Entenda o que é UI Design e como se especializar na área!

ui
Powered by Rock Convert

A usabilidade é o que garante que um cliente saiba como utilizar as ferramentas de um endereço virtual, programa ou aplicativo para alcançar os seus objetivos ao acessar o espaço.

A boa notícia é que o mercado do design está se desenvolvendo em diferentes áreas que apresentam uma ampla expansão. Desse modo, quem segue nessa área de atuação é capaz de encontrar ótimas oportunidades no mercado de trabalho.

Neste post, queremos falar mais sobre o UI Design, uma nova tendência que veio para otimizar a configuração de sites e sistemas. Acompanhe e confira!

O que é UI Design?

A sigla UI nada mais é do que a abreviação das palavras User Interface — em português, podemos chamar de interface do usuário. Ou seja, trata-se dos aspectos visuais de um aplicativo, site, programa, entre outros produtos (inclusive os físicos).

É por meio da otimização dessa ferramenta que qualquer pessoa pode interagir com o produto, compreendendo a sua finalidade. No momento de tomada de decisão, uma interface intuitiva tem uma grande influência.

Dessa maneira, a partir de boas escolhas, é possível convencer o usuário a permanecer em um site, utilizar um aplicativo, escolher um produto e ter uma imagem positiva de uma marca.

Vale a pena se apegar a essa última finalidade, pois a identidade visual de uma empresa também pode ser fortalecida a partir da comunicação que ela estabelece com o cliente, por meio de uma interface intuitiva.

Sendo assim, a profissão designer vem sendo muito valorizada por diversos empreendimentos inovadores que estão por dentro das tendências e querem garantir um espaço no mercado, principalmente no que diz respeito à criação de uma boa interface do usuário.

Quais são as diferenças entre UI e UX Design?

Muitas pessoas podem confundir UI com UX (User Experience — experiência do usuário). Apesar de ambas serem ferramentas em alta e que têm focos parecidos, elas ainda são muito diferentes na prática. 

Powered by Rock Convert

Enquanto o UI Design se preocupa em criar uma interface prática e que favorece a relação entre a marca e o consumidor, o UX Design tem como objetivo de estudo a forma como o usuário se sente ao se relacionar com um produto.

Assim, é possível dizer que o UX Design é uma área que cuida da parte mais subjetiva da criação de um projeto, estudando o comportamento e as emoções. Já o UI Design se importa mais com os elementos com os quais o usuário vai lidar diretamente.

Quais são os elementos trabalhados no design de interface?

Tendo em vista que o designer de UI trabalha com a parte visual de um projeto, os elementos utilizados são principalmente os botões, ícones, tipografias, posicionamentos e cores.

Quer um exemplo prático? Na próxima vez que você pegar o seu smartphone para tirar uma selfie, tente se lembrar de como isso foi fácil. Provavelmente, no primeiro uso do aparelho, você se deparou com um ícone de câmera e já soube que esse era o botão em que deveria clicar para tirar fotografias e gravar vídeos.

O fato de isso ser tão intuitivo tem a ver com o projeto de UI feito por um profissional de design de interface. Diversos elementos facilitam o uso de um produto, como a cor, o tamanho, a posição, entre outros — e o UI Design é uma área que trabalha especialmente esse aspecto.

Como está o mercado para a área de UI Design?

Como visto, o UX Design é uma área que está em alta, o que faz com que o UI Design seja cada vez mais necessário para os negócios que querem investir em marketing e em comunicação. Isso acontece por conta dos benefícios que ele oferece, como satisfação do cliente e proximidade entre o usuário e a marca.

Desse modo, quem investe nessa área consegue desfrutar de diversas oportunidades no mercado de trabalho, sendo possível ter o desenvolvimento profissional dos sonhos!

Sendo assim, para se tornar um profissional de sucesso na área de UI Design, vale a pena buscar uma especialização de qualidade para alavancar a carreira. Você pode começar contando com a ajuda da Cruzeiro do Sul!

Gostou da ideia de continuar os estudos? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0