Transferência de bolsa Prouni: saiba como fazer!

transferência de bolsa prouni
Powered by Rock Convert

O Programa Universidade para Todos (Prouni) traz várias oportunidades para ter acesso a um curso de Ensino Superior de qualidade. No entanto, algumas escolhas feitas anteriormente não parecem mais fazer sentido aos alunos. Nesses casos, surge a seguinte dúvida: é possível fazer a transferência de bolsa do ProUni?

Já podemos adiantar, desde já, que é possível realizar a mudança tanto do curso quanto da instituição de ensino, contudo, existem alguns critérios que você precisa observar antes de realizar a transferência. Além disso, é importante ficar sempre de olho em como você solicita essa substituição para garantir que o processo seja realizado corretamente.

Quer ajuda para fazer a transferência de bolsa do Prouni? Então, acompanhe este post e fique por dentro das nossas dicas!

É possível transferir de curso sendo bolsista do Prouni?

Como visto, a transferência da bolsa do Prouni é possível. Essa é uma boa oportunidade para quem não se identificou tanto com o curso em que se matriculou, gostaria de mudar de campus ou turno, ou pretende realizar a graduação em outra instituição de ensino.

É importante ressaltar também que não há problema algum em mudar de curso. Isso é totalmente comum na experiência universitária, independentemente da motivação. Desse modo, não se sinta mal por decidir realizar essa mudança, pois é fundamental gostar do que está estudando para, assim, colher bons resultados na vida pessoal e profissional.

No entanto, existem algumas restrições com relação à transferência de curso para os bolsistas do Prouni. Veja o que não pode ser feito:

  • realizar a transferência para um curso de instituição de ensino pública — isso é possível, porém, é preciso fazer o encerramento da bolsa do Prouni;
  • solicitar a transferência de bolsa de estudo parcial para integral ou vice-versa;
  • utilizar a bolsa do Prouni em uma instituição de ensino que não está vinculada ao programa;
  • ter nota do Enem menor que a nota de corte do curso de transferência— isso não é possível, pois a instituição de ensino não pode realizar o processo de seleção adequadamente;
  • transferir-se para um curso no qual a duração é igual ou inferior à cursada com a bolsa — por exemplo, se você fez 6 semestres como bolsista no curso atual e a graduação de transferência é um tecnólogo de 2 anos e meio;
  • mudar para um curso que não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que não atendeu aos critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) nos últimos 2 anos.

Desse modo, desde que a escolha do novo curso ou da nova instituição de ensino esteja de acordo com os critérios do Prouni, a sua nota seja maior que a nota de corte e haja vagas disponíveis, é possível solicitar a transferência sendo bolsista. Por isso, é importante se certificar de estar atendendo a todos esses requisitos antes de fazer o pedido.

Como fazer a transferência de bolsa do Prouni?

Sabemos como conseguir bolsa de estudo não é uma tarefa fácil. Agora que você viu que é possível fazer a transferência de curso, sem perder os benefícios, consegue sentir mais tranquilidade? No entanto, como visto, é importante também acertar em todas as etapas de solicitação da mudança. 

Além disso, é fundamental ressaltar que não existe nenhuma taxa de transferência. O processo é gratuito e, caso alguma instituição faça a cobrança de qualquer valor por conta da mudança de curso, é importante reportar.

Sabendo disso, confira o passo a passo para fazer a transferência de bolsa do Prouni!

Powered by Rock Convert

Escolha uma instituição vinculada ao Prouni

A primeira etapa é a escolha da instituição de ensino. Como você viu, é imprescindível que ela esteja vinculada ao Programa Universidade para Todos, a fim de que a bolsa ainda possa ser utilizada.

Além do mais, é preciso consultar a lista de cursos disponíveis na instituição para a qual você pretende se transferir. Caso queira mudar apenas de turno ou campus, mas continuar na mesma faculdade, também é importante observar se há disponibilidade. Faça todo esse processo com calma e no tempo que precisar. Isso vai ajudar a evitar fazer escolhas sob pressão.

Verifique a disponibilidade de vagas

Agora vamos ao próximo passo: é hora de verificar se ainda há vagas para a bolsa do Prouni no curso que você tem interesse em se transferir. Afinal, todo esse processo não pode ser realizado se não houver espaço para mais alunos.

Caso não encontre essa informação, tente entrar em contato com a instituição de ensino do novo curso para tirar essa dúvida, lembrando sempre de mencionar a modalidade de bolsa para a qual você está procurando vaga, ou seja, se é parcial ou integral.

Solicite a documentação na instituição de ensino atual

Ambas as instituições de ensino precisam ser vinculadas ao Prouni e devem participar ativamente de todo esse processo. Desse modo, é preciso também pegar toda a documentação necessária com o curso em que você está no momento. Um dos mais importantes é o Termo de Transferência do Usufruto da Bolsa.

Sendo assim, após se informar se há disponibilidade de vagas no novo curso, verifique todos os documentos necessários para a transferência. Em seguida, entre em contato com a instituição de ensino atual para solicitar a documentação. Além disso, fique de olho nos prazos para não perder nenhuma data nem deixar uma pendência.

Entregue a documentação na nova instituição

Com os documentos em mãos, confira se todos os dados estão corretos e de acordo com o que foi solicitado a você. Tudo certo com a documentação? Então, agora é só entregá-la para a nova instituição de ensino.

Durante toda essa etapa, a transparência é fundamental. Explique muito bem que você está solicitando a transferência de curso pelo Prouni, o tipo de bolsa que você recebe e todas as informações necessárias. Assim, certifique-se de que não haja falha na comunicação, a fim de evitar problemas.

Acompanhe o andamento da solicitação

Antes de ir embora, informe-se quanto ao prazo até que a instituição de ensino dê o retorno sobre a sua solicitação de transferência. Depois disso, é só acompanhar o andamento do processo e, se tudo for aprovado, fazer a matrícula no novo curso.

Viu só como é possível fazer a transferência de bolsa do Prouni? Durante o processo, garanta uma boa organização de todas as informações e documentos. Assim, tudo fica mais fácil para encontrar a instituição de ensino e o curso que mais combinam com você.

Que tal ter acesso a uma metodologia de ensino moderna e diversificada? Entre em contato com a Cruzeiro do Sul Educacional e veja por que vale a pena transferir o seu curso para estudar conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0