Fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é algo que exige muito dos candidatos. Além de precisarem saber muito sobre as matérias vistas durante os anos de colégio, ainda é fundamental ter paciência e segurar as emoções enquanto se espera a nota oficial, que só é divulgada meses após a prova.
Para aliviar um pouco essa tensão e ajudar o candidato a ter uma noção da nota obtida, surgiu o simulador de nota do Enem. Essa é uma ferramenta que dá uma estimativa de quanto você pode ter tirado em seu último exame.
Mas, afinal, como isso funciona e quais são as dicas para usar a ferramenta sem errar e, claro, sem piorar a ansiedade? Continue a leitura para saber mais!
Como funciona a nota do Enem?
Para entendermos os simuladores de nota do Enem, precisamos antes compreender a própria nota. Ao contrário de outros vestibulares — nos quais 1 acerto é igual a 1 ponto —, o Enem trabalha com algo chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Aqui, as questões são classificadas em “fáceis”, “médias” ou “difíceis” com base no resultado de todos os candidatos que fizeram a prova. E, assim, podem valer mais ou menos pontos.
E outra coisa: se você acertar questões difíceis e errar fáceis, o sistema pode entender que você chutou. E aí você perde pontuação. É por isso que nem sempre é fácil prever qual será a nota de alguém no Enem.
E o simulador da nota do Enem?
O simulador trabalha de duas maneiras. Primeiro, ele tem um sistema parecido com o do TRI que pode ajudar a prever as notas que alguém vai tirar. No entanto, é necessário que muitas pessoas preencham o gabarito na simulação para que ela fique mais próxima do que será a realidade.
Além disso, é feita uma projeção da nota de corte com base nas notas de anos anteriores. Assim, você consegue ter mais ou menos uma ideia se poderá ou não passar no curso que deseja.
Então, ele não é 100% preciso?
Não! Por mais próximo que possa ser, é impossível prever com 100% de certeza qual será a nota de alguém no Enem.
Então, use o simulador apenas como um norte, e não como uma certeza.
Como usar o simulador de maneira inteligente?
Após ter a sua nota do simulador, você consegue ver se falta muito ou pouco para atingir a pontuação desejada para que você passe no curso dos seus sonhos. E pode, também, começar a pesquisar outros cursos ou faculdades para colocar no Sisu, Prouni ou Fies.
Além disso, você já pode pesquisar também com faculdades particulares e verificar qual seria o seu percentual de bolsa de estudos dentro daquela faixa de pontuação. Os simuladores são, portanto, uma forma de se organizar e se programar antes mesmo do resultado oficial.
Gostou de saber mais sobre o simulador da nota do Enem? Agora, você já sabe como utilizá-lo da forma certa e, claro, sem piorar ainda mais a sua ansiedade para o resultado oficial da prova.
Ficou com alguma dúvida? Então, fique à vontade para deixar a sua pergunta nos comentários! Em breve, alguém da Cruzeiro do Sul Educacional vai responder, tudo bem?