Voltar a estudar: 5 dicas para quem quer regressar à faculdade

Sempre ouvimos que ter um diploma universitário é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. Porém, consegui-lo não é tão fácil quanto pode parecer. Afinal, você precisa, inicialmente, saber como escolher uma faculdade de qualidade e optar por um curso considerando a sua vocação ou o mercado de trabalho. O problema é que, mesmo fazendo tudo direito, pode ser preciso abandonar os estudos por algum motivo.

Nessas horas, não basta saber como entrar na faculdade, e sim como voltar a estudar. Afinal, é preciso se preparar financeiramente, administrar melhor o seu tempo – normalmente, conciliando trabalho e estudo – e estar aberto a frequentar as aulas com pessoas mais novas que você, entre outros fatores.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar 5 dicas de como voltar a estudar e obter os melhores resultados. Continue a leitura e acompanhe!

1. Analise as opções disponíveis

Antigamente, era preciso escolher apenas a instituição de ensino, o curso de interesse e o tipo de formação – bacharelado ou licenciatura. Agora, o futuro universitário também pode optar pela modalidade de ensino presencial ou a distância.

Ao decidir retomar os seus estudos, avalie com cautela todas as opções disponíveis. Por exemplo, se o que fez você abandonar a faculdade foi a localização ou a dificuldade de locomoção até o campus, a educação a distância (EAD) pode ser uma boa alternativa para você. Afinal, o diploma tem o mesmo peso do presencial, e você poderá estudar de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

2. Organize o seu tempo

Se você trabalha e quer voltar a estudar, é fundamental organizar o seu tempo para adicionar tanto a carga de estudos, como as horas dedicadas às aulas – quer sejam presenciais, quer sejam a distância.

Caso você tenha ficado muito tempo sem estudar, procure deixar blocos pequenos para cada sessão de estudos. Assim, você aproveitará melhor aquele período, sem se cansar muito ou se sobrecarregar. Conforme for pegando o ritmo novamente, aumente os blocos de acordo com as suas necessidades.

3. Não tenha vergonha de aprender

Todo aprendizado requer esforço e paciência. Afinal, o nível de dificuldade de algumas matérias parece ser sempre mais alto no começo – principalmente quando você está voltando a estudar.

Para vencer essa etapa, não desista e dedique-se ao máximo! Procure por outros materiais, como videoaulas ou artigos publicados, e não tenha medo de fazer perguntas para os seus professores ou colegas de turma. Lembre-se de que a faculdade é um ambiente de aprendizado, portanto, não precisa ter vergonha ou medo de buscar o conhecimento!

4. Organize-se financeiramente

Para cursar uma faculdade, é preciso arcar com uma série de gastos, que abrangem desde mensalidades, alimentação e deslocamento, até materiais, livros e fotocópias. Por isso, ao retomar os seus estudos, reserve uma parte do seu orçamento para investir na sua formação.

Dependendo do curso escolhido, também é preciso considerar viagens de campo e participações em eventos ou seminários, por exemplo. Portanto, procure se organizar para poder aproveitar ao máximo tanto a graduação, como todas as oportunidades que ela oferece!

5. Considere se vale a pena voltar para o mesmo curso ou começar um novo

Às vezes, largamos a faculdade simplesmente porque não nos identificamos com a opção escolhida. Por isso, ao decidir retomar os estudos, considere o que você acha que será melhor: voltar para o mesmo curso ou mudar para outro. Tenha em mente que nunca é tarde para começar uma carreira nova, e que o ideal é sempre buscar aquela área que mais se encaixe com os seus gostos e as suas habilidades.

Como vimos, basta apenas um pouco de organização e autoconhecimento para voltar a estudar, sem abrir mão de sua vida profissional ou pessoal. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e retome os seus estudos o quanto antes!

Voltar a estudar já está nos seus planos? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a conquistar seu diploma de graduação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.