Retomar a faculdade: como voltar com tudo?

retomar a faculdade

Você precisou interromper os estudos, mas agora quer saber como retomar a faculdade? Saiba que sempre é possível dar continuidade à formação, independentemente do motivo da sua pausa.

No entanto, é preciso entender que para cada caso pode haver um processo diferente para regressar ao curso. Desse modo, é possível adotar as mais variadas estratégias a fim de ter sucesso no plano de volta aos estudos.

E é justamente sobre esse assunto que queremos falar neste post. A seguir, confira ótimas dicas para retomar a faculdade e continuar os estudos de onde parou, considerando os mais diversos contextos!

Para quem desistiu do curso

O seu caso é o de desistência do curso? Para retomar a faculdade é preciso refletir sobre os motivos que fizeram você abandonar a sua formação.

Antes de tudo, entenda se o que trouxe desmotivação era o curso ou o momento que estava passando. Algumas fases da vida são mais conturbadas e fazer uma graduação envolve bastante energia, sendo desafiador conciliar todas as atividades em determinados períodos. No entanto, todas as etapas ruins têm um fim e é possível dar continuidade ao que você estava fazendo, quando as coisas se acalmarem.

Por outro lado, pode ser que você apenas não se identificou com o curso que estava fazendo na época, por isso, desistiu de estudar. Nesse caso, é interessante encontrar uma graduação mais adequada com as suas preferências e seus objetivos, para manter a motivação ao longo de todo o período de formação.

Para encontrar o seu curso ideal e o qual não trará mais desânimo ou vontade de desistir, vale a pena seguir algumas dicas, como:

  • conheça as suas opções;
  • faça testes vocacionais;
  • pesquise sobre o mercado de trabalho;
  • visualize-se na profissão escolhida;
  • analise a grade curricular do curso;
  • confira o corpo docente;
  • conte com uma instituição de ensino de qualidade.

Para quem ficou inadimplente

Se o que fez você precisar interromper o curso foi a falta de dinheiro para arcar com os custos do Ensino Superior, também existem soluções. O primeiro passo é entender quais são as suas dívidas e os critérios da instituição de ensino para realizar o pagamento de mensalidades inadimplentes. Desse modo, ao fazer a quitação, é possível dar continuidade à graduação.

Caso você tenha trancado o curso quando notou que ficaria sem condições de manter os pagamentos em dia, ainda é possível conferir o processo para destrancar a faculdade e continuar de onde parou.

Além disso, vale a pena apostar em estratégias para conquistar uma melhor organização financeira. Assim, assegura-se de não ocorrer problemas para arcar com os custos da faculdade nem precisar trancá-la novamente por falta de dinheiro.

Mais uma alternativa para aliviar o orçamento é tentar concorrer a bolsas de estudo. Por meio delas é possível conseguir descontos na mensalidade, tornando o pagamento mais acessível. Esse benefício pode ser obtido por meio de programas da própria instituição de ensino ou de iniciativas governamentais, como o ProUni.

Investir em soluções que ajudam a fazer renda na faculdade também é uma excelente saída. Existem vários trabalhos que você pode oferecer durante o período universitário para conseguir um dinheiro extra e aproveitá-lo para pagar a mensalidade. Entre os mais adotados entre os alunos, podemos citar:

  • estágio remunerado;
  • aulas particulares;
  • venda de doces ou salgados;
  • formatação de trabalhos;
  • trabalhos artesanais;
  • atividade freelancer.

Para quem quer fazer uma segunda graduação

Fazer uma segunda graduação oferece uma série de vantagens muito atraentes para a carreira, como maiores oportunidades no mercado, mais conhecimento e habilidades para oferecer, valorização do currículo e experiência profissional.

Nesse caso, é necessário fazer a escolha do novo curso, conforme os benefícios que pode apresentar. Em alguns casos é possível aproveitá-lo para complementar a formação inicial. Em outros, o objetivo é justamente ter uma graduação alternativa, seja por não se identificar com a primeira faculdade ou por interesse em novas áreas de atuação.

Além disso, vale a pena avaliar a modalidade de ensino que mais combina com a sua rotina atual. Muitas pessoas que fazem uma segunda graduação precisam conciliar o trabalho com os estudos, logo, apostar na educação a distância se torna uma vantagem ainda maior. Assim, é possível cumprir todos os compromissos de forma prática, flexível e produtiva.

Para quem tem filho pequeno

Saiba que é possível aproveitar a faculdade mesmo após ter filho pequeno. Pode ser que o nascimento do bebê fez você se afastar dos estudos por um momento. Porém, tenha em mente a importância de retomar a faculdade e continuar investindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No entanto, também sabemos que conciliar maternidade e carreira, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é importante fazer algumas adaptações da rotina para encaixar os compromissos universitários, sem deixar de dar atenção aos filhos e ao autocuidado.

Uma estratégia prática é definir prioridades. Deixar de lado algumas tarefas que não são tão relevantes no momento pode ser necessário para lidar com todas as demandas que uma criança pequena apresenta, assim como as tarefas da faculdade.

Além disso, receber o apoio dos familiares, dos amigos e da própria instituição de ensino faz toda a diferença. Estudar em um espaço confiável e com ótimo atendimento garante que você terá a oportunidade de evitar dores de cabeça com os estudos, podendo focar no aprendizado de qualidade.

Sem mencionar que a educação a distância é outra grande aliada nesse caso. Com horários flexíveis e a possibilidade de estudar de onde você estiver, é possível conciliar mais facilmente o retorno à faculdade com os demais compromissos pessoais.

Viu só como sempre é possível retomar a faculdade e investir na sua educação? Isso não significa que o processo será fácil. Contudo, são justamente os estudos que poderão impulsionar a sua carreira, oferecendo ótimos resultados no futuro para a sua vida profissional. Por esse motivo, vale a pena se empenhar para continuar de onde parou e alcançar o sucesso tão esperado.

Quer saber como ter um processo mais tranquilo de retomada aos estudos? Conte com uma instituição de ensino de qualidade. Entre em contato conosco e vamos ajudar você a investir na educação para realizar os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0