Pensando em trancar a faculdade? Veja por que NÃO fazer isso!

trancar a faculdade

Fazer um curso superior é uma jornada que dura alguns anos, um período em que podem ocorrer várias mudanças na vida de um estudante. Problemas de saúde, dificuldades para arcar com as mensalidades e falta de tempo para estudar são apenas alguns exemplos. Em meio a essas transformações, alguns alunos tomam a decisão de trancar a faculdade.

Esse procedimento significa interromper temporariamente os estudos sem perder a vaga na instituição de ensino. Ainda que não se trate de uma desistência, esse adiamento da conquista do diploma pode atrapalhar os planos de quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, trouxemos alguns motivos que mostram por que é melhor pensar duas vezes antes de trancar a faculdade. Confira!

Maior dificuldade na hora de voltar

Em geral, os alunos que optam por fazer uma pausa nos estudos têm planos de destrancar a faculdade assim que possível. O problema é que nem sempre é tão fácil fazer isso — não pelo processo em si, que é simples, mas pela necessidade de readaptação.

Você pode ter dificuldades em voltar à rotina de estudos depois desse tempo de afastamento, o que afeta o desempenho nas aulas e gera certo desânimo. Além disso, há a possibilidade de que a grade curricular da graduação tenha mudado, de modo que você tenha que cursar algumas disciplinas a mais.

Interrupção do processo de amadurecimento

A experiência de cursar uma graduação é enriquecedora em vários sentidos. Você entra em contato com uma grande diversidade de pessoas que se dedicam a diferentes campos de estudo, lida com várias responsabilidades, aprende a organizar o tempo e frequenta novos espaços. Trancar a faculdade interrompe esse processo de amadurecimento, que é uma preparação para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho.

Perda de oportunidades

Falando no mercado, outro motivo para não trancar o curso é que demorar mais para conseguir o diploma faz você perder várias oportunidades. Quanto mais tempo você levar para se formar, mais terá que esperar para se candidatar às vagas voltadas para sua área. Você pode, ainda, perder ofertas de estágios por não estar frequentando a faculdade.

A graduação é um diferencial competitivo

A competição por boas oportunidades de emprego — e até mesmo pelas nem tão boas assim — está cada vez mais acirrada. Diante disso, não dá para simplesmente abrir mão de ter um diploma. Concluir a graduação é um diferencial imprescindível para que você possa se destacar entre os concorrentes e crescer profissionalmente.

Você pode optar por trocar de curso

Um dos motivos que levam estudantes a trancarem a faculdade é a falta de identificação com o curso que estão fazendo. Se esse é o seu caso, saiba que existe a possibilidade de apenas trocar de graduação. Desse jeito, você não vai se afastar dos estudos, nem perder tempo.

Assim, é importante pensar muito bem, levando em conta todos os prós e contras, antes de decidir trancar a faculdade. Se essa pausa for o que você realmente precisa, lembre-se de se organizar para voltar aos estudos tão cedo quanto possível e continuar se preparando para ter uma profissão.

Quer mais motivos para não trancar a faculdade? Acesse o site da Cruzeiro do Sul Educacional e veja como a educação transforma vidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0