6 séries sobre Medicina que todo futuro médico deveria assistir

séries sobre medicina

Ser médico é o objetivo de muitos estudantes interessados na área da saúde. Se você também se identifica com essa opção para conquistar o diploma e construir uma carreira, por que não aprender um pouco mais assistindo a séries sobre Medicina?

Há várias delas disponíveis nas principais plataformas de streaming e canais de televisão. Enquanto algumas focam em procedimentos realizados no ambiente hospitalar, outras intercalam cenas relacionadas à vida pessoal e profissional das personagens.

Vale a pena incluir programas desse tipo em sua lista, seja para passar o tempo, seja para obter mais referências acerca da rotina de tal profissional. Confira neste post 6 boas sugestões para você começar a assistir agora mesmo!

1. Grey’s Anatomy

É difícil não lembrar de uma das séries mais famosas quando o assunto é o exercício da Medicina. No ar desde 2004, esse título tem como protagonista a profissional Meredith Grey, que começa os seus trabalhos no Hospital Seattle Grace junto a um grupo de estagiários.

Muitas pessoas se encantam pela combinação de trilha sonora impecável, textos bem-construídos e personagens cativantes. Inclusive, o roteiro sempre chamou a atenção da crítica por conta da enorme quantidade de tragédias que estão presentes em alguns capítulos.

Apesar do drama que desperta as emoções dos telespectadores, Grey’s Anatomy representa uma ótima opção para aqueles que querem entender os caminhos percorridos pelos residentes na hora de se especializar. A cada episódio, você vai se deparar com histórias incríveis de pacientes.

2. Pure Genius

Lançado em 2016, esse programa mostra a trajetória de um jovem bilionário do Vale do Silício, James Bell, com o sonho de construir um hospital de última geração. Nesse processo, ele passa a ter a ajuda de um cirurgião veterano, Dr. Walter Wallace, para conduzir uma equipe de profissionais da saúde.

O principal objetivo do grupo é salvar vidas sem gerar nenhum custo aos pacientes atendidos no local. Para isso, o plano ambicioso entra em prática, aproveitando tanto os investimentos financeiros do idealizador quanto as habilidades de cada integrante do time.

Por mostrar a interação humana com a alta tecnologia, Pure Genius é uma das séries sobre Medicina mais diferenciadas. A sua trama é ideal para compreender alguns avanços e inovações na área, bem como a forma de usar recursos de ponta para tratar doenças raras e incuráveis.

3. The Good Doctor

Tendo um médico autista como personagem principal, essa série mostra os desafios enfrentados por quem apresenta tal condição. Isso inclui algumas barreiras no momento de se relacionar com as pessoas (colegas ou amigos) e dificuldades para provar a capacidade de exercer a profissão.

O jovem cirurgião de quem estamos falando é o Dr. Shaun Murphy. O seu dia a dia é marcado por superações que, aos poucos, levam à conquista da confiança dos demais profissionais do hospital em que trabalha. É um protagonista brilhante e extremamente talentoso.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Assim que surgiu, em 2017, The Good Doctor conquistou lugar de destaque entre o público interessado em temas relacionados à Medicina. Trata-se de uma criação excelente para mostrar a importância do trabalho em equipe, principalmente quando o grupo envolve pessoas com perfis tão distintos.

4. Segredos Médicos

Aqui está uma representante brasileira entre as séries sobre Medicina. Ela aborda a rotina de profissionais e pacientes em um grande hospital. Cada episódio é dedicado a mostrar uma ocorrência específica, com simulações de casos reais que surpreenderam as equipes de saúde.

Os temas apresentados nos vários capítulos de Segredos Médicos costumam ser acidentes, convulsões, desmaios e até condições misteriosas. O telespectador consegue entender tudo a partir dos diálogos e encenações dos atores, que demonstram as experiências vividas e as abordagens adotadas pelos médicos.

Esse programa é muito interessante, porque estimula a refletir sobre situações estressantes e até assustadoras, várias delas comuns na rotina dentro de postos de saúde, clínicas e centros hospitalares. Como se baseia na realidade, ajuda o futuro profissional a ter noção sobre o que encontrará pela frente.

5. The Resident

Esse título joga um balde de água fria em quem faz faculdade pensando apenas no lado bonito da Medicina. Afinal, foca em muitos problemas e em comportamentos inadequados de alguns profissionais da área — querer só dinheiro, falhar nos diagnósticos, aplicar dosagens erradas de medicamentos etc.

O protagonista é Conrad Hawkins, um residente brilhante e rígido, que crê estar na profissão para salvar vidas a todo custo. Ao lado de seus colegas de trabalho, ele precisa lidar com inúmeras frustrações resultantes das prioridades do sistema médico.

A abordagem do seriado The Resident já foi tratada como uma espécie de ataque pela categoria médica. Portanto, se você gosta de roteiros que fogem do comum e geram reflexões mais aprofundadas sobre a parte negativa das coisas, fique à vontade para maratonar esta série.

6. House

Outra opção bastante popular é essa que leva o nome do protagonista. Dr. House não é bem um exemplo de bom médico, mas isso não esconde o seu amplo conhecimento sobre diversas especialidades. Tanto que, ainda quando apresenta condutas consideradas inadequadas, ele consegue cativar o telespectador.

Do mesmo autor que idealizou The Good Doctor, a série gira em torno do trabalho e da vida pessoal de vários médicos, assim mostra conflitos, debates e cenas emocionantes. Em cada capítulo, podemos ver um profissional de sucesso solucionando quadros que parecem irreversíveis.

As práticas variam entre pedir exames, discutir hábitos, realizar cirurgias, prescrever remédios e pesquisar doenças. Porém, tudo ganha uma atmosfera diferente com o sarcasmo do Dr. House, que provoca muitos de seus pacientes enquanto os estimula a pensar em outras formas de ver a vida.

E aí, você imaginava que havia tantas séries sobre Medicina focadas em abordar diversos trabalhos na área da saúde? Esperamos que encontre as suas favoritas no meio desta lista, sempre lembrando que existem milhares de outras opções para explorar na Internet e ampliar a sua visão acerca de tal universo.

Já decidiu por qual delas vai começar a sua maratona? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas acompanhem os episódios dessas séries incríveis também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0