Descubra o segredo para um trabalho acadêmico nota 10!

trabalho acadêmico

Entre os vários desafios da vida universitária, um que se destaca é a elaboração de cada trabalho acadêmico solicitado pelos professores. São diferentes tipos de produções científicas que precisam ser desenvolvidas de acordo com regras específicas para cada formato. Não basta apresentar conteúdos relevantes, eles precisam seguir certos padrões e atender diversas exigências para serem bem avaliados.

Ter um bom desempenho nessas atividades é fundamental para alcançar boas notas e avançar na jornada estudantil, aprofundando os aprendizados e se preparando para os desafios da profissão. Por isso, é importante descobrir, o mais rápido possível, quais são os segredos para fazer um trabalho acadêmico digno de nota 10.

Para ajudar você nesse processo, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a desenvolver seus trabalhos do curso superior com mais facilidade para tirar ótimas notas. Acompanhe!

Conheça os tipos de trabalho acadêmico

Um dos primeiros passos para fazer um bom trabalho acadêmico é entender exatamente que tipo de produção foi solicitado pelo professor. Afinal, cada um deles precisa obedecer a determinadas regras.

Estes são os principais tipos de trabalho acadêmico produzidos no ensino superior:

  • resumo — é uma síntese dos conceitos e ideias apresentados em uma obra, que pode ser um artigo, um capítulo de livro, um livro, entre outros;
  • resenha — consiste em uma análise crítica de um determinado material, como livros, filmes e artigos, entre outras possibilidades;
  • fichamento — trata-se de um trabalho em que se destaca os principais tópicos de um texto;
  • relatório — é um relato técnico de uma atividade acadêmica. Esse é o tipo de trabalho solicitado ao fim de estágios supervisionados, por exemplo;
  • artigo científico — trata-se de um texto que analisa e discute os métodos e resultados de uma pesquisa científica;
  • monografia — consiste em um estudo aprofundado sobre um determinado tema. É um dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) mais solicitados ao fim da graduação.

Uma vez que existem tantos tipos de trabalho acadêmico, você vai precisar saber quais são as regras de cada um deles. Isso inclui aspectos como estrutura, formatação e quantidade de páginas, por exemplo. Por isso, não comece seu trabalho sem se informar direito sobre como ele deve ser elaborado.

Faça um planejamento

Desenvolver um trabalho acadêmico exige organização e disciplina. Para não se atrapalhar no processo e conseguir entregar um trabalho de qualidade no prazo certo, é importante planejar as etapas logo no início e seguir esse roteiro até o final.

Desse jeito, você corre menos risco de se esquecer de providenciar algum material ou de fazer alguma pesquisa. Também vai reservar o tempo adequado para escrever o trabalho e prepará-lo para entrega e/ou apresentação.

Pesquise fontes confiáveis

Os trabalhos acadêmicos devem, obrigatoriamente, ser desenvolvidos com base em fontes sérias, como os livros acadêmicos e as revistas científicas. Outro ponto muito importante é que as fontes selecionadas sejam atualizadas, ainda mais se o tema abordado é de uma área que passa por mudanças com frequência.

Assim, nada de apenas fazer uma busca na internet e coletar informações de qualquer site que você encontrar. A internet é, sim, uma grande aliada nas pesquisas, até porque muitos artigos científicos e conteúdos especializados podem ser acessados dessa forma. Porém, você precisa saber usar esse recurso da maneira correta.

Organize as informações

A depender do tipo de trabalho acadêmico, será preciso organizar as informações encontradas em várias fontes bibliográficas. Até mesmo se o trabalho for apenas uma resenha, é interessante listar os tópicos que você vai abordar no texto antes de começar a parte da escrita.

No caso de uma produção mais longa, como um artigo científico, uma boa ideia é fazer fichamentos e resumos dos textos que você usou como referência. Embora esses sejam dois outros tipos de trabalhos acadêmicos, trata-se de formatos que são muito usados como técnica de estudo para organizar as ideias e facilitar o desenvolvimento de outros materiais.

Siga as regras da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece uma série de regras para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Essas regras definem como o texto deve ser estruturado, quais elementos deve conter — capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências, anexos etc. —, como deve ser formatado, como as citações dever ser feitas, entre vários outros aspectos.

Para você ter uma ideia, as normas determinam desde o tamanho da fonte que dever ser utilizada no título do trabalho até as margens que devem ser colocadas na página para impressão. As regras da ABNT são muito específicas, mas as orientações são bem claras, e você só precisa seguir cada uma delas.

Faça a revisão

Quando o trabalho estiver pronto, vale muito a pena tirar um momento para revisá-lo com muita atenção. Nessa etapa, confira não só as próprias informações, mas também se há erros de digitação, se a formatação está correta e se todos os elementos do trabalho foram incluídos.

Caso seja um trabalho que inclui sumário, verifique se a numeração das páginas está certa. Se há tabelas e imagens, verifique as descrições. Em relação à linguagem, certifique-se de que adotou a norma culta e evitou erros gramaticais.

Após todas essas dicas, vale a pena reforçar a importância de organizar o tempo para elaborar o trabalho acadêmico. Como você deve ter percebido, um bom trabalho não é feito do dia para a noite. É preciso pesquisar bastante, estudar as informações, desenvolver o texto, formatá-lo, entre várias outras etapas.

Assim, é muito importante organizar um cronograma para se dedicar a essa atividade e fugir da procrastinação. Se deixar para a última hora, você vai comprometer sua nota e seu aprendizado, já que vai fazer tudo às pressas, sem prestar a atenção devida a cada processo envolvido.

Por fim, lembre-se de que, no curso superior, você raramente vai ter só um trabalho acadêmico para fazer de cada vez. Para se sair bem em todos os trabalhos de todas as disciplinas, só mesmo com muita dedicação. Então, siga as dicas que trouxemos aqui, organize sua rotina de estudos e continue aprendendo para tirar muitas notas 10.

Gostou das nossas dicas para ajudar nos seus trabalhos acadêmicos? Acompanhe a nossa página no LinkedIn e nosso canal no YouTube para mais conteúdos úteis para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0