Segunda graduação ou pós: qual escolher para continuar os estudos?

segunda graduação ou pós

A vontade de mudar de profissão ou expandir as possibilidades dentro da sua própria área de atuação são os principais motivos que fazem as pessoas buscarem uma segunda graduação ou pós. Essa escolha depende muito do momento profissional de cada um e dos reais interesses de carreira.

Se você não sabe como resolver esse dilema, fique com a gente neste post. Falaremos sobre os prós e os contras de cada uma das opções e quais fatores considerar para tomar sua decisão. Vamos lá!

Afinal, vale a pena fazer uma segunda graduação?

Sim, embora existam aspectos positivos e negativos nessa escolha. O ponto forte é se aperfeiçoar para seguir em uma nova carreira e finalmente sentir-se realizado na profissão que escolheu. No entanto, isso demanda tempo e disponibilidade para voltar a estudar depois de um período fora da universidade.

De qualquer forma, não é tão desafiador assim se a gente considerar que as universidades vêm cada vez mais oferecendo cursos na modalidade EAD. Estudando à distância, dá para organizar melhor a rotina e conseguir se formar em um tempo mais curto do que você imaginava.

Por que fazer uma pós-graduação pode ser uma boa alternativa?

A pós-graduação é uma alternativa recomendada para quem deseja seguir na área de atuação, mas com um diferencial no currículo. O mercado está muito promissor para profissionais com esse tipo de especialização, pois esse tipo de especialização demonstra um conhecimento aprofundado em determinado assunto.

A maior vantagem é que a pós é realizada em um curto período. Porém, o curso exige muita dedicação e comprometimento do estudante para que a formação seja de qualidade. Afinal, os conceitos trabalhados em uma pós são bastante aprofundados e demandam atualização constante por parte dos alunos.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Como escolher entre segunda graduação ou pós?

Vamos ao que considerar para fazer sua escolha.

Avalie seus objetivos profissionais

Definir as prioridades da sua carreira é o primeiro passo para se decidir entre a segunda graduação ou pós. Como vimos, para quem está insatisfeito no ramo, o ideal é investir em outra graduação que vá despertar motivação e interesse. Já para quem deseja expandir as possibilidades de carreira na profissão escolhida, o mais recomendado é fazer uma pós para turbinar o currículo e se destacar no mercado.

Analise a disponibilidade de tempo

Esse fator é crucial na escolha do curso. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo exige uma rotina muito disciplinada para dar conta de todos os compromissos. A carga horária da pós é menor a carga de uma segunda graduação. Porém, se você escolher a faculdade certa, pode ter certeza de que esse período passará bem rapidinho!

Considere o lado financeiro

Pense na questão financeira antes de fazer sua escolha. Até porque você está buscando realização profissional e não dívidas, certo? Então, coloque tudo na ponta do lápis e defina muito bem quanto do seu orçamento você está disposto a investir, seja no curso de pós, seja em outra graduação.

De qualquer forma, há muitas universidades conceituadas disponibilizando cursos com excelente custo-benefício. Vale a pena fazer uma pesquisa para encontrar a formação que tem tudo a ver com o que você sempre sonhou. De nada adianta focar só nas despesas e se esquecer das vantagens que o curso trará na sua jornada.

Considerando esses aspectos, não será difícil se decidir entre segunda graduação ou pós e trilhar uma trajetória de sucesso!

Saiba mais sobre recolocação profissional e descubra se você está no caminho certo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0