Como estabelecer uma boa rotina de estudos? Confira 5 dicas

rotina de estudos

Quem está se preparando para ingressar no ensino superior sabe o quanto é importante ter uma rotina de estudos. Como são muitos os conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares próprios das instituições, é preciso ser ter critério e organização para dar conta de tudo.

Sabemos que isso é desafiador, até porque é necessário equilibrar essa rotina com momentos de lazer para renovar o fôlego. Neste post, vamos ajudar você a encontrar esse ponto de equilíbrio e a se preparar melhor para os processos seletivos.

Continue a leitura e entenda a importância de um bom planejamento nos estudos!

Por que estabelecer uma rotina de estudos?

Primeiramente, vamos entender o que deve orientar a sua rotina de estudos: a motivação. Todos nós precisamos nos sentir motivados para conseguir render nas tarefas que nos atribuímos no dia a dia. Por isso, comece pensando no que mais inspira você a seguir estudando.

O sonho de conquistar um diploma e sentir-se realizado na profissão que escolheu já é motivo o bastante para você se dedicar aos estudos, concorda? Essa inspiração faz toda a diferença no seu humor e, consequentemente, no modo como você assimila os conteúdos. E isso sem falar que renderá muito mais se estiver com astral elevado.

Além disso, o fato de ter uma rotina auxilia na criação do hábito de estudar. Assim, naturalmente seu corpo e sua mente estarão mais focados nesta tarefa. Todo esforço, por menor que seja, traz recompensas e a sensação de bem-estar pelo dever cumprido. Depois de tanto tempo se dedicando à sua rotina de estudos, com certeza as recompensas serão ainda maiores.

5 dicas para ter uma boa rotina de estudos

Vamos agora às dicas práticas para tirar seu planejamento do papel.

1. Estabeleça um local para estudar

Definir um local de estudo é essencial para manter sua concentração nas tarefas. Como serão algumas horas de dedicação diária, a composição do lugar influencia muito na sua produtividade. Portanto, nem pense em escolher um local barulhento e com grande fluxo de pessoas.

É claro que não é todo mundo que tem a opção de contar com um home office, biblioteca ou outro ambiente adequado. Porém, procure fazer o máximo que puder para transformar o lugar escolhido em um recinto calmo e tranquilo. Deixe seus materiais de apoio sempre por perto e garanta uma boa iluminação.

Já o celular, é melhor que fique afastado. Dessa forma, você evita a tentação de ficar olhando as notificações nas redes sociais. Se for possível, escolha montar sua mesa perto da janela, assim dá para respirar um pouco de ar puro quando bater o cansaço. Cinco minutinhos de brisa são revigorantes, pode apostar!

2. Monte um cronograma de estudos

A dica do cronograma é campeã em todas as listas sobre rotina de estudos. Afinal, um bom planejamento é o que norteará os passos da aprendizagem. Quanto mais estratégico e detalhado for esse cronograma, melhor. Organize o documento começando pelas matérias em que você tem mais dificuldade, pois vão exigir mais esforço.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Em seguida, defina quais conteúdos você estudará nos momentos em que a cabeça já estiver mais cheia, como no final do dia. Nesse período, escolha algo mais leve, como fazer as leituras que poderão auxiliar nas provas de redação. Ler é uma maneira inteligente de descansar o cérebro, então, pode ser uma boa hora para isso.

Outra dica interessante é definir uma disciplina para estudar a cada dia da semana. Dessa forma, você chegará à sexta-feira com mais motivação ao perceber o tanto de conteúdos diferentes que estudou. Nada como conferir a checklist e notar que deu conta do recado, não é mesmo?

3. Defina um horário fixo

A questão dos horários é importantíssima, principalmente para quem leva uma jornada dupla de trabalho e estudo. Assim como na dica do cronograma, o ideal é ter o máximo de critério na definição dos horários. Pense em quais momentos do dia você tem mais produtividade e está livre de outros afazeres, como as pendências domésticas.

Defina esse período como sua hora de estudos e trate-a como sagrada. Se necessário, coloque um aviso na sua porta para ninguém atrapalhar você de se concentrar nos estudos, a não ser em casos urgentes. Sabemos que imprevistos acontecem e, por isso, nem todo dia você conseguirá cumprir o horário estabelecido.

No entanto, sempre que conseguir, encare como uma grande vitória e curta a sensação de bem-estar que isso proporciona. Dessa maneira, você mantém seu astral elevado e inclusive poderá se dedicar com mais atenção às outras tarefas do dia. Lembre-se: muitas vezes, o mau humor e a frustração são os fatores que mais prejudicam seu rendimento.

4. Separe um tempo para o lazer

Essa talvez seja a dica mais importante da lista. Intercalar a sua rotina de estudos com momentos de lazer é algo imprescindível para a sua saúde mental. Se você sentir cansaço, não se culpe. Separe um tempo para o descanso e aproveite ao máximo esse momento para renovar suas energias.

Durante o fim de semana e nos feriados, procure fazer aquilo que você mais gosta e permita-se descansar por um período maior. De segunda a sexta-feira, o ideal é que as pausas sejam menores, mas frequentes. Então, nem que seja para respirar um pouco ou ouvir aquela música que não sai da cabeça, se dê esse tempo!

5. Conte com material de apoio

Ter um bom material de apoio também é primordial na sua preparação para provas. Hoje em dia, existe uma série de conteúdos de qualidade disponíveis gratuitamente na internet. Mas atenção: faça uma pesquisa criteriosa antes de sair baixando tudo o que encontrar por aí. Veja se de fato aquele conteúdo foi bem-feito e se será útil para você.

Contar com simulados e provas de vestibulares anteriores também é uma excelente opção para testar seus conhecimentos e consolidar aquilo que foi aprendido. Você pode escolher um dia da semana para se dedicar a um simulado, que tal? Assim, é como se estivesse reforçando tudo o que estudou nos dias anteriores.

Com essas dicas, montar uma rotina de estudos proveitosa e livre de sacrifícios será muito mais fácil do que você imagina. Em pouco tempo, seu corpo já estará habituado ao cronograma e, naturalmente, você conseguirá ir cada vez mais longe na sua busca por uma carreira de sucesso.

Gostou do post? Então aproveite e assine nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como este!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0