O trabalho home office é uma boa alternativa para quem faz faculdade?

trabalho home office

Diversos acontecimentos têm aumentado a relevância das atividades remotas. Com a transformação digital e os desafios trazidos pela pandemia, as pessoas que já buscavam alternativas laborais encontraram um cenário compatível com a necessidade ou vontade de atuar em casa. Reflexo disso é o crescimento do trabalho home office.

A modalidade ganha destaque por conta da flexibilidade, visto que seus adeptos conseguem adequar os horários às próprias necessidades e objetivos pessoais. Os ganhos são enormes, por exemplo, para quem precisa manter o emprego enquanto cumpre uma rotina de estudos na faculdade presencial.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de trabalhar em casa e mostrar os melhores caminhos para você conciliar profissão e atividades de aprendizado.

Por que o trabalho home office é uma boa opção?

Realizar as tarefas profissionais no local de moradia traz muita comodidade. Afinal, você não precisa se preocupar com trânsito, alimentação fora de casa e, em alguns casos, até com regras de vestimenta. O trabalho remoto atende a vários perfis porque se adapta a diferentes rotinas e estilos de vida.

Muitas pessoas se identificam com o home office e priorizam empregos que aceitam a prestação de serviços a distância. Geralmente, quem permanece em casa consegue reduzir custos, economizar tempo, escolher o ambiente ideal e exercer as atividades no momento em que há mais disposição.

Essa liberdade pode gerar conforto e elevar a satisfação do profissional, que passa a realizar suas tarefas com mais ânimo. Como resultado, há um aumento da qualidade de vida, do desempenho e da produtividade diária, o que é essencial para que o trabalho renda e traga os ganhos desejados.

Quais são as vantagens para os estudantes?

Fica fácil entender porque o trabalho home office favorece os estudantes de faculdades presenciais. Eles podem frequentar as aulas nos espaços da instituição de ensino em qualquer período, sem medo de perder a principal fonte de renda. Basta que exerçam o cargo profissional em outros momentos.

Com a possibilidade de atuar à noite, pela manhã ou à tarde, você consegue eliminar o conflito de horários e se dedicar a diferentes compromissos. A programação da faculdade será a base para o planejamento da rotina de trabalho. Assim, se o tempo para estudar for integral, seu emprego será cumprido no período noturno.

Vale destacar que, no exemplo anterior, a agenda tende a ficar bem atribulada. Como todos ou boa parte dos períodos serão ocupados com tarefas profissionais e de estudo, sobrará pouco para o lazer. Nesses casos, a alternativa pode estar na combinação de trabalho e ensino a distância.

Como conseguir um emprego home office?

A internet se tornou indispensável nas mais diversas profissões. Principalmente para quem presta serviços ou vende produtos de forma remota, ela se torna ponte de contato entre o profissional e os grupos com os quais ele interage — clientes, parceiros, empregadores e equipes de funcionários.

Dada a importância do ambiente online, nada melhor que usar esse espaço para buscar oportunidades de emprego. Existem vários canais que conectam pessoas interessadas em contratar e em ocupar cargos. Muitos deles, inclusive, organizam as vagas em categorias para facilitar a filtragem.

Assim, a dica é que você priorize anúncios relacionados a trabalho home office e, sempre que possível, verifique se as empresas permitem atuar dessa forma. Portais como Workana e UpWork estão entre os principais sites de emprego e concentram propostas para diversas áreas.

Outra opção é se cadastrar em redes profissionais, como o LinkedIn, a fim de acompanhar os processos seletivos. Só não se esqueça de elaborar um currículo atrativo e um portfólio que mostre seus diferenciais. Esses recursos são básicos para destacar suas habilidades e atrair a atenção dos recrutadores.

De que forma os cursos EAD podem ajudar?

Se exercer uma profissão fora dos ambientes convencionais já é bastante atrativo, imagina poder aprender sem frequentar as salas de aula físicas? Hoje, muitas instituições oferecem cursos de Educação a Distância (EAD) para facilitar a rotina dos alunos e garantir que permaneçam na graduação até o fim.

Ao optar pela faculdade EAD, você poderá estudar em casa e interagir com os colegas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As instituições mantêm todos os recursos necessários nessa plataforma exclusiva, onde os estudantes encontram biblioteca, materiais de referência e grupos de discussão.

Aliar o trabalho home office a um curso a distância pode facilitar a sua vida. Ao optar por atividades remotas, você terá diferentes possibilidades para organizar os momentos em que pode se dedicar a cada compromisso. É uma forma eficaz de cumprir todas as tarefas, sejam do campo profissional ou relacionadas ao ensino.

Os benefícios são os mesmos nas duas situações: aumento do conforto, economia, ganho de tempo, domínio de ferramentas tecnológicas e a sonhada flexibilidade para definir horários. O ritmo de trabalho e de estudo pode ser adaptado melhor ao seu estilo de vida, de modo que nada fique para trás.

Como otimizar a rotina no home office?

O trabalho remoto exige tanta disciplina quanto aquele realizado nos comércios ou espaços corporativos. Tenha em mente que você será responsável por planejar e seguir o próprio cronograma de tarefas, todos os dias. Isso pode ser desafiador se não houver organização suficiente.

O mesmo vale para a rotina na faculdade. Para dar conta dos conteúdos e realizar as avaliações dentro do prazo, é crucial que mantenha a periodicidade na consulta das aulas e dos materiais. Mesmo que tenha um professor atento em cobrar resultados, você precisa fazer a sua parte.

O preparo do ambiente é o primeiro passo para otimizar a rotina no home office. Ele precisa estar limpo e arrumado, além de contar com os instrumentos básicos para a execução das atividades.

Também é importante estabelecer um plano que inclua os horários para colocar a mão na massa e os intervalos para descanso. Lembre-se de que as pausas são essenciais entre as tarefas, já que refrescam a mente, ajudam a alongar o corpo e deixam a jornada mais agradável.

Ficou claro que o trabalho home office tem uma versatilidade positiva para diversos profissionais. Quando bem estruturado, pode se encaixar no dia a dia da pessoa que queira mais tempo livre para curtir a família, se divertir com os amigos, cuidar da saúde ou investir em sua educação.

Ainda não acompanha o trabalho da Cruzeiro do Sul Educacional pelas redes sociais? Siga agora o nosso perfil no LinkedIn e aproveite para explorar os conteúdos do nosso canal no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0