Saiba mais sobre o curso de Gestão Ambiental!

Você já pensou em atuar profissionalmente na preservação do meio ambiente? Pois saiba que essa pode ser uma ótima opção de carreira!

O curso tecnólogo em Gestão Ambiental une conhecimentos de biologia, engenharia, administração e uma série de outras ciências. Ele tem como objetivo formar profissionais capazes de preservar e recuperar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra!

O que se estuda no curso tecnólogo em Gestão Ambiental?

O curso de tecnólogo em Gestão Ambiental tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na preservação do meio ambiente, utilizando da melhor forma os recursos oferecidos por ele. Para isso, inicialmente, o aluno tem contato com disciplinas da área de química, biologia, geografia, matemática e estatística.

Porém, o conhecimento não para por aí! O aluno também aprende a realizar análises do meio ambiente, emitir laudos, planejar estratégias de recuperação de áreas degradadas e normas e leis referentes à área.

Também são abordadas disciplinas de administração e economia, de forma a capacitar os alunos a atuarem no planejamento da utilização dos recursos do planeta, minimizando os danos ao meio ambiente.

O que um profissional formado nesse curso pode fazer?

Essa formação é, muitas vezes, confundido com um curso de ambientalista. Porém, a atuação desse profissional vai muito além disso.

Um tecnólogo em Gestão Ambiental atua em empresas públicas ou privadas, realizando o diagnóstico de áreas de atuação e planejamento da utilização de recursos para minimizar os impactos ao meio ambiente. Ele também trabalha com a emissão de laudos, tanto para a justiça, quanto para as empresas.

Além disso, quem se forma nesse curso também é capaz de atuar em ONGs e consultorias. As tarefas a serem realizadas são muito diversas entre si, indo desde o diagnóstico e avaliação de áreas, passando pelo planejamento de recuperação ou utilização de recursos, até a prática na educação ambiental, seja dentro de empresas, seja em escolas e outras instituições.

Como está o mercado de trabalho para este profissional?

Diante de um apelo cada vez maior para a preservação do meio ambiente, o mercado de trabalho para a área de Gestão Ambiental está em crescimento.

O governo, principalmente brasileiro, criou uma série de leis que regulam o aproveitamento de recursos naturais por parte de empresas, indústrias e outras organizações. Dessa forma, essas instituições buscam por profissionais capacitados para auxiliá-las a reduzir os impactos e melhorar a utilização dos recursos.

Além disso, existem poucos profissionais formados na área quando se analisam as dimensões continentais do país. Portanto, a demanda é alta e há vagas disponíveis nos mais diversos tipos de instituições.

Se está em dúvida sobre qual curso ingressar em uma Universidade, saiba que a formação em tecnólogo em Gestão Ambiental pode ser uma ótima opção. Portanto, quem se interessa pela atuação na preservação do meio ambiente e recuperação de áreas degradadas, pode considerar esse curso como uma das melhores escolhas!

Aproveite para acessar o nosso site e descobrir outros cursos oferecidos pela Universidade Cruzeiro do Sul e faça a sua escolha!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *