Afinal, qual é a diferença entre MBA e pós?

diferença entre mba e pós

Turbinar o currículo, ampliar as possibilidades de atuação e tornar-se referência em determinado assunto são algumas das vantagens imediatas de quem faz uma pós-graduação. Se você está pensando em investir na sua formação acadêmica, provavelmente já se perguntou qual é a diferença entre MBA e pós.

Afinal, escolher o curso que mais tem a ver com seu perfil é fundamental para uma trajetória de sucesso. Pensado nisso, fizemos este post explicando tudo, diferenciando também os conceitos de pós lato sensu e strico sensu. Continue a leitura e veja em qual modalidade você se encaixa!

Qual é a diferença entre MBA e pós?

É comum associarmos o termo “pós-graduação” às especializações e MBAs voltados à atuação no mercado, porém, os cursos de mestrado e doutorado também fazem parte da categoria. A diferença é que as especializações e os MBAs são pós lato sensu e os mestrados e doutorados são pós stricto sensu.

Podemos dizer que tanto os MBAs quanto as especializações oferecem uma formação mais prática e estratégica, voltada às necessidades do mercado de trabalho. Já um curso de mestrado ou doutorado é indicado para quem deseja ser professor universitário e/ou trabalhar com pesquisa científica na área acadêmica.

Em seguida, explicaremos melhor como funcionam os dois principais tipos de pós lato sensu: as especializações e os MBAs.

Especialização

Os cursos de especialização são ótimas opções para atualizar seus conhecimentos e aprofundar suas habilidades em determinada área de atuação. Outra vantagem é que o curso escolhido não precisa, necessariamente, estar relacionado à sua área de formação. Esse fator dá mais liberdade para ampliar seus horizontes e vislumbrar um novo planejamento de carreira.

MBA

O Master in Business Administration, conhecido pela sigla MBA, é um tipo de pós-graduação ideal para quem pretende seguir no ramo dos negócios. Quem opta por ele, geralmente almeja conquistar cargos de chefia na empresa onde trabalha ou mesmo adquirir novos conhecimentos para administrar seu próprio negócio. Por isso é a opção perfeita se você busca experiências de gestão e administrativas.

Pós-graduações lato sensu x stricto sensu: para quem são indicadas?

As pós lato sensu (especializações e MBAs) são recomendadas para profissionais que querem se diferenciar no mercado, aperfeiçoando as habilidades a fim de colocá-las em prática no mundo do trabalho. Já as pós stricto sensu (mestrado e doutorado) têm um propósito acadêmico, isto é, o foco é formar profissionais voltados às universidades.

O principal objetivo de quem pretende seguir carreira como mestre ou doutor é trabalhar na docência em cursos superiores, além de desenvolver e orientar pesquisas científicas em um departamento específico. A carga horária nos cursos stricto sensu é maior em comparação às especializações e MBAs. Inclusive, por demandarem dedicação exclusiva, os alunos contam com agências de fomento para financiar suas pesquisas.

Se você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo, os cursos de MBA e pós do tipo especialização são os mais indicados, pois oferecem a flexibilidade necessária para conciliar todos os compromissos da sua rotina. Assim, não precisa abrir mão do seu emprego. Pelo contrário, com uma pós lato sensu no currículo, aumentam-se consideravelmente as chances de subir de cargo na empresa.

Outra diferença básica entre os tipos de pós é que as lato sensu não necessitam de autorização prévia do Ministério da Educação (MEC) para serem oferecidas, ao contrário dos cursos stricto sensu. Além disso, especializações e MBAs podem ser ofertados na modalidade EAD, facilitando o planejamento de quem precisa de mais liberdade para organizar a própria rotina.

Como escolher a melhor opção?

Vamos agora aos aspectos que você precisa considerar para escolher a melhor opção de pós-graduação.

Analise seus objetivos profissionais

A primeira coisa que deve ser feita é definir suas prioridades de carreira. Até porque só é possível construir uma trajetória de sucesso se você souber ao certo aonde quer chegar. Por isso, reflita profundamente sobre os seus objetivos e veja quais passos precisa dar para alcançá-los. Saiba que essa caminhada demandará certo tempo.

Entretanto, não se preocupe com isso. O importante é dar o primeiro passo e investir no seu futuro profissional, especializando-se em uma pós-graduação de qualidade. Assim, antes mesmo do que imagina, já estará colhendo os frutos desse investimento. Sem falar que, dia a pós dia, você se sentirá mais motivado para o trabalho.

Avalie as semelhanças e diferenças entre as duas

Se você optou por fazer uma pós lato sensu, mas não sabe se prefere o MBA ou a especialização, vale a mesma dica do tópico anterior: definir seu plano de carreira. Pretende trabalhar em cargos de gestão e administração ou mesmo abrir seu próprio negócio? Então o MBA é a escolha certa.

Já se a ideia é se especializar-se em outra área do conhecimento, avalie seus interesses e escolha a pós que mais tem a ver com seu perfil profissional. Um curso de especialização também pode abrir portas para quem deseja mudar de carreira. Então, reflita sobre essa possibilidade e avalie o conteúdo programático do curso para ver se as disciplinas oferecidas correspondem às suas expectativas.

Priorize a sua satisfação profissional

Está insatisfeito com sua carreira? Esse motivo já é mais que suficiente para investir em um MBA ou pós e vislumbrar um futuro promissor. Além disso, ter uma especialização no currículo permitirá que você saia na frente em qualquer processo seletivo. Trata-se de um diferencial de peso na sua formação. Sem falar na possibilidade de se tornar uma referência naquele ramo específico, ganhando credibilidade no mercado.

No entanto, esteja atento para escolher uma pós compatível com os seus interesses. Caso contrário, por mais que você se sinta realizado profissionalmente, pode acabar não tendo a mesma satisfação no âmbito pessoal. Equilibrar essas duas vertentes é algo imprescindível para a sua saúde mental e o seu bem-estar. Portanto, capriche na escolha!

Considere as suas expectativas

Muita gente deixa de fazer um MBA ou pós porque tem medo de o investimento não valer a pena. No entanto, se você estiver contando com uma instituição de ensino de confiança, pode ter certeza de que o custo-benefício compensará. Quando for escolher o curso, avalie a reputação da universidade, a infraestrutura disponível e a capacitação do corpo docente.

Se esses quesitos forem favoráveis, é certo que você fará uma pós-graduação de qualidade, conquistando um diploma valioso para o mercado. Agora que já contamos sobre a diferença entre MBA e pós, é só decidir qual curso pretende fazer e dar esse importante passo em busca do seu sucesso profissional.

A Cruzeiro do Sul Educacional pode ajudar nessa missão. Entre em contato conosco e conheça os cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0