Saiba quais os 3 tipos de trabalho remoto que existem

tipos de trabalho remoto

Muito comentado nos últimos tempos, os vários tipos de trabalho remoto não são uma novidade. Desde os anos 90 algumas empresas e instituições já contavam com esta modalidade de trabalho, mas, apenas em 2017 com a alteração das leis trabalhistas e aprovação da Lei 13.467, que a modalidade foi regularizada.

As diversas vantagens do trabalho remoto atraem cada vez mais profissionais que buscam não apenas por boas remunerações, mas também por mais liberdade e flexibilidade. Quer entender melhor sobre o assunto e conhecer os diferentes tipos de trabalho remoto? Acompanhe o artigo!  

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto é a possibilidade do colaborador realizar suas tarefas em qualquer local, não sendo necessário compartilhar do mesmo espaço físico com o restante da equipe, essa modalidade permite que uma mesma equipe seja composta por pessoas de diversas cidades e até mesmo de diferentes países.

Trabalho remoto não é a mesma coisa que Home Office, o segundo é exercido diretamente da casa do colaborador e geralmente por um curto período, enquanto o primeiro pode ser realizado de qualquer lugar desde que possua acesso à internet e as ferramentas necessárias para desempenhar a função.

Como funciona?

Para que os diferentes tipos de trabalho remoto funcionem é preciso uma combinação de fatores como cultura, processos e tecnologia, esta junção permite que as equipes virtuais trabalhem com êxito, independente de onde cada um esteja.

Cultura saudável

As equipes virtuais precisam manter uma cultura de confiança e de trabalho em equipe, focando na capacidade e habilidades específicas de cada colaborador.

Processos estabelecidos

A equipe precisa estar em sintonia como se estivessem trabalhando no mesmo local e para isso os processos e suas etapas de execução precisam estar claros para todos.

Tecnologia

A conectividade precisa ser forte e confiável, pois as equipes dependem muito de Internet rápida e de tecnologias que suportem o uso intensivo de aplicativos e programas. As ferramentas de comunicação e compartilhamento de arquivos precisam ser seguras e de qualidade.

Qual a realidade do trabalho remoto hoje no Brasil?

A pandemia da COVID-19 fez com que o trabalho remoto fosse novamente notado, pois forçou muitas empresas e organizações a pensarem e organizarem rapidamente outro ambiente de trabalho que não o tradicional modelo presencial.

Além de ter proporcionado segurança aos colaboradores durante o período em que a pandemia estava no auge, o trabalho remoto oferece outros benefícios tanto para o trabalhador quanto para os empregadores, sendo um modo de trabalho que ganha a cada dia mais espaço no Brasil. Entre as diversas vantagens do trabalho remoto podemos citar:

Deslocamentos reduzidos ou eliminados

Para quem tem a opção de trabalhar remotamente é possível perder menos tempo com deslocamentos e com os custos de transporte, pois mesmo quem escolhe trabalhar em um café ou escritório compartilhado, pode optar por um que seja mais próxima a sua residência. Sem contar no alívio de não ficar preso no trânsito ou enfrentar transportes coletivos lotados.

Continuidade de negócios aprimorada

As equipes virtuais são mais adaptáveis, no geral, sendo isso uma vantagem para o planejamento e a continuidade de projetos mesmo frente a cenários inesperados.

Vantagens de recrutamento e contratação

Tanto para o trabalhador quanto para o empregador, os diferentes tipos de trabalho remoto possibilitam a contratação de colaboradores com habilidades específicas de diferentes locais sem precisar se preocupar com custos de realocação ou transporte.

Flexibilidade

O trabalho remoto possibilita maior flexibilidade dos horários. O colaborador pode organizar sua agenda aproveitando o horário comercial para realizar outras atividades e realizar o trabalho em outros períodos.

Quais são os tipos de trabalho remoto?

Entre os diferentes tipos de trabalho remoto existentes, os três principais são autônomo, freelancer e CLT. Vamos conhecer um pouco mais cada um deles:

1. Autônomo

É o profissional que trabalha por conta própria, podendo atuar vinculado a uma empresa, prestando seus serviços ou em seus próprios escritórios, atendendo diversos clientes. Podemos incluir nesta categoria os MEIs e os microempreendedores. Alguns exemplos de profissionais autônomos:

  • Contadores;
  • Advogados;
  • Engenheiros;
  • Arquitetos;
  • Designer gráfico.

2. Freelancer

É uma modalidade de relação trabalhista muito consolidada no mercado. Nesta modalidade, em geral, o profissional conta com mais liberdade, pois não cumpre com carga horária, trabalhando por demandas de tarefas e projetos específicos. O Freelancer pode conciliar suas atividades com outros tipos de serviço, se dedicando às tarefas em seu tempo livre. Como:

  • Redator/tradutor de língua inglesa;
  • Ilustrador (pintura e desenho);
  • Marketing de busca;
  • Trabalhos artesanais;
  • Edição de áudio e vídeo;
  • Autor ou escritor;
  • Professor particular;
  • Revisor ou editor de texto;
  • Programação de banco de dados.

3. CLT

Sigla para Consolidação das Leis de Trabalho, conhecida como trabalho com carteira assinada, nesta modalidade o trabalhador tem vínculo empregatício mesmo trabalhando remotamente e está sujeito a determinações, como o cumprimento de horários e de bater ponto.

A vantagem desta modalidade é a garantia dos direitos estabelecidos por lei. Algumas empresas com espaço físico e trabalhos presenciais oferecem cargos para trabalho remoto, com a possibilidade da modalidade híbrida, onde o trabalhador cumpre parte da carga horária presencialmente e parte remotamente. Assim como:

  • Programadores;
  • Gerente de equipe;
  • Professor de cursos a distância;
  • Contadores;
  • Gestor de banco de dados;
  • Criadores de conteúdo digital.

Como escolher o melhor?

Antes de tomar a decisão de trabalhar remotamente é preciso entender se você está apto a exercer esta modalidade de serviço. Para quem deseja ou está pensando nos tipos de trabalho remoto precisa contar com algumas habilidades específicas como:

  • conseguir planejar e gerir seu próprio horário de trabalho;
  • produzir em ambientes diferentes, seja na em sua cozinha, em algum café ou um escritório partilhado;
  • trabalhar sozinho sem sentir falta do contato constante com colegas;
  • separar sua vida pessoal da profissional;
  • ter afinidade com tecnologia.

Como aumentar as chances de conseguir trabalho remoto?

A capacitação, seja com cursos de nível superior ou tecnólogos, é o fator principal para quem procura por trabalho remoto. Também é preciso ficar atento às oportunidades que surgem e cadastrar seu currículo em bancos de talentos para que seu perfil possa ser encontrado.

As soft skills como autogestão, autonomia, comprometimento e senso de responsabilidade são muito buscadas pelos recrutadores, mas é claro, elas podem variar segundo a atividade que será exercida nos diferentes tipos de trabalho remoto.

Agora que você conhece um pouco mais sobre trabalho remoto, nos siga no LinkedIn e no YouTube para ficar por dentro de mais conteúdos como este.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0