Trabalho e família: 5 passos simples para encontrar o equilíbrio

trabalho e familia

Você tem achado complicado se dedicar ao emprego e à vida pessoal com o mesmo nível de qualidade? Saiba que essa sensação é comum nos dias atuais e faz com que muitas pessoas se sintam obrigadas a escolher entre trabalho e família.

Entretanto, ninguém precisa chegar a esse ponto. Com algumas mudanças nos hábitos e no modo de exercer as atividades, é possível obter melhorias e encontrar o equilíbrio perfeito.

Que tal ver exemplos de práticas para atingir esse objetivo? Fique conosco e saiba o que fazer para conciliar as rotinas distintas!

1. Desconecte-se do trabalho

A tecnologia tem melhorado nossas vidas em diversos aspectos. Inclusive, independentemente da sua área de atuação, é bem provável que você faça uso da internet com frequência.

O problema é que essa conexão constante dificulta o desligamento total das obrigações. Quando menos percebemos, estamos respondendo e-mails, conferindo propostas de trabalho ou fechando novos negócios durante os horários de folga.

Como resultado, o tempo ao lado dos familiares passa a ser artificial e de pouca interação. Se você não quer sofrer com isso, comece a deixar o trabalho de lado assim que pisar em casa. Para isso, evite acessar contas e outras redes profissionais em seu celular.

2. Pare de buscar a perfeição

A autocobrança pode ser positiva naqueles períodos que demandam um gás extra para finalizar tarefas. No entanto, é preciso mantê-la sob controle para que não prejudique o seu desempenho a longo prazo.

Esqueça a ideia de que é possível alcançar a perfeição em tudo o que você faz. Isso só gera estresse e frustração – dois sentimentos que prejudicam a saúde física e mental.

Exigir muito de si também interfere nas relações mantidas com as pessoas a seu redor. Afinal, ao focar em usar todo o seu potencial a cada dia, dificilmente terá tempo para interagir com os familiares e com os colegas de profissão.

3. Priorize tarefas no seu dia a dia

Outra prática fundamental para valorizar trabalho e família com a mesma intensidade é categorizar as atividades conforme o nível de importância.

Esse exercício deve ser feito diariamente, já que o tipo e a quantidade de afazeres tendem a variar de um período para outro. Se o seu objetivo é voltar a estudar, por exemplo, procure reservar um horário na agenda para focar apenas na obtenção de aprendizados.

Executando as tarefas urgentes primeiro, você evitará preocupações e a temida correria. Consequentemente, terá tempo de sobra para investir em projetos importantes e para curtir a companhia das pessoas que ama.

4. Seja organizado em todos os ambientes

Ainda que cada pessoa tenha seu ritmo na hora de trabalhar ou desfrutar do lazer em família, nunca é tarde para experimentar novas formas de fazer as atividades.

Algumas ferramentas, como planilhas e aplicativos, podem ser bastante úteis para organizar a rotina em casa e no escritório/empresa. Existem desde versões focadas em gestão do tempo até opções que registram as tarefas em forma de cronogramas.

A organização dos espaços físicos também é importante para manter a motivação lá em cima, seja para executar um serviço, seja para celebrar bons momentos no conforto do lar.

5. Aproveite ao máximo os fins de semana

O expediente pode ser bastante puxado, mas não deixe que isso vire motivo para estender o período de trabalho aos sábados e domingos. Seu corpo demanda descanso adequado, assim como você precisa de horários para cuidar de si e das pessoas que gosta.

Então, quando chegar a sexta-feira, evite marcar compromissos que não tenham a ver com lazer ou descanso. Em vez disso, proponha atividades diferentes para fazer com o grupo familiar. Peça que todos opinem sobre lugares ou programas e faça valer cada segundo do fim de semana.

Perceba que todos os passos são simples e fáceis de colocar em prática. Então, comece a incluí-los em seu dia a dia para que assuntos relacionados a trabalho e família sejam tratados com a devida atenção.

E já que falamos de vida equilibrada, aproveite a visita ao blog para aprender mais sobre educação financeira e entender por que ela é tão importante!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0