O que mudou na vida profissional pós-pandemia? Confira 6 pontos

vida profissional pós-pandemia

vida profissional pós-pandemia apresenta muitas mudanças. Estamos lidando com um novo mercado de trabalho. Por isso, é importante saber qual é o cenário que poderemos enfrentar de agora em diante e quais são as diferenças em relação ao contexto de poucos anos atrás. 

É inegável que a pandemia trouxe muitos impactos à vida profissional. Muitos perderam seus trabalhos, outros deram novos rumos à carreira, outros ainda decidiram empreender e trocaram totalmente de área. 

Neste post, vamos apresentar um panorama sobre a vida profissional pós-pandemia, considerando a importância de se reinventar e se adaptar ao novo cenário. 

Confira, então, 6 pontos que marcam a realidade atual do mercado de trabalho! 

1. Novas formas de atuação 

Com os cortes de pessoal que tantos donos de empresa tiveram que fazer durante a pandemia, houve um aumento considerável do empreendedorismo. As pessoas se viram na necessidade de buscar novas fontes de renda, além do mercado de trabalho formal. Assim, houve grande adesão ao MEI — registro de Microempreendedor Individual. 

2. Trabalho híbrido 

Muitos trabalhadores que continuam em regime de contratação CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) também passaram por mudanças em seu dia a dia. Os empregadores puderam comprovar que o home office funciona e reduz custos para a empresa. Com isso, o trabalho híbrido passou a ser uma realidade interessante para ambas as partes. 

3. Valorização de novas habilidades 

Com as transformações do mercado de trabalho, a vida profissional pós-pandemia requer novas habilidades. Nesse cenário, destacam-se aqueles que aperfeiçoam soft skills como: 

  • autogestão; 
  • disciplina; 
  • responsabilidade; 
  • administração do tempo; 
  • criatividade; 
  • iniciativa; 
  • resolução de problemas; 
  • visão abrangente; 
  • pensamento estratégico; 
  • comunicação eficiente; 
  • resiliência. 

4. Preocupação com o bem-estar profissional 

Percebemos também nesse contexto de vida profissional pós-pandemia que as pessoas estão mais preocupadas com seu bem-estar no trabalho. Vivenciamos situações emocionalmente desgastantes nos últimos anos — e ainda estamos passando por dificuldades, tendo em vista a atual situação da economia. 

Diante de tudo isso, tanto os profissionais quanto seus clientes ou empregadores estão conscientes de que é preciso adotar condições de trabalho favoráveis para obter mais engajamento e produtividade. 

5. Mudanças nas relações interpessoais 

O novo mercado de trabalho também parece mais propício a aumentar a diversidade, fortalecer conexões e garantir profissionais mais engajados. Nesse sentido, percebemos que a era pós-pandemia traz uma reformulação nos padrões de relacionamento com as pessoas que fazem parte do nosso convívio, o que tem acontecido na vida profissional e pessoal

6. Consolidação da educação a distância (EAD) 

A educação a distância já estava ganhando território antes da pandemia. No entanto, com a necessidade de isolamento social, tivemos um salto expressivo na quantidade de adeptos aos cursos de graduação e pós-graduação EAD. A tendência é que essa modalidade de ensino continue em crescimento, visto que facilita a vida do aluno por várias razões. 

Com todas as características da vida profissional pós-pandemia, é certo que todos precisamos de estratégias de adaptação a essa realidade. Quem não se ajustar ao novo cenário quanto antes corre o risco de ficar estagnado e perder boas oportunidades de crescimento. 

E você, como tem lidado com as mudanças no cenário profissional? Comente aqui no post sobre como a pandemia modificou o seu dia a dia de trabalho! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0