Veja 4 dicas de como ter uma produtividade sustentável

Veja 4 dicas de como ter uma produtividade sustentável

A produção sustentável é um modelo de produção que visa aumentar a eficiência e o rendimento dos recursos utilizados, ao mesmo tempo em que, seja estudante ou seja profissional, a pessoa não perde o sono, não pula as refeições, não abandona seus projetos de atividade física; em suma: mantém a qualidade de vida em dia.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como aliar a sustentabilidade à sua produção? Então, veja nosso conteúdo!

Como ter uma produtividade sustentável?

​A produtividade sustentável envolve a adoção de estratégias e práticas que permitem uma gestão adequada do tempo, dos recursos e do bem-estar pessoal, a fim de alcançar um desempenho satisfatório. Veja abaixo como se organizar para colocá-la em prática! 

1. Tenha um sistema de trabalho

Primeiramente, é necessário trabalhar a disciplina e o comprometimento consigo mesmo. Por isso, estabeleça metas claras, crie um cronograma realista, defina suas prioridades e organize as tarefas de estudo de forma eficiente. Com um cronograma, você conseguirá pensar em suas metas e colocará um determinado prazo para cumpri-las. 

Essa é uma atitude que auxilia nosso cérebro a compreender que nossas tarefas têm um início, um meio e um fim, de forma que a produção de dopamina — um neurotransmissor associado à sensação de recompensa e prazer no cérebro — a cada objetivo cumprido nos trará muito mais satisfação.

2. Faça pausas

Às vezes, acreditamos que trabalhar ininterruptamente é a melhor maneira de aumentarmos a nossa produção, porém as pausas são necessárias para o nosso cérebro e corpo descansarem e se prepararem para a próxima etapa de estudos. 

Uma estratégia interessante é utilizar o método pomodoro, assim você terá 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso a cada etapa. Essas pausas permitem que você descanse, recupere sua energia e fique mais alerta e focado quando retornar aos estudos. 

Procure, se possível, fazer essas pausas longe de aparelhos digitais e mais perto de ambientes que trazem a sensação de renovação, como abrir uma janela e observar o horizonte, levar água para uma planta, praticar uma meditação rápida para te auxiliar na concentração. Essas são algumas estratégias, mas você pode adotar aquelas que são mais próximas do seu perfil.

3. Explore a tecnologia

Durante os estudos ou o trabalho a tecnologia pode ser uma grande aliada, desde que usada de modo consciente e que não seja uma distração. Alguns recursos e aplicativos de organização podem ser muito úteis. 

Além disso, se você precisar usar tabelas, fazer mapeamentos ou outros estudos que demandem o uso de infográficos, é possível utilizar os recursos tecnológicos para agregar mais qualidade ao seu trabalho.

4. Mantenha seu autocuidado

Se você quer ter bons resultados nos estudos ou no trabalho, é importante que seu corpo e sua mente estejam bem, caso contrário, o cansaço ou até a síndrome de burnout poderão te sobrecarregar. Por isso, priorize o bem-estar físico, mental e emocional, garantindo a prática de atividades físicas, sono adequado, alimentação saudável e tempo para alongamento e lazer.

Quais os benefícios? 

Inicialmente, pode parecer desafiador ter uma produção sustentável, mas ao longo do trabalho, você poderá perceber inúmeros benefícios, como:

A produção sustentável visa promover um ambiente de estudos e trabalho saudáveis e equilibrados, no qual as pessoas podem realizar suas atividades com eficiência, alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, cuidar de sua saúde e bem-estar

Gostou do nosso conteúdo? Curta a nossa página no LinkedIn e fique por dentro das nossas atualizações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0