4 dicas para superar a primeira demissão no trabalho sem se desesperar

Businessman moving offices packing up all his personal belongings and files into a brown cardboard box

Pode ser por incompatibilidade de ideias, expectativas não correspondidas e até mesmo por corte de custos. O fato é que a demissão é uma situação que pode acontecer com qualquer trabalhador. E superar a primeira demissão no trabalho não é tarefa fácil. É necessário muito jogo de cintura para dar a volta por cima. Pensando nisso, neste post daremos 4 dicas que te ajudarão a passar por essa etapa da melhor maneira possível e ainda te farão fazer dela um aprendizado. Vamos conferir?

Entenda por que você foi demitido

Perder o emprego pode ser chocante e emocionalmente devastador, porém várias recomendações podem te ajudar a passar por esse primeiro momento de dor. O primeiro passo é ficar calmo e não entrar em pânico. Descubra por que você foi demitido e conheça os seus direitos, reveja seu contrato de trabalho. Compartilhe seus sentimentos, converse com amigos e familiares para diminuir a tristeza e ansiedade. Liste as razões que você julga que podem a causa da sua demissão e anote as melhorias específicas que você pode fazer com relação a elas.

Planeje-se para o futuro

Use o tempo que você tem no presente para aprender, crescer e fazer melhorias antes de ser contratado pelo seu próximo empregador. Atualize e organize seu currículo. Faça contatos para ficar sabendo de possíveis vagas e deixe que essas empresas saibam que você está em busca de um novo emprego.

Melhore suas habilidades fazendo cursos, lendo livros e se atualizando sobre o mercado de trabalho. Arrisque-se mais, uma vez que você já enfrentou a dura realidade da demissão, saia de sua zona de conforto. Organize-se, assim você ganha confiança para os próximos desafios que estão para surgir.

Seja honesto com os novos contratantes

Seja honesto com quaisquer potenciais  novos empregadores. Se perguntarem se você foi demitido, não sinta-se constrangido em dizer a verdade. Você não precisa oferecer a informação de bandeja, mas não esconda-a, seja sincero. Não faça críticas negativas sobre o seu antigo empregador durante a entrevista de emprego. Seja respeitoso e lembre-se de que é melhor sair de um emprego com portas abertas. Por isso, direcione a conversa para as suas boas atitudes e feitos no antigo trabalho, mostrando sua experiência e conhecimento na área. Falar a verdade é sempre a melhor opção.

Desenvolva novas habilidades

Desenvolva habilidades que melhorarão a sua segurança no novo trabalho, como tomar conhecimento das expectativas das pessoas, perguntar a elas o que esperam de você nesse novo trabalho. Mostre gratidão aos que te ajudaram e contrataram, deixando claro o quando você acredita no seu novo emprego.

Além disso, comunique-se com seu chefe e supervisor. Esse diálogo é muito importante para saber o que está dando certo e o que não está indo tão bem assim. Seja sociável e crie um networking, pois isso ajuda em uma experiência semelhante a anterior. Disponha-se a ajudar outros colegas de trabalho, compartilhando conhecimentos e assim, aprendendo também.

Ser demitido pode ser muito assustador e desanimador, especialmente se essa demissão no trabalho é inesperada. Mas, ao mesmo tempo, essa é uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos e se reinventar. Esperamos que essas dicas te ajudem a seguir em frente tranquilamente.

Gostou desse artigo? Não deixe de conferir mais no blog e aprenda como impressionar em uma entrevista de emprego!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

9 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0