Quais os principais tipos de bolsa de estudo e como conseguir cada um

tipos de bolsa de estudo

Sabia que existem diferentes tipos de bolsa de estudo? Ter acesso a mais de uma alternativa para receber um desconto na mensalidade ou para ganhar uma ajuda financeira para os estudos faz toda a diferença.

Afinal, caso um recurso não dê certo, é possível tentar outra opção, até encontrar o que você precisa para ajudar nos custos com o ensino superior. Por esse motivo, além de saber o que é bolsa de estudo, é fundamental conhecer também as diferentes opções disponíveis.

A boa notícia é que este post é inteiramente dedicado ao tema. A seguir, conheça os principais recursos e veja como conseguir uma bolsa de estudo para a graduação! 

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais conhecidos. Nesse caso, é possível usar a nota do Enem para conseguir descontos parciais (50%) ou integrais (100%) na mensalidade.

Vale destacar que, ao entrar em uma instituição de ensino privada, com o uso do ProUni, é necessário obter 75% de aprovação nas disciplinas de cada semestre para continuar com os descontos subsidiados pelo governo.

Além disso, é possível fazer a transferência de bolsa de um curso para outro ou de uma faculdade para outra, desde que também aceitem o ProUni. Esse processo depende também da disponibilidade de vagas.

Esportivas ou artísticas

Pessoas que se destacam em alguma modalidade esportiva ou artística também podem ter acesso a bolsas ou financiamentos para os estudos no ensino superior. Nesse caso, os recursos podem ser promovidos por patrocinadores ou pela própria instituição, a depender da faculdade escolhida.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica (IC) é uma porta de entrada para a carreira acadêmica. Essa experiência pode ser realizada durante a graduação, ao ter os primeiros contatos com a pesquisa, por meio da orientação de um professor especializado na área escolhida.

Como se trata de um processo que demanda dedicação e tempo, os alunos de IC também podem receber uma bolsa, cujo valor é determinado pela instituição ou órgão de incentivo à pesquisa vinculado ao projeto de participação.

Encceja

A nota obtida no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), assim como a do Enem, também pode ser utilizada para conseguir uma bolsa de estudo no Ensino Superior.

O exame é realizado por pessoas com mais de 18 anos que desejam concluir o Ensino Médio. Ao atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada eixo cobrado na prova, é possível obter o certificado de conclusão da educação básica e dar início a um curso superior.

Transferência

Transferir a matrícula para outra instituição de ensino pode garantir também o acesso a descontos na mensalidade, tanto como uma forma de atração para a nova faculdade quanto como um recurso para ajudar a lidar com os custos da graduação.

Segunda graduação

Quem já tem uma graduação, mas gostaria de começar um novo curso superior, também pode ter acesso a uma bolsa de estudo em uma faculdade privada. Além dos descontos na mensalidade, é possível solicitar o aproveitamento das disciplinas já cursadas anteriormente e obter não só economia de dinheiro, como também de tempo.

Com tantos tipos de bolsa de estudo, o que não faltam são oportunidades para ir em busca do tão sonhado diploma. Lembre-se de que, para conseguir um desses recursos, é fundamental acompanhar os editais lançados e ficar de olho nos prazos para as inscrições.

Conhece mais alguma opção de bolsa para alunos do ensino superior? Deixe um comentário logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0