Segunda graduação: conheça as vantagens de ingressar em uma

segunda graduação

Fazer uma segunda graduação é um excelente caminho para quem sonha em começar uma carreira nova e alcançar posições de destaque. Muita gente faz isso escolhendo um curso que tem a ver com a formação inicial, o que permite ampliar as possibilidades de atuação sem abrir mão dos conhecimentos já adquiridos.

O mercado valoriza muito esse tipo de perfil, principalmente ao considerar que é mais vantajoso para as empresas ter profissionais com múltiplas habilidades que contratar mais gente para realizar diferentes funções. Então, se você está pensando em investir em uma segunda graduação, está no caminho certo.

Neste post, explicaremos os benefícios de ter duas graduações no currículo e o que considerar para fazer uma escolha inteligente. Confira!

Por que fazer uma segunda graduação?

Mais do que aumentar seu escopo acadêmico no âmbito teórico e prático, ter uma segunda graduação é vantajoso porque acelera sua realização profissional e pessoal. Listamos em seguida as vantagens imediatas de fazer um segundo curso.

Mesclar técnicas de trabalho

A interdisciplinaridade é uma forte tendência nas melhores universidades do país e também no mundo do trabalho. Prova disso é que, hoje em dia, o mercado demanda profissionais com conhecimento técnico específico para desempenhar diversas funções, mesclando métodos de diferentes áreas para solucionar problemas com mais eficiência e agilidade.

Tanto é que a grade curricular de muitos cursos correlatos é bastante parecida, sobretudo nos períodos iniciais da graduação. Isso permite que os alunos construam uma base teórica comum e, em seguida, diferenciem suas práticas para atender às demandas particulares do universo corporativo. Portanto, quem faz duas graduações já tem esse diferencial.

Ampliar a vivência de mercado

A maturidade profissional é uma das características mais exigidas no mercado de trabalho atualmente. Não é para menos, afinal, quanto mais vivência no setor o funcionário tiver, maiores serão suas chances de ser promovido e conquistar um cargo de destaque naquele ramo. Ninguém quer passar anos e anos em uma empresa sem ser reconhecido ali dentro, não é mesmo?

Profissionais com uma segunda graduação aceleram esse processo, pois conseguem adquirir uma vasta experiência, mesmo com pouco tempo de atuação. Isso porque, no dia a dia da profissão, eles estarão o tempo todo mesclando conhecimentos e técnicas específicas de duas formações diferentes, o que aumenta o know-how para lidar com as diversas demandas de um mesmo departamento.

Ter um currículo competitivo

Sem dúvida, um profissional que tem duas graduações no currículo sairá na frente nos processos seletivos. Muito em decorrência dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento de novas formas de trabalho, as empresas estão buscando profissionais multitarefas. Isto é, aqueles que conseguem desempenhar bem várias funções sem gerar custos operacionais para a companhia.

Porém, isso não significa que esse profissional não será reconhecido financeiramente por sua performance, pelo contrário. Colaboradores que somam habilidades extras no currículo já entram no mercado com excelentes médias salariais.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Afinal, um currículo turbinado demonstra que a pessoa busca uma formação continuada e procura se manter atualizada diante das novas demandas, linguagens e processos corporativos.

O que considerar ao escolher o curso?

Vimos alguns motivos indiscutíveis para investir em duas frentes de atuação. No entanto, é preciso muita atenção para que a escolha do curso esteja alinhada aos seus objetivos profissionais. Por isso, listamos em seguida os fatores que você precisa considerar para escolher a segunda graduação de forma consciente.

Seus objetivos e prioridades

Não dá para tomar uma decisão como essa sem saber exatamente qual é o seu plano de carreira, certo? Portanto, antes de fazer uma segunda graduação, reflita sobre suas prioridades e reais interesses de mercado. Comece pensando nas seguintes questões: o que significa satisfação profissional para você? Qual o seu modelo de trabalho ideal? Quais são seus planos profissionais para o futuro?

Pensar sobre isso ajuda a descobrir o que é mais importante na sua carreira de imediato e a longo prazo. Assim, você consegue enxergar o percurso exato que precisa fazer para alcançar suas metas. Muitas vezes, se matricular em um curso é só o começo dessa busca por reconhecimento profissional. Porém, esteja certo que, com esse passo, o resultado naturalmente virá.

O mercado na área em questão

Saber como está o mercado de trabalho na área em questão é fundamental para investir em um curso que tenha a ver com as perspectivas de crescimento do setor. É preciso entender se existe uma boa demanda para as funções que você desempenha e como você conseguirá aliar as duas formações naquele ramo específico.

Fazer uma segunda graduação somente por impulso representa um risco. Por outro lado, se a intenção é aproveitar ao máximo o curso para ampliar a área de atuação e se adequar às novas tendências do mercado, pode ter certeza de que o investimento compensa. Sem falar que você ganhará uma dose extra de credibilidade, independentemente da sua função.

A reputação da universidade

Assim como não dá para tomar essa decisão por impulso, também não dá para escolher qualquer universidade. Um diploma obtido em uma instituição que é referência no ensino superior certamente tem um peso muito maior no mundo corporativo. Por isso, não descuide dessa escolha.

As melhores universidades são aquelas que têm cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem infraestrutura completa e contam com um corpo docente qualificado. Então, quando estiver pesquisando sobre o curso do seu interesse, priorize esses aspectos e faça uma escolha inteligente.

A segunda graduação 2.0 da Cruzeiro do Sul

A Cruzeiro do Sul Educacional tem o método perfeito para quem deseja adquirir mais um diploma no ensino superior. O programa Segunda Graduação 2.0 permite que o aluno conquiste seu novo diploma em menos tempo, geralmente um ou dois anos, dependendo da área da formação inicial.

Outra vantagem é o acesso facilitado à universidade, livre de burocracias ou processos exaustivos. Portanto, você não precisa se preocupar sobre como funciona o vestibular. Os cursos são disponibilizados pela Cruzeiro do Sul Virtual, que traz a vantagem do EAD. Assim, quem precisa de flexibilidade para trabalhar e estudar simultaneamente, consegue fazer a segunda graduação de um jeito rápido, prático e sem perder a qualidade. Que tal?

Acesse o nosso conteúdo exclusivo e saiba tudo sobre o programa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0