Tecnólogo em Marketing vale a pena? Veja as principais vantagens

tecnólogo em marketing vale a pena

Será que fazer um tecnólogo em Marketing vale a pena? Já podemos adiantar que fazer esse curso é muito vantajoso. Afinal, é possível terminar a faculdade em dois anos, o mercado de trabalho é amplo e você pode seguir carreira em diversas áreas de atuação.

Cursos de Publicidade e Marketing ganharam força nos últimos anos, principalmente pelas novas tendências de uso da internet para a promoção de marcas e criação de conteúdos digitais. Por conta disso, muitas pessoas viram nessa área a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e conquistar uma carreira de sucesso.

Neste post, queremos apresentar mais sobre o curso tecnólogo em Marketing para que você possa avaliar se vale a pena fazê-lo. Tem interesse no assunto? Então, acompanhe e saiba mais!

Como é o curso de Marketing?

O curso de Marketing tem como objetivo preparar o aluno para desenvolver estratégias de venda de acordo com cada público-alvo de um produto ou serviço. Ou seja, ao longo da graduação, o estudante passa por conteúdos relevantes para desenvolver um olhar crítico e uma visão criativa sobre essa área.

Por meio do que é visto durante a faculdade de Marketing, é possível aprender a utilizar técnicas de comunicação que ajudam a compreender as emoções e necessidades dos clientes. Com isso, é possível criar uma apresentação mais atrativa de um serviço ou de um produto, a fim de atender às expectativas dos consumidores.

É por esse motivo que o curso de Marketing é bastante dinâmico e as aulas são interativas, com o intuito de ajudar o aluno a adentrar esse novo mundo e conhecer as melhores práticas de venda e divulgação de produtos ou serviços.

Quais disciplinas vou aprender?

Ao dar início ao curso superior em Marketing, você vai passar por uma grade curricular multidisciplinar. Um profissional da área tem domínio sobre diversos conhecimentos, desde comunicação até estatística.

Afinal, para gerenciar os projetos de Marketing, é preciso se basear em dados e saber trabalhar com eles. Além disso, para colocar as ideias em prática, a peça-chave será a comunicação.

Desse modo, ao longo do curso, é possível desenvolver habilidades profissionais fundamentais para o mercado, como:

  • empatia;
  • relações interpessoais;
  • visão analítica;
  • trabalho em equipe;
  • organização;
  • gestão de projetos;
  • inteligência emocional;
  • e, é claro, muita criatividade.

Para adquirir essas competências, nos 2 anos de curso tecnólogo em Marketing, são vistas disciplinas sobre Pesquisa de Mercado, Publicidade e Propaganda e assuntos correlatos.

Além disso, o tecnólogo em Marketing passa por matérias administrativas, como Empreendedorismo, Finanças, Princípios de Administração, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing.

Há também as disciplinas voltadas para a compreensão das necessidades e das expectativas do cliente, como Direito do Consumidor, Psicologia e Comportamento do Consumidor, entre outras.

Como é a faixa salarial para formados?

A média salarial para um profissional de Marketing, no início de carreira, é de R$ 1.814,00. Esse valor varia de acordo com a vaga de emprego, considerando a região, a experiência de carreira, a especialização e demais fatores.

No entanto, conforme o profissional se desenvolve na área, é possível ter acesso a maiores salários. Um Gerente de Marketing Sênior, por exemplo, pode receber uma remuneração acima de R$ 20 mil.

Desse modo, além da formação, é fundamental buscar se desenvolver cada vez mais na carreira e aproveitar as oportunidades promissoras que surgirem pelo caminho. Fazer uma pós-graduação também contribui para a aquisição de novas habilidades e para obter um conhecimento mais aprofundado sobre determinada área de atuação.

Afinal, vale a pena fazer tecnólogo em Marketing?

Se, até aqui, você ainda não conseguiu decidir se vale a pena fazer um curso tecnólogo em Marketing, vamos mostrar alguns dos principais motivos pelos quais os alunos buscam essa formação.

Para começar, é preciso explicar como funciona uma graduação tecnológica. O diploma de um curso tecnólogo tem o mesmo valor no mercado que qualquer outra formação de Ensino Superior, como o bacharelado e a licenciatura. 

No entanto, o tecnólogo tem o foco voltado às práticas do mercado de trabalho. Dessa forma, o ensino é mais direto, priorizando os conhecimentos necessários para se desenvolver profissionalmente e conhecer melhor a área de atuação.

É por isso que os cursos têm uma menor duração e permitem que os alunos formados entrem rapidamente no mercado de trabalho. Mas, quais são as vantagens obtidas no técnico em Marketing? A seguir, confira algumas delas!

Curso com formação mais rápida

Como visto, o tecnólogo é um curso de formação rápida, o que propicia diversas vantagens profissionais aos alunos. Esse tipo de graduação também é muito vantajoso para quem está realizando uma transição de carreira, pois oferece um retorno rápido dos investimentos e mais possibilidades de voltar a atuar no mercado, porém, agora na área de interesse.

Cursos de duração rápida também são ótimos para quem está em busca de uma segunda graduação, como uma formação complementar. Profissionais das mais variadas áreas podem se beneficiar de um tecnólogo em Marketing e se destacar.

Mercado em ascensão

Essa também é uma área em grande crescimento, sobretudo no que se refere ao Marketing Digital. As práticas da profissão são tendência no mundo dos negócios e estão ajudando diversas empresas a se diferenciar.

Por conta disso, profissionais do Marketing são cada vez mais procurados no mercado. Não é à toa que é considerada uma das profissões do futuro, essencial para a sociedade nos próximos anos.

Diversas áreas para escolher

O Marketing também dispõe de diversas áreas de atuação, o que aumenta as chances de se tornar um profissional de sucesso. Dentre as opções em alta, podemos citar:

  • Marketing Digital;
  • E-commerce;
  • Neuromarketing;
  • Marketing de Produto;
  • Inbound Marketing;
  • Customer Success — Gestão de Sucesso do Cliente;
  • Endomarketing;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Branding.

E agora, já consegue responder se fazer um tecnólogo em Marketing vale a pena? Como visto, essa é uma carreira muito promissora e que está apresentando um ótimo crescimento no mercado. Além disso, apostar em áreas em alta traz várias vantagens para se desenvolver profissionalmente e conquistar o tão esperado sucesso. Portanto, analise as suas opções e faça boas escolhas, que contribuam para o seu crescimento!

Este post inspirou você a trilhar um caminho em uma área em alta? Então, entre em contato conosco e saiba como dar o primeiro passo na carreira em Marketing!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0