Que tal se organizar para prestar o vestibular 2022? Se você acha que não dá mais tempo de iniciar um curso superior e que a entrada na faculdade precisa ser adiada para o ano que vem, saiba que dá tempo.
Se o seu objetivo é dar início a uma graduação, ainda é possível neste ano. Para isso, nada melhor do que saber como se preparar para realizar o vestibular e conferir todas as suas possibilidades para 2022.
Neste post, confira ótimas dicas para o vestibular 2022 e como entrar no Ensino Superior ainda este ano!
Por que fazer um curso superior em 2022?
Na verdade, a principal pergunta é: você quer ingressar em uma faculdade agora? Se a resposta é sim, por que não tentar essa entrada ainda em 2022? Quanto mais cedo você dá início a um curso superior, mais oportunidades surgem para desenvolver a sua carreira.
Primeiro, vale destacar que dar início à graduação quanto antes permite que você se forme também rapidamente. Desse modo, pode entrar no mercado de trabalho nos próximos anos e assumir o cargo dos sonhos de maneira muito mais rápida.
Isso sem contar que quanto menos tempo você passa sem estudar, mais fácil é para retomar o ritmo de estudos e iniciar uma rotina produtiva no Ensino Superior. Dessa forma, é possível ter um melhor aproveitamento do período universitário e se destacar profissionalmente.
Qual a importância de se preparar?
No entanto, saiba que para entrar na faculdade é importante ter uma boa preparação. Os estudos pré-vestibular não só garantem que você revise conteúdos do Ensino Médio como aprenda assuntos importantes para ter mais facilidade no curso superior.
Além disso, é possível se organizar estrategicamente para:
- montar uma rotina equilibrada;
- realizar uma boa gestão de tempo;
- identificar os horários que mais funcionam para você;
- encontrar os métodos de estudos mais adequados para o seu aprendizado.
Como se preparar para o vestibular em 2022?
Como você viu, definir uma rotina de estudos para revisar os conteúdos vistos durante o Ensino Médio é fundamental para passar no vestibular. Quanto melhor for a sua preparação, maiores as chances de ter um bom desempenho nas provas e conseguir a aprovação no curso desejado.
Sendo assim, que tal algumas dicas para fazer uma boa preparação?
Monte um cronograma
Como o tempo está apertado, ter um cronograma de estudos vai facilitar bastante na organização dos horários. Assim, você não deixa nenhum conteúdo de lado e consegue aprender os temas que mais caem nas provas.
Defina prioridades
Estudar todos os conteúdos do Ensino Médio em apenas alguns meses e, de fato, aprendê-los é uma tarefa bastante árdua que poucos alunos realmente conseguem. No entanto, não é necessário aprender tudo.
O que você precisa é ter um bom desempenho no vestibular. Então, vale a pena dar prioridade aos temas que caem com frequência e são mais relevantes para o curso em que deseja entrar.
Outro ponto importante é que a sua rotina muda um pouco durante esse período de preparação. Pode ser necessário recusar alguns convites para sair com os amigos para cumprir o cronograma de estudos. Só tente manter o equilíbrio, nesse caso, para não negligenciar o descanso, mas também ter disciplina para passar no vestibular.
Estude o formato da prova
Sabe um erro que muitos candidatos cometem antes do vestibular? Não pesquisar como será a prova. Fazer uma leitura atenta do edital dos processos seletivos em que você deseja participar é um dos primeiros passos que devem ser dados durante a preparação.
Assim, você tem a oportunidade de traçar um plano de estudos que esteja alinhado aos conteúdos que serão cobrados nas provas. Desse modo, fica muito mais fácil seguir as dicas anteriores.
Para estudar melhor o formato da prova de vestibular, além de ler o edital, é interessante fazer simulados. Essa prática permite testar o quanto você aprendeu e se acostumar com a realização de avaliações de longa duração.
Quais as formas de ingresso?
Um dos principais requisitos para entrar no curso superior ainda este ano é prestar o vestibular 2022. No entanto, essa não é a única forma de ingresso para a maioria das instituições de ensino.
Outras opções disponíveis para garantir a sua entrada no curso superior, além do vestibular próprio, são:
- nota do Enem;
- Prouni;
- Encceja;
- segunda graduação;
- transferência externa — para quem já começou um curso em outra instituição, mas gostaria de mudar.
O que fazer com a nota do Enem?
Percebeu que a nota do Enem pode ser usada para entrar na faculdade? Saiba que a pontuação obtida no exame é capaz de abrir várias outras portas para a sua jornada universitária.
Se você já fez o Enem nos últimos anos e, principalmente, participou da última edição e tirou uma pontuação acima de 450, saiba que é possível utilizar essa nota para:
- conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial pelo Prouni;
- solicitar um financiamento estudantil governamental pelo Novo FIES;
- obter descontos na matrícula e na mensalidade;
- participar dos processos de seleção de alunos para o curso superior de uma instituição de ensino.
Como escolher o curso ideal?
Viu só como parar de adiar a realização do vestibular é importante para expandir as suas oportunidades profissionais? Vale destacar que um curso superior é capaz de auxiliar também no desenvolvimento pessoal, nas chances de networking e na vivência de ótimas experiências.
No entanto, o que fazer para encontrar o curso que mais combina com você? Se essa é outra de suas dúvidas, não se preocupe, pois temos boas dicas, como:
- pense em como gostaria que fosse o seu futuro na vida pessoal;
- reflita sobre os seus objetivos de carreira;
- lembre-se das disciplinas com que tinha mais afinidade no Ensino Médio;
- reconheça suas habilidades mais fortes;
- pesquise sobre o mercado de trabalho;
- selecione opções de áreas com as quais realmente gostaria de estudar e trabalhar.
E agora? Você se sente mais confiante para encarar o vestibular 2022? Aproveite que ainda dá tempo de dar início a uma nova graduação e desfrutar de todos os benefícios de investir no seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional.
Bateu vontade de dar o primeiro passo? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!