudanças não atrapalhe mais os seus planos? Lembre-se de que sair da zona de conforto não é um processo simples, pois envolve esforço, de início.

Contudo, isso também não é algo impossível. Por meio de algumas estratégias você pode passar pela experiência de forma positiva e tranquila. Ainda não se convenceu? Então, a seguir, confira dicas valiosas que vão ajudar a driblar esse sentimento e ir em busca dos seus sonhos!

Planeje-se

Uma das formas de encarar o medo de mudanças é pensar em estratégias para fazer com que uma decisão dê certo. Assim, você consegue se tranquilizar e garantir a preparação que precisa para se sentir mais confiante.

Portanto, dedique-se à criação de um bom planejamento na hora de dar um passo que traga receio. Dessa forma, a preocupação com a mudança também pode gerar ideias para agir de forma preventiva ou corretiva, caso ocorram imprevistos.

Converse com as pessoas da sua confiança

É importante que você se sinta confortável para expressar os seus sentimentos. No entanto, nem sempre é legal falar com qualquer pessoa sobre as suas vulnerabilidades. Logo, por que não tentar conversar com alguém de sua confiança?

Essa experiência não só pode ajudar você a se sentir melhor, apenas por expressar os pensamentos que trazem medo, como também a observar a situação por outros pontos de vista. Desse modo, é possível se tranquilizar com mais facilidade e se livrar dos receios das mudanças que venham a ocorrer.

Visualize seu futuro

Outro exercício com potencial de ajudar bastante a lidar com o medo é a visualização do futuro. Pode parecer que é justamente isso o motivo de criar mais ansiedade, porém, é por meio dessa prática que você também pode encarar as situações de forma racional, enfrentando as dificuldades.

Por exemplo, tente imaginar qual seria o cenário a partir das mudanças que você poderia passar. Esse futuro é bom ou ruim? Está dentro das suas expectativas? É capaz de provocar sentimentos positivos?

Fazer essa análise ajuda muito a perceber que, por mais desafiadora e assustadora que uma mudança seja, ela pode trazer ótimas vantagens para a sua vida. Muitas vezes, são esses benefícios que ajudam na realização de sonhos.

Tenha paciência

A paciência é uma das virtudes mais importantes, independentemente do contexto. Por meio dessa habilidade você consegue cultivar paz enquanto espera que as coisas se resolvam.

Para superar o medo de mudanças é preciso ter mais paciência também com você. Tenha em mente que nenhum processo interno é rápido e linear, principalmente quando envolve medos e enfrentamentos.

Desse modo, aceite todas as suas etapas, sem julgamentos ou autocobrança excessiva. Além disso, comece aos poucos. Não tente lidar com uma mudança muito grande que cause uma alta ansiedade. Experimente trabalhar situações corriqueiras, de início, até se acostumar com a sensação de enfrentar os medos.

Como visto, a preocupação em meio a mudanças é totalmente natural e está presente nos mais variados processos. No entanto, ela não pode ser um motivo que dificulte você de ir em busca daquilo que mais deseja, nem de continuar se desenvolvendo. Contar com a zona de conforto é muito importante, porém, pode ser isso que está impedindo sua realização pessoal e a prosperidade.

Por isso, não tenha medo de mudanças. Evitar a resistência é um dos primeiros passos para aceitar as oportunidades que podem surgir na sua caminhada e, assim, conquistar ótimos resultados na vida pessoal e profissional. Portanto, lembre-se de seguir o seu próprio ritmo nesse processo e respeitar o que você sente, porém, sem deixar de se desafiar sempre que possível.

Gostou deste post? Então, você vai curtir ainda mais os conteúdos do nosso blog. Assine a nossa newsletter e continue acompanhando as novas postagens!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0