TCC na faculdade EAD: saiba como ele funciona

tcc ead

A Educação a Distância (EAD) é uma tendência definitiva e tem se tornado a preferência de muitos estudantes. Porém, é normal ficar com dúvidas sobre essa modalidade de ensino. Uma delas é como funciona o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma das etapas mais importantes da graduação.

Afinal, é na realização desse trabalho que o futuro profissional mobiliza os diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e ganha experiência com a pesquisa acadêmica. O TCC EAD é tão relevante quanto o realizado na graduação presencial e, por isso, é importante entender suas particularidades.

Neste texto, vamos tirar algumas das principais dúvidas sobre como é feito o TCC em cursos a distância. Confira!

Por que o TCC é importante?

A aprovação no TCC geralmente é um dos pré-requisitos para a obtenção do diploma. Ou seja, trata-se de um trabalho obrigatório. E não é à toa: por meio do levantamento bibliográfico e, muitas vezes, da realização de atividades práticas — como pesquisas de campo, experimentos etc. —, o aluno mobiliza muitos conhecimentos necessários em sua formação.

Assim, o TCC serve para consolidar os aprendizados, além de ajudar o estudante a identificar os temas de maior interesse na área de sua formação: isso é muito útil para quem pretende continuar os estudos em uma pós-graduação. Em resumo, o TCC proporciona um grande desenvolvimento acadêmico e profissional.

Como funciona o TCC EAD?

É normal ter dúvidas sobre como é feito o TCC na graduação EAD. Afinal, nos cursos presenciais, o aluno costuma ser orientado por um professor, ter acesso a bibliotecas para pesquisas e apresentar o trabalho para uma banca ao final do processo. Como isso se dá em cursos remotos?

A resposta é: praticamente da mesma forma, porém com o uso de recursos virtuais. Veja só os principais pontos sobre isso!

A definição do tema

Assim como ocorre em cursos presenciais, a definição do tema fica por conta do estudante. É muito importante que o tema de pesquisa seja do interesse do aluno. Afinal, trata-se de um trabalho que exigirá muita dedicação, e gostar do assunto é essencial para que o processo seja mais prazeroso.

A orientação

O TCC EAD também é feito com a orientação de um professor que dá o suporte teórico-metodológico ao estudante por meio de recursos da plataforma virtual da universidade, como fóruns, e-mails e chats. É o orientador que auxilia o estudante na definição do tema, na sugestão de bibliografia, na revisão técnica etc.

O material de apoio à pesquisa

Quanto ao material de apoio à pesquisa, o estudante EAD também tem acesso a tudo o que precisa. A maioria das universidades EAD conta com bibliotecas virtuais e físicas nos polos. Por lá, o aluno pode consultar livros, artigos científicos, periódicos e muito mais.

A organização e a escrita

A organização e a escrita do TCC EAD se dá exatamente como nos cursos presenciais. Isso significa que o trabalho deve obedecer às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ser redigido com a linguagem acadêmica: em tom formal, objetivo e com rigor gramatical e ortográfico.

O prazo para realização

O prazo para realização do TCC costuma ser de 2 a 3 semestres, dependendo do curso. Quanto a isso, também não há diferença entre a graduação presencial e EAD. Os estudantes têm disciplinas próprias para a realização do trabalho, de modo que a carga horária do semestre fique equilibrada.

A entrega e apresentação

Embora todo o processo de realização do TCC seja feito a distância, o trabalho normalmente é apresentado presencialmente perante uma banca avaliadora. Nesse caso, a apresentação ocorre no polo EAD da universidade escolhido pelo estudante no momento da matrícula, o mesmo em que são aplicados provas e exames.

Porém, algumas faculdades EAD não exigem a apresentação do TCC no polo. Em vez disso, o aluno entrega o trabalho escrito por meio do ambiente virtual de aprendizagem e, em alguns casos, posta um vídeo apresentando os principais pontos do trabalho.

É nesse momento que os professores sugerem ajustes, propõem melhorias e avaliam a qualidade da pesquisa do aluno. Para se dar bem na apresentação, capriche na revisão do conteúdo e prepare um roteiro que contemple os principais pontos da pesquisa, além de buscar formas de reduzir o nervosismo.

A correção do trabalho

Muitas vezes a nota do TCC é dada pela banca após a apresentação. No entanto, também há a etapa da correção do trabalho escrito. Geralmente, o aluno tem um prazo para postar o arquivo no ambiente virtual, e os professores e tutores avaliam a formatação, a redação, a qualidade da pesquisa, entre outros pontos.

Quais são os principais benefícios de fazer o TCC a distância?

Como você deve saber, o diploma emitido na modalidade a distância vale tanto quanto o de um curso presencial — desde que a universidade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), é claro. A principal diferença é que, na EAD, o estudante tem mais flexibilidade e autonomia durante o processo de aprendizagem.

Assim, os benefícios de fazer o TCC EAD são justamente esses. Como a orientação e a realização do trabalho ocorrem remotamente, o aluno tem mais flexibilidade para organizar sua rotina de estudos e administrar todas as etapas.

Por exemplo, em vez de marcar uma reunião com o orientador, você pode tirar suas dúvidas por meio de um chat: assim, não há problemas com mobilidade, e o tempo é mais bem aproveitado. E tudo isso sem nenhum prejuízo para a qualidade da pesquisa, visto que o projeto é acompanhado de perto e o aluno tem à sua disposição todos os recursos necessários.

Para isso, não deixe de contar com uma instituição de ensino que ofereça o suporte e as ferramentas adequadas para que você tenha um bom aproveitamento. Por isso, vale a pena pesquisar bastante antes de começar um curso e optar pelo melhor EAD, observando desde a capacitação da equipe docente até a qualidade do ambiente virtual.

Enfim, como você viu, no que se refere aos objetivos, aprendizados e exigências, não há muita diferença na realização do TCC EAD em comparação ao trabalho de conclusão em cursos presenciais. No entanto, a elaboração e, em alguns casos, a apresentação se dão remotamente, o que facilita bastante a rotina dos estudantes e proporciona o desenvolvimento de habilidades como a autonomia e a organização.

O post foi útil? Então, siga nossas redes sociais para ficar de olho em outros conteúdos como este! Estamos no LinkedIn e no YouTube.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0