10 melhores séries sobre tecnologia para aprender sobre a área

séries sobre tecnologia

Não sabe o que assistir no tempo livre? Então, que tal adicionar à sua lista algumas séries sobre tecnologia? Além de ser um tema superinteressante de assistir, ainda pode servir como inspiração na hora de escolher um curso superior.

Para quem sempre sonhou em trabalhar com tecnologia ou simplesmente gosta de aprender coisas novas, assistir a séries voltadas para essa temática pode ser uma ótima ideia. Assim, é possível aliar um interesse profissional ou acadêmico com diversão e entretenimento.

Sem contar que não faltam opções de séries sobre tecnologia para maratonar nos momentos de descanso. Neste post, reunimos 10 títulos que viraram um sucesso. Confira!

1. Black Mirror

Essa é uma das produções mais conhecidas da plataforma de streaming Netflix, principalmente quando o assunto é tecnologia. A série já tem 5 temporadas e reúne diversas histórias isoladas, construídas e finalizadas em cada episódio.

A cada trama acompanhada, é possível observar uma problemática envolvendo alguns dos maiores desafios relacionados à tecnologia, como:

  • questões éticas;
  • limites da privacidade dos usuários;
  • interação com as redes sociais;
  • controle das informações disponíveis no meio online.

Além de contar com histórias que prendem toda a sua atenção, Black Mirror ainda é uma série que promove várias reflexões interessantes. Inclusive, o seu nome é inspirado nos espelhos pretos das telas digitais. 

2. Altered Carbon

Com duas temporadas, também disponíveis na Netflix, Altered Carbon retrata de forma bastante interessante como seria se os humanos fossem capazes de habitar outros corpos, sem deixar de ter as suas próprias mentes.

Retratada em um mundo totalmente distópico, é possível acompanhar diversas cenas de ação e questões de ficção científica, que podem gerar ótimas reflexões sobre temas atuais, como o transumanismo e a concepção de ciborgues.

3. Mr. Robot

Se você gosta da área hacker, provavelmente vai adorar conhecer a história do Mr. Robot. Esse é o nome pelo qual o jovem Elliot ficou conhecido após se envolver em grandes tramas de invasão de sistemas.

A partir disso, o rapaz concilia duas personalidades: de dia, é apenas um engenheiro que trabalha em uma grande companhia; quando chega a noite, incorpora o perfil cibervigilante em busca de justiça.

A série, estrelada pelo ator Rami Malek, teve o seu fim em 2019. Ainda assim, deixou um grande legado, com 4 temporadas, todas disponíveis para os assinantes da plataforma Amazon Prime Video.

4. 3%

O Brasil também não fica de fora nas produções de séries sobre tecnologia. Outra original Netflix, finalizada em 4 temporadas interpretadas por atores nacionais, deixou o público bastante engajado.

3% mostra uma realidade distópica, na qual todo jovem, ao completar 20 anos, precisa passar por um processo seletivo bastante árduo para conseguir acesso a um espaço com maior qualidade de vida.

Só de ler a sinopse já dá para notar que a série envolve diversas discussões filosóficas e políticas. O título 3%, inclusive, faz referência à parcela da população que, de fato, consegue passar por todos os desafios e chegar ao Maralto, o paraíso desse mundo.

5. Better Than Us

Se você gosta de robótica, provavelmente vai adorar assistir à série russa Better Than Us. Em apenas uma temporada, disponível na Netflix, a produção retrata a história de uma família que trouxe para a sua casa Arisa, uma mulher robô.

O que eles não sabiam é que essa moça é procurada por diversas organizações perigosas, gerando um ciclo repleto de aventuras e perseguições. A série retrata avanços da tecnologia com muita ação e um toque de drama.

6. O Código Bill Gates

Se você se interessa em conhecer um pouco mais da trajetória de uma das principais mentes por trás da grande organização Microsoft, a minissérie da Netflix, chamada O Código Bill Gates, reúne, em 3 episódios, os principais acontecimentos da vida desse homem.

Ao longo da história, é possível entender melhor o que levou o empresário a desenvolver os sistemas e como as suas ideias surgiram. Por conta disso, pode ser uma trama bastante inspiradora para quem tem interesse em seguir na área da tecnologia e, quem sabe, uni-la com a paixão pelo empreendedorismo.

7. The Big Bang Theory

Se você está em busca de uma série de comédia, com episódios leves e curtos, mas que também fala bastante sobre tecnologia e cultura geek, então The Big Bang Theory é a melhor opção. Inclusive, você pode ter a oportunidade de descobrir como funcionam algumas das profissões com os maiores salários.

Esse título conta a história de 4 amigos cientistas, mostrando não somente a construção da amizade, como também o dia a dia profissional dos personagens. Ao longo de suas 10 temporadas, a série deixou como herança expressões icônicas, como “Bazinga!”, para a cultura popular.

Além disso, conta com personagens com personalidades bastante peculiares, como o físico Sheldon Cooper, que sempre bate à porta 3 vezes antes de entrar, e Raj Koothrappali, que não consegue conversar com mulheres naturalmente. 

A série teve o seu fim no ano de 2019, colecionando 12 temporadas, todas disponíveis na HBO Max. Além disso, gerou uma spin-off inspirada em um dos personagens principais, intitulada Young Sheldon, também disponível na mesma plataforma de streaming

8. Westworld

Em diversos mundos fictícios, os habitantes vivem suas vidas e recebem, de vez em quando, visitantes nada familiares. Isso porque, na verdade, tudo isso acontece em um parque de diversões, feito exclusivamente para que as pessoas da vida real se entretenham.

Essa é a principal trama de Westworld, uma série de ficção científica que levanta diversas discussões em torno de ética, consciência e dos limites da tecnologia no dia a dia das pessoas.

Ou seja, além de ser uma história repleta de reviravoltas interessantes de acompanhar, ainda gera muito assunto para conversar na roda de amigos. A série tem 4 temporadas e está totalmente disponível na HBO Max

9. Love, Death & Robots

Em uma animação bastante intrigante, produzida pela Netflix, é possível observar diversas histórias que envolvem os principais dilemas em torno da tecnologia, semelhante ao que acontece em Black Mirror.

Com quadros bastante artísticos, Love, Death & Robots tem episódios curtos e inspiradores para a carreira. Assim, em poucos minutos, a série é capaz de despertar diversos interesses em torno do desenvolvimento tecnológico.

10. Silicon Valley

Outra série sobre tecnologia que, na verdade, tornou-se um clássico na cultura popular é Silicon Valley. Em 6 temporadas, disponíveis na HBO Max, repletas de humor e inovações, a história retrata a vida de alguns desenvolvedores que estão empenhados em construir um programa inovador para uma grande empresa.

Além disso, como o próprio nome já diz, a série se passa na região do Vale do Silício, que fica na Califórnia. Essa é uma referência, tendo em vista que se trata de uma área bastante conhecida pelo desenvolvimento tecnológico.

Com esta lista de séries sobre tecnologia, é possível encontrar títulos que inspiram, divertem e retratam um pouco mais do dia a dia nessa área. Inclusive, podem trazer vários ensinamentos, como competências socioemocionais relevantes para trabalhar no meio tecnológico e cursos que podem ser interessantes de fazer.

Curtiu este post? Então, acompanhe os nossos perfis no LinkedIn e no YouTube para ver muito mais conteúdos sobre educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0