Conheça a técnica pomodoro e eleve a sua produtividade

técnica pomodoro

Já ouviu falar da técnica pomodoro? Existem diversas estratégias que você pode adotar no dia a dia para ter um aumento na produtividade no trabalho ou nos estudos. Esse é um dos métodos mais utilizados para quem deseja fazer uma boa gestão de tempo e ter mais foco.

Neste post, queremos ajudar você a conhecer novas técnicas que podem fazer a diferença na sua rotina e contribuir para a diminuição da procrastinação. Quer saber mais sobre a técnica pomodoro? Então, continue lendo e entenda como usar esse método no dia a dia!

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro foi inventada pelo italiano Francesco Cirillo que, durante a sua jornada universitária, enfrentou diversas dificuldades para gerenciar o tempo e realizar as tarefas do curso.

Buscando estratégias que o ajudassem a entregar tudo dentro do prazo, Cirillo teve a ideia de colocar um cronômetro de 25 minutos para cada tarefa que desempenhava. Adivinha qual era o formato desse relógio? Um tomate. É daí que vem o nome da técnica — “pomodoro”, que significa “tomate” em italiano.

Basicamente, a técnica consiste em dividir o seu tempo de trabalho ou de estudo em blocos. É a mesma ideia de pegar um grande objetivo e dividi-lo em pequenas metas, por meio de uma metodologia ágil, e focar em uma tarefa por vez.

Assim, o seu tempo é dividido entre 25 minutos de concentração total e 5 minutos de pausa. Durante os momentos de descanso, você pode aproveitar para relaxar e se desconectar um pouco do trabalho. Já nos períodos de foco, o intuito é voltar toda a atenção para a tarefa que está sendo realizada.

Quando aplicar a técnica pomodoro?

Parece simples, não é mesmo? Você pode aplicar essa técnica em diversos momentos de seu dia, sempre que estiver diante da necessidade de realizar uma ou mais tarefas, especialmente as mais desafiadoras e que precisam de mais foco.

Para começar, faça um planejamento das atividades que você precisa realizar em um determinado período. Aqui, vale a pena apostar na metodologia SMART para potencializar a definição dos seus objetivos. Em seguida, pegue um celular, relógio ou qualquer aparelho que tenha um cronômetro e programe em 25 minutos — inclusive, existem aplicativos específicos para a técnica pomodoro.

Ao iniciar o bloco, concentre-se apenas em uma tarefa e deixe qualquer outra pendência para o período de descanso ou para as próximas sessões de trabalho. Uma dica para ajudar a focar em uma atividade por vez é manter um bloco de anotações ao lado. Desse modo, quando surgir uma ideia ou preocupação, anote-a e, depois, planeje-se para resolvê-la. Isso ajuda a evitar distrações e a manter a concentração.

Quando finalizarem os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite esse tempo para fazer um lanchinho, alongar-se, ir ao banheiro, tomar um sol, entre outras atividades que podem ajudar a melhorar o humor e o autocuidado. Essa é uma ótima estratégia para aumentar o seu desempenho, pois contribui para relaxar e assim focar novamente no próximo bloco.

Após 4 sessões de pomodoro, é interessante fazer uma pausa maior, de 15 minutos, aproximadamente. Esse período pode ser aproveitado para planejar aquelas ideias que vieram durante os momentos de trabalho e que você deixou anotadas.

Quais são as vantagens da técnica pomodoro?

Se você está se perguntando por que deveria utilizar a técnica pomodoro no seu dia a dia, confira as principais vantagens que esse método tem a oferecer!

Diminui as distrações

Você sabia que depois de uma distração o cérebro pode levar mais de 20 minutos para voltar a se concentrar? É por isso que interferências ao longo das tarefas podem gerar diversos atrasos na sua rotina.

Como o método pomodoro estimula o foco por um determinado período, as distrações diminuem e é possível ter uma melhor otimização do tempo que você leva para concluir as suas atividades.

Reduz o cansaço

Ao mesmo tempo que o cérebro demora para voltar a se concentrar após uma distração, a mente não consegue manter o foco por muito mais que 90 minutos. Após esse período, o rendimento cai consideravelmente. Por esse motivo, é recomendado descansar entre as tarefas.

Quando as pausas são programadas, é possível reduzir o cansaço mental ao mesmo tempo que se aumenta o foco. Desse modo, não apenas a sua produtividade é melhorada, mas também o bem-estar. Isso evita chegar ao fim do dia sem nenhuma energia.

Melhora a disciplina

Adotar o método pomodoro para a rotina também ajuda a ter mais disciplina. Essa é uma característica importante para superar desafios, criar hábitos e administrar melhor o cotidiano. Além disso, com mais organização, é muito mais fácil lidar com a dificuldade de aprender e com problemas no trabalho ou nos estudos. 

Ajuda na gestão de tempo

As horas que você tem disponíveis no seu dia são alguns dos seus bens mais preciosos e que estão diretamente relacionados com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É por isso que a gestão de tempo é um fator chave para o sucesso que você tanto espera. A técnica pomodoro oferece todos os recursos para que isso seja alcançado com mais facilidade.

Valoriza o processo

É comum a tendência de olhar mais para os resultados do que para todo o caminho que foi traçado até chegar até eles. No entanto, também é importante dar valor ao tempo desempenhado na realização das tarefas, ou seja, no processo. Afinal, é durante essa fase que acontece o seu desenvolvimento.

Por isso, essa é outra das principais vantagens do método pomodoro, pois essa divisão em blocos ajuda a aproveitar melhor o período de produção e de aprendizagem, fazendo com que a atenção não fique apenas no resultado. Na realização de tarefas de médio e longo prazo, esse é um ótimo benefício para reduzir a ansiedade, assim como contribuir para um trabalho com mais qualidade.

Além da técnica pomodoro, existem várias estratégias que podem aumentar a produtividade nos estudos e no trabalho, como o uso de uma agenda ou cronograma de atividades, o estudo intercalado, uma lista de prioridades, entre outras. Portanto, aproveite os recursos que você tem ao seu dispor e experimente utilizá-los simultaneamente. Dessa forma, as chances de aumentar o desempenho são ainda maiores.

Gostou de conhecer o método pomodoro? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também aprendam a melhorar a produtividade com essa técnica!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0