Graduação semipresencial: entenda como ela funciona!

semipresencial

Está em busca de flexibilidade nos estudos, mas sem perder a experiência da sala de aula? Então os cursos semipresenciais podem ser a opção perfeita para você.

Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004, essa metodologia representa um caminho mais prático para conquistar o tão sonhado diploma sem abrir mão daquele networking que acontece na sala de aula e nos corredores da universidade.

O diploma de um curso semipresencial tem a mesma validade do certificado obtido em uma graduação presencial. Ainda, vale destacar que as características do perfil de quem faz um curso semipresencial são bastante valorizadas pelas grandes empresas. Afinal, realmente é preciso ter muita disposição e responsabilidade para se formar em um curso que tem um cronograma mais flexível.

Você acha que tem perfil para isso? Continue a leitura, entenda como funciona uma graduação semipresencial e veja por que vale a pena investir nela!

O que é a metodologia semipresencial?

Existem três formas de ensino na educação superior: presencial, semipresencial e EAD. As duas últimas foram criadas para contemplar a necessidade de estudantes que precisam trabalhar e estudar simultaneamente. Com a possibilidade de organizar seu próprio cronograma de estudos, o aluno consegue manter um equilíbrio entre os compromissos do dia e se dedicar ao curso conforme sua própria agenda.

No entanto, essa flexibilidade não é tão grande quanto na modalidade de Educação à Distância (EAD), já que os alunos deverão frequentar a instituição de ensino com certa regularidade ao longo da graduação. Essa é a principal diferença entre EAD e semipresencial. Os encontros geralmente ocorrem de uma a duas vezes por semana, o que possibilita expandir a troca de experiências com os professores e colegas de turma.

Em relação ao conteúdo online, os materiais são disponibilizados em plataformas virtuais da própria instituição, assim como na EAD. As provas e apresentações de trabalho são agendadas para as datas dos encontros presenciais. Esse calendário é divulgado no início de cada semestre, de modo que o aluno consiga se planejar com antecedência para comparecer a todas as aulas.

Como essa metodologia funciona?

Todas as disciplinas de uma graduação semipresencial seguem basicamente o mesmo formato: atividades online na plataforma + encontros regulares na instituição de ensino. A metodologia nesses encontros é a mesma de uma sala de aula tradicional, variando apenas a didática de cada professor. No entanto, também pode acontecer de essas aulas serem por videoconferência, assistidas em conjunto nos polos de apoio da universidade.

Nesse caso, uma equipe de tutores se reúne com os estudantes para assistir às aulas, colocando-se à disposição para tirar dúvidas e auxiliar nas atividades programadas. Essa é uma maneira de garantir o diferencial da metodologia, que é justamente proporcionar um momento de troca mais aprofundadas entre alunos e docentes. Além disso, as provas devem obrigatoriamente ser realizadas de forma presencial.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Quais são os benefícios de optar pela graduação semipresencial?

Lendo até aqui, já deu para perceber que os cursos semipresenciais são como um meio termo entre a graduação presencial e a graduação a distância. Assim, as vantagens do semipresencial são muito parecidas com os benefícios da EAD. Vamos a elas!

Mais flexibilidade nos horários

Sem dúvida, a liberdade para organizar seu horário de estudos é a maior vantagem das graduações semipresenciais. Por isso, quem escolhe essa metodologia geralmente é alguém que precisa conciliar uma jornada dupla ou tripla, agendando muito bem cada compromisso do dia para dar conta de todos os afazeres.

Como o calendário do curso é lançado semestralmente, o aluno consegue se programar para os dias de aula presencial sem comprometer seu horário de trabalho. Além disso, a opção é vantajosa também em termos de custo-benefício, pois não haverá a necessidade de gastar com deslocamento e outras despesas diariamente até a instituição.

Muita autonomia no aprendizado

A liberdade e autonomia no aprendizado são benefícios indiscutíveis dos cursos semipresenciais. Os conteúdos ficam disponíveis na plataforma online para que o aluno possa acessá-los quando quiser e onde quiser. Assim, dá para reler aquilo que gerou dúvidas, aprofundar os conhecimentos com materiais complementares e, então, aumentar o nível dos debates acadêmicos durante as aulas presenciais.

Inclusive, o ambiente da sala de aula é muito propício para estimular seu networking com os professores. Esse laço pode ser útil no futuro, considerando-se as indicações para o mercado de trabalho na área. Portanto, demonstre seu interesse e mostre o quanto você se dedica ao curso e à busca constante pelo aprendizado, aproveitando ao máximo os recursos que a instituição oferece.

Diploma valorizado pelo mercado

Como dissemos no início do post, o diploma de uma graduação semipresencial não é considerado menos valioso do que o certificado adquirido em um curso presencial. Em termos de conhecimento e formação teórica, o peso é o mesmo. Do ponto de vista do mercado, os profissionais graduados na metodologia semipresencial saem na frente em diversos processos seletivos.

Isso porque, hoje em dia, as empresas estão mais focadas em valorizar as soft skills dos candidatos, ou seja, aquelas habilidades que não estão relacionadas com a formação acadêmica em si. Nesse sentido, é natural que quem se forme nas graduações semipresenciais tenha desenvolvido níveis extras de responsabilidade, disciplina e dedicação para concluir um curso que depende muito da disposição do aluno.

Como é a graduação Semipresencial 4.0i da Cruzeiro do Sul?

A graduação Semipresencial 4.0i da Cruzeiro do Sul é ideal para quem deseja se formar com a flexibilidade da EAD aliada à convivência da sala de aula. Inovação e tecnologia são palavras-chave nesse processo que conecta o aluno ao conhecimento sem fronteiras ou limites, por meio de uma aprendizagem de qualidade e com um corpo docente altamente capacitado.

Aulas online, interatividade por chat, atividades práticas, trabalhos em equipe, entre outras tarefas, compõem o projeto pedagógico das graduações semipresenciais da Cruzeiro do Sul, visando sempre o alinhamento com as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Tudo isso para que você possa estudar no seu ritmo e do seu jeito!

Gostou da ideia? Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa opção!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0