Confira o passo a passo para saber o resultado do ProUni

Confira o passo a passo para saber o resultado do ProUni

Prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e está pensando em conquistar uma vaga pelo Prouni? Que legal! Por aqui, nós ficamos muito felizes com esse tipo de notícia. Afinal, significa que há muito mais gente buscando qualificação e mudando de vida!

Mas em meio a tudo isso, é comum que surjam muitas dúvidas sobre como encontrar informações sobre o Prouni e até mesmo verificar o resultado do processo seletivo. Faz parte do grupo dos perdidos? Calma. A gente ajuda você a se achar!

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descobrir, finalmente, como encontrar o resultado do Prouni. Vamos lá!

Como encontrar o resultado do Prouni?

A gente não vai ficar enrolando você por aqui, tá bom? Logo de cara, confira o passo a passo para verificar o resultado do Prouni e descobrir se a vaga é sua ou não!

Acesse o site do ProUni

Antes de tudo, respire bem fundo: afinal, você vai receber uma notícia importante em breve. Se quiser, fique sozinho e escolha um horário em que você esteja mais à vontade, assim como um local confortável.

Tudo certo? Hora de acessar o site! Vá até prouniportal.mec.gov.br.

Clique em “ver resultado”

Você vai ver que o site traz várias informações bacanas, como dados sobre as edições anteriores e muito mais. Se você acessa o site antes dos resultados estarem disponíveis, não verá nada.

Mas, se você entrar quando eles já estiverem no ar, verá um botão escrito “ver resultado”. Clique nele!

Faça login na plataforma

Depois, você vai ser redirecionado para uma página de login. Isso é normal, e é o momento em que você precisa entrar no sistema para ser identificado por ele.

Clique em “entrar com gov.br”

O meio de ser identificado pelo sistema, aqui, é por meio do login em sua conta do gov.br. Se você ainda não tem a sua, pode fazê-la agora mesmo  — não precisa nem ser época de Prouni!

Essa conta é importante, pois é um elo entre você e o Governo Federal. É possível até declarar o seu Imposto de Renda por aqui. Então, já deixe tudo preparado, mas é bem rapidinho, tudo bem?

Observe a classificação e o status

Quando o sistema identificar o seu login, você verá o resultado. Há dois status possíveis: pré-selecionado e não pré-selecionado. O primeiro indica que você será chamado para a comprovação de documentos, e o segundo que precisará aguardar a lista de espera.

Passei! Qual é o próximo passo?

Primeiramente, parabéns! A gente sabe como essa é uma jornada muito árdua e ver “pré-selecionado” naquele status certamente foi algo muito especial para você. Agora, é hora de cair em campo, né?

Veja as orientações que estão dispostas no site e as siga com muita atenção. Você precisará comprovar toda a documentação para mostrar que as informações passadas no ato da inscrição são verdadeiras. 

De acordo com o portal oficial do Prouni, os documentos solicitados são:

  • carteira de identidade, carteira nacional de habilitação ou outros documentos com foto do candidato e de seus familiares;
  • carteira do trabalho e previdência social (CTPS) do candidato e de seus familiares;
  • comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de conclusão do ensino médio;
  • comprovante de deficiência;
  • comprovante de renda, entre outros.

Cada instituição pode solicitar documentações distintas, então é bem importante que você siga as orientações que o sistema passar. 

Não fui chamado… e agora?

Não desanime! É bem comum que as pessoas não sejam chamadas logo de cara para fazer a matrícula pelo Prouni. Se esse é o seu caso, confira o que fazer a seguir.

Tenha paciência. Você ainda pode ser chamado!

Muitas pessoas acabam desistindo da vaga ou, ainda, se cadastram no Prouni sem ter qualquer intenção de se matricular naquela instituição. É meio chato, mas é o que acontece.

A boa notícia é que você ainda tem chances de ser chamado(a). Veja a sua colocação no status de não pré-selecionado. Se você não estiver muuuito abaixo na lista, é bem provável que a sua hora chegue!

No entanto, você precisa ficar de olho nas listas de chamada. Quando o prazo da lista atual acabar, novas pessoas vão sendo chamadas. Caso elas também não compareçam, a lista continua “rodando” até que todas as vagas sejam ocupadas. Então, verifique sempre o site da faculdade para ver as novas listas.

Separe a documentação

No meio tempo, que tal você já separar a documentação? Afinal, vai que você é chamado(a)! O período para levar os documentos nas próximas chamadas costuma ser bem curto, então é recomendado que você já esteja com tudo pronto.

Caso você não tenha uma nova chance, pelo menos já estará tudo separado. E aí você pode ir atrás de alternativas para ingresso num curso superior.

Continue estudando

Não desista dos seus sonhos! Se você não passou no Prouni, tá tudo bem. Continue estudando e dando o seu melhor. Há outra edição dentro de seis meses, e você também pode tentar o ENEM mais uma vez. 

Busque alternativas

Se esperar não está entre os seus planos, também está tudo bem. Nesse caso, você pode tentar usar a sua nota do ENEM para ingressar diretamente em uma faculdade particular. Muitas delas oferecem boas opções de bolsa, que podem chegar a até 100% dependendo da sua nota.

O que é o Prouni?

O Prouni representa uma chance de nova vida para alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira no Brasil. O Programa Universidade Para Todos tem o objetivo de conceder bolsas de 50% ou 100% para quem não tem condições de pagar uma faculdade particular

Para participar, você só precisa fazer a prova do ENEM e se encaixar nos requisitos do programa.

Gostou de descobrir como encontrar o resultado do Prouni? A gente espera que as notícias sejam boas, mas nunca desanime caso o resultado não tenha sido exatamente o que você esperava. Há algumas alternativas e, em breve, você vai ocupar a vaga que tanto sonha em um curso superior!

Para ficar por dentro de mais dicas e de datas importantes, como a de divulgação dos resultados do Prouni, siga a Cruzeiro do Sul Educacional nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0