Confira 6 dicas para realizar uma boa transição de carreira!

transição de carreira

Seja por insatisfação com o emprego atual, seja por querer seguir novos rumos na vida profissional, o processo de transição de carreira é algo pelo qual muitas pessoas escolhem passar.

Há quem fique apenas no desejo, pois vê todo esse processo de transição como difícil e inseguro. No entanto, quando um profissional aposta em planejamento e organização, consegue alcançar esse objetivo com sucesso.

É esse o nosso objetivo neste post: mostrar 6 dicas que vão ajudar você a fazer um planejamento eficiente de transição de carreira. Acompanhe e saiba mais!

1. Identifique as insatisfações atuais

O primeiro passo para organizar a sua transição de carreira é a análise da sua vida profissional atual. Se você sente insatisfação com essa área há certo tempo, é importante identificar quais são os motivos para isso. É a partir disso que você vai ser capaz de mensurar o tamanho da mudança que vai precisar em sua vida profissional, a fim de alcançar a sua realização.

Desse modo, reflita se são as atividades, a rotina, o ambiente ou a jornada de trabalho que proporcionaram esse sentimento de insatisfação. Com isso, tente imaginar se o que você precisa é mudar de emprego, encontrar uma nova profissão ou fazer a gestão de carreira em outros segmentos do mercado.

Outro motivo pelo qual um profissional se sente insatisfeito com o trabalho é a falta de oportunidades de desenvolvimento de carreira na área de atuação; veja também se esse não é o seu caso. A partir dessas reflexões, será possível dar novos passos rumo à transição de carreira.

2. Estude a fundo as possibilidades

Entendendo os motivos que fazem com que você queira buscar uma nova carreira, é possível começar a analisar as possibilidades que conduzem ao objetivo que deseja alcançar.

Por exemplo, se o que aflige você é a rotina fixa, com os horários da empresa, pode ser que a carreira como profissional liberal ofereça a flexibilidade que gostaria de encontrar no dia a dia.

Já se você tem o desejo de ter mais reconhecimento e crescimento profissional, talvez seja uma boa ideia apostar nos setores que estão em grande desenvolvimento no mercado. Nesse caso, apostar em uma pós-graduação ou em uma segunda graduação é uma possibilidade.

3. Faça um planejamento financeiro

No processo de transição de carreira, você tem grandes chances de enfrentar instabilidades financeiras, até que se estabeleça no novo destino profissional. Dessa maneira, a melhor atitude a se tomar no momento é fazer um planejamento financeiro que assegure o seu bem-estar e o de sua família durante esse período.

Afinal, você não vai querer que os boletos se acumulem e que dívidas sejam feitas enquanto você muda de carreira, não é mesmo? Portanto, para se organizar financeiramente, é preciso analisar todo o novo contexto.

Depois de entender quais são as suas possibilidades, veja quanto tempo você deve levar até voltar a se estabilizar na carreira. Além disso, verifique a necessidade de investimentos para fazer a transição, como em cursos ou em equipamentos para iniciar outra profissão.

Todos esses custos devem ser levados em consideração na hora de fazer o planejamento financeiro, assim como os seus gastos mensais. A partir disso, projete a quantidade de meses que você ficaria sem uma renda segura e faça uma reserva financeira que cubra esse período instável.

Em seguida, descubra quanto tempo você vai levar até conseguir poupar esse montante. Durante esse período, é importante se manter na profissão atual, a fim de se preparar para mudar o rumo da vida profissional.

4. Invista em educação

Independentemente se você pretende seguir em uma nova especialidade, mudar de profissão ou trocar de carreira, o investimento na educação e na capacitação profissional vai ser necessário.

Isso vale para quem já tem o Ensino Superior completo e precisa fazer uma nova especialização, para quem ainda não começou uma pós-graduação e até mesmo para as pessoas que não deram início à graduação. Para seguir na área desejada, é preciso analisar a possibilidade de investir na educação e descobrir quais cursos são adequados para ter mais sucesso nessa empreitada.

Além disso, não são apenas os cursos de Ensino Superior que ajudam a agregar conhecimentos sobre um assunto. Participar de palestras, congressos, workshops e demais eventos relacionados ao seu nicho de atuação também contribui para ter mais experiência e insights importantes para a transição.

5. Faça networking

Você já ouviu falar de networking? Esse é o termo usado para se referir à criação de uma rede de contatos profissionais que pode ajudar em muitos assuntos relacionados ao desenvolvimento de carreira.

Ao conhecer pessoas envolvidas no ramo em que você quer entrar, é muito mais fácil fazer a transição de carreira, pois é possível contar com uma rede de apoio nessa fase. O networking pode ser feito dentro do ambiente de trabalho, no curso superior, em eventos na área de atuação, LinkedIn, dentre vários outros espaços.

6. Escolha uma boa instituição de ensino para dar início à transição

Por fim, outro fator importante é a escolha da instituição de ensino que vai apoiar a sua transição de carreira. Não entendeu bem a relação? Então, vamos explicar melhor. Como visto, é necessário investir muito na sua educação e na qualificação profissional para fazer mudanças de tamanho impacto em sua vida.

Para isso, nada melhor que buscar um ensino de qualidade para aproveitar todo o período de estudo para crescer profissionalmente. Uma boa instituição de ensino vai ajudar a alcançar esse objetivo e oferecer suporte para o seu conhecimento.

Desse modo, na hora de escolher um local para investir nos seus estudos, é preciso também avaliar a qualidade do ensino, o reconhecimento pelo MEC, a grade curricular dos cursos e o suporte oferecido ao aluno.

Com essas dicas, você vai ter a oportunidade de fazer uma transição de carreira com muito mais tranquilidade. O importante é avaliar as suas possibilidades e investir em áreas importantes para o seu futuro. Além disso, conte sempre com a ajuda de uma instituição de ensino de qualidade para buscar os seus sonhos.

Quer saber como a Cruzeiro do Sul Educacional pode auxiliar na sua transição de carreira? Então, visite o nosso site e conheça as opções disponíveis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0