Rotina de estudos nas férias: tudo que você precisa saber!

rotina de estudos nas férias

Já sabe como fazer para manter uma rotina de estudos nas férias? Muitas pessoas acabam encarando o período de recesso como um momento para nem pensar em conteúdos escolares. No entanto, é uma oportunidade para aproveitar o tempo disponível e ter contato com novos conhecimentos.

Afinal, para criar o hábito de estudar com produtividade e sem procrastinação, é importante manter o ritmo, mesmo quando você não precisa cumprir nenhum prazo ou se esforçar demais.

Só que também é necessário aproveitar o tempo de férias para descansar e recarregar as energias. Sendo assim, como encontrar um bom equilíbrio? Neste post, vamos mostrar algumas estratégias que vale a pena adotar. Acompanhe e saiba mais!

Por que é importante manter o ritmo de estudos nas férias?

Estabelecer uma rotina de estudos, para muitas pessoas, é uma missão complicada. Alguns estudantes podem levar até meses para conseguirem, de fato, aplicar os métodos de aprendizado e pegar o ritmo. Mas, quando chegam as férias e toda essa produtividade é interrompida, no período de volta às aulas será necessário reiniciar todo o processo, voltando para as primeiras etapas.

Por outro lado, ao manter uma rotina de estudos produtiva, ainda que com menos horas de dedicação, é possível retomar o ritmo de forma rápida e prática, sem sofrer muito nas primeiras semanas.

E não pense que a rotina de estudo nas férias precisa ser algo maçante e cansativo. Inclusive, você nem precisa encostar nos temas vistos ao longo do Ensino Médio, da preparação para o vestibular ou da faculdade.

É possível seguir estudando conteúdos alternativos, caso você queira, mas que são construtivos e compatíveis com os seus interesses. Além disso, existem diversas formas de aprender, inclusive as mais divertidas, como:

  • músicas e podcasts;
  • filmes e documentários;
  • livros didáticos ou literários;
  • cursos e palestras.

Quais são as vantagens de manter uma rotina de estudos nas férias?

Ainda não se convenceu de que vale a pena continuar estudando nas férias? Veja, então, as principais vantagens de desenvolver esse hábito!

Oportunidade de tirar dúvidas

Sabe aquela matéria em que você sentiu mais dificuldade durante o último período de estudos, mas por conta de diversos motivos, não conseguiu focar como gostaria e tirar todas as dúvidas? 

As férias podem ser o momento ideal para superar as suas dificuldades e dominar até os conteúdos que são mais complexos. Para quem não tem muita afinidade com disciplinas de Exatas, por exemplo, essa pode ser a ocasião perfeita para fazer mais exercícios e treinar as técnicas corretas para realizar os cálculos.

Possibilidade de aprender coisas novas

Ao longo de um período na escola, cursinho ou universidade, é complicado se dedicar a estudos sobre conteúdos que chamam a sua atenção, mas que não têm relação com a matéria que está sendo passada. Isso acontece tanto pela falta de tempo quanto pela diminuição da energia para focar novos aprendizados, devido ao cansaço do dia a dia.

Por outro lado, quando o recesso se inicia, é possível aumentar o ânimo para aprender coisas novas, assim como você tem mais tempo disponível no cotidiano para se dedicar a outras atividades.

É por esse motivo que vale a pena encontrar um curso para fazer nas férias, assistir a documentários de temas interessantes, ver as videoaulas que você colocou na lista, separar alguns livros para desenvolver o hábito da leitura, entre várias outras atividades.

Como você viu, para continuar estudando nas férias, não é necessário apenas se dedicar aos conteúdos acadêmicos ou aos temas para o vestibular. Existem diversas maneiras de manter o aprendizado e aproveitá-lo em várias etapas de sua vida.

Estudo sem cobrança

Não é muito melhor estudar sem a ideia de que, dentro de um determinado tempo, haverá uma prova? Ou, então, que é necessário acertar um total específico de questões para ter o desempenho esperado?

Aprender sem pressão faz com que você possa desfrutar melhor o período de estudos e, inclusive, ter mais entretenimento e diversão enquanto tem contato com novos conhecimentos.

Como manter a rotina de estudos nas férias e ainda descansar?

Mas, então, como manter a rotina de estudos nas férias e aproveitar todos esses benefícios, sem prejudicar o tempo de descanso? A seguir, confira algumas dicas de produtividade saudáveis!

Defina os momentos de estudo e descanso

A organização não deixa de ser necessária nas férias. Assim, que tal fazer um cronograma de estudos para essa época? Observe como você deseja que sejam os seus dias e separe os momentos de descanso dos de aprendizado.

Lembre-se de que, por estar de férias, não é necessário dedicar muitas horas para os estudos. Afinal, esse é um período em que o relaxamento e o lazer são prioridades. Por isso, organize os horários para encaixar todas as tarefas, sem sobrecarregar a sua rotina.

Tire um tempo só para você

É interessante que as primeiras e as últimas semanas de férias sejam dedicadas apenas para as atividades que você gostaria de realizar e que não tenham a ver com os estudos. Isso ajuda a descansar com mais qualidade.

Nos períodos disponíveis entre essas semanas, você pode aplicar o cronograma de estudos definido. Além disso, tenha em mente o que vale a pena ser revisado ou aprendido durante essa fase para se organizar melhor e evitar preocupações.

Pegue leve

Pode ser que a ideia de estudar nas férias faça com que você pense que é necessário se dedicar intensa e exaustivamente ao aprendizado. Mas não se esqueça de que esse é justamente o momento de relaxar.

Só que descansar com disciplina é muito mais benéfico para o seu desempenho acadêmico e para alcançar os resultados planejados. Por esse motivo, evite se cobrar demais nas férias e aproveite esse tempo para fazer atividades de lazer.

Qual é a importância do descanso?

Apesar de existir aquele discurso de que pessoas bem-sucedidas trabalham enquanto as outras estão descansando, saiba que isso não é totalmente verdade. A nossa mente, por mais incrível que seja, pode se sobrecarregar com facilidade quando não são feitas pausas adequadas.

É por esse motivo que o descanso é indispensável. Nesses momentos, é possível evitar o excesso de pensamentos e diminuir a necessidade de trabalho mental. Consequentemente, a disposição, a motivação e o foco aumentam após um tempo de pausa, possibilitando se manter no ritmo de estudos sem muita dificuldade.

Então, agora que você sabe que é importante manter uma rotina de estudos nas férias, porém, sem deixar de priorizar o descanso, qual é o próximo passo? É claro que se organizar para curtir esse período da melhor forma: com responsabilidade e equilíbrio.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com os amigos nas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0