Saiba por que um curso de idiomas pode ajudar em sua carreira

Fazer um curso de idiomas é considerada, hoje, uma condição essencial para muitos profissionais, afinal, ser fluente em mais de uma língua deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho. Inclusive, algumas empresas, além de exigirem o segundo idioma no currículo, já realizam o processo seletivo em outro dialeto, — especialmente em inglês — ou seja, o candidato precisa estar preparado antes mesmo de conseguir o cargo.

E, além de aumentar as chances de conquistar um emprego, aprender uma nova língua também ajuda a expandir o conhecimento acadêmico, permite conhecer novas culturas, amplia a possibilidade de participação em congressos internacionais e até mesmo de trabalhar em outros países.

Ainda não está convencido de que você precisa aprender um novo idioma? Tem dúvidas se deve estudar inglês, espanhol ou mandarim? Continue a leitura e descubra qual é a hora certa de iniciar os estudos!

Quais são os idiomas mais requisitados pelo mercado de trabalho?

Mesmo existindo uma variedade de idiomas ao redor do mundo, há aqueles mais indicados para quem está iniciando a carreira e deseja ter um futuro promissor. Vamos a eles:

Inglês

Considerada uma das línguas mais importantes do mundo, o inglês está presente no dia a dia de muitas profissões. Quem estuda Administração, por exemplo, é familiarizado a termos como know-how, benchmarking feedback. Porém, não é só no mundo dos negócios que o idioma é exigido, hoje ele é requerido para quase todo cargo — do operacional ao estratégico — independentemente da área de atuação. Ou seja, passou a ser condição essencial tê-lo no currículo.

Espanhol

Embora não tenha o amplo alcance do inglês, o espanhol não pode ser esquecido. Por ser a língua nativa de importantes potências da América Latina, as possibilidades de estudar fora e até mesmo de conseguir um emprego em um desses países aumenta se você for fluente nesse idioma.

Mandarim

Para quem está acostumado aos idiomas ocidentais, o mandarim possivelmente será mais difícil de aprender. No entanto ele aparece com um importante diferencial para a sua carreira, já que ele não é comumente falado pelos profissionais brasileiros. Por isso, ter o mandarim no currículo agrega muitos pontos em um processo seletivo.

O que é preciso analisar ao escolher um idioma?

O primeiro passo é avaliar o seu nível de aprendizado. Se você tem um conhecimento intermediário em inglês, por exemplo, talvez seja interessante investir em um curso para garantir a fluência. Sabendo dialogar na língua inglesa, várias portas se abrirão em sua carreira, sem falar no aumento das chances de aprender novas línguas com raízes semelhantes, como o alemão.

Outro ponto a se atentar é ao seu objetivo profissional: já pensou em trabalhar em uma organização na Espanha ou na França? Atualmente, existem diversas multinacionais operando no Brasil e há muitas oportunidades para trabalhar no país sede dessas empresas. Por isso, aprender espanhol e francês são boas opções a se considerar.

Qual é a hora certa de fazer um curso?

Tudo vai depender das oportunidades e das suas motivações. Se você tem como meta trabalhar em uma multinacional, veja se é possível conciliar a graduação com um curso de idiomas e não hesite em fazê-lo. Caso entenda que o momento não é oportuno, experimente estudar sozinho e, quando estiver mais preparado, opte por ter aulas mais aprofundadas com um profissional.

É preciso, portanto, ter ciência de suas metas e anseios e não se limitar a estudar apenas uma língua. Se você é fluente em inglês, coloque-o no currículo e já pense no próximo passo. Aproveite para começar um novo curso de idiomas e expandir seus conhecimentos, assim você não perde boas oportunidades por não estar suficientemente preparado.

Gostou das dicas? Continue adquirindo informações sobre carreira e conheça as 10 principais características de profissionais de sucesso.

Você pode gostar também de...

1 resposta

  1. 18 de junho de 2018

    […] relação ao nível de fluência em idiomas, seja verdadeiro ao apontar essas informações para não se decepcionar e se iludir nas próximas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *