A importância da resiliência e como colocá-la em prática

resiliência

Você sabe o que é resiliência? Essa é uma habilidade cada vez mais requisitada pelo mercado de trabalho, independentemente da sua área de atuação. Afinal, trata-se da forma com que você lida com uma adversidade.

Saber como se adaptar a diferentes situações é uma característica natural do ser humano. Foi por conta disso que a nossa espécie evoluiu e chegou ao que conhecemos hoje. Essa capacidade se expande para o âmbito psicológico, e é isso que dá nascimento à resiliência.

Quer saber mais sobre a importância de desenvolver essa habilidade tão necessária na atualidade? Então acompanhe este post e fique por dentro do assunto!

O que é resiliência?

No geral, esse é um termo muito usado nas Ciências da Natureza e diz respeito à capacidade de um corpo retornar ao seu formato tradicional, mesmo tendo passado por uma situação de deformação.

Na Psicologia, a resiliência está relacionada com o que estimula um indivíduo a superar os obstáculos que surgem pelo caminho com inteligência emocional. Isto é, conseguir agir de maneira ponderada em situações de estresse e mudanças, buscando sempre a adaptação.

Pessoas que trabalham essa habilidade conseguem ter mais produtividade no trabalho, exercitam o controle emocional, relacionam-se melhor com outras pessoas, buscam mais o autoconhecimento, são mais capazes de solucionar problemas mesmo em situações de grande pressão e têm mais proatividade.

Um exemplo prático é de um indivíduo que na hora de enviar um trabalho, com o prazo se esgotando, notou um erro que levaria algumas horas para ser solucionado. Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, então qual é a melhor forma de lidar com ela?

A princípio, ele avaliou as suas possibilidades, como entregar o trabalho com erros, solicitar um prazo maior para o envio e pedir ajuda para que a solução do problema seja mais rápida. Em seguida, escolheu as duas últimas opções e conseguiu administrar as suas emoções para focar no que precisava fazer, ainda que estivesse sob pressão.

Em outras palavras, ao se deparar com um grande obstáculo, conseguiu pensar em estratégias para fazer com que essa situação tivesse o menor efeito negativo em sua vida.

Por que ela é importante para a carreira profissional?

Em sua carreira, você provavelmente vai se deparar com várias adversidades, seja durante o seu desenvolvimento profissional, seja na prática de sua profissão dos sonhos. Sendo assim, saber se adaptar às situações mais complicadas vai fazer com que você consiga se destacar e ainda manter o foco nos seus objetivos.

Além do mais, o mercado de trabalho está constantemente passando por mudanças. Essa é uma consequência da transformação digital. Por exemplo, antigamente, apenas saber usar o computador ou acessar os sistemas básicos eram o suficiente. No entanto, atualmente, cada vez mais se vê a necessidade de entender sobre informática e linguagens de programação.

O ambiente de trabalho também é desafiador. Não é à toa que os casos de doenças relacionadas a ele estão crescendo constantemente, como a síndrome de burnout. A resiliência também ajuda a lidar com o estresse e a evitar que ele prejudique a sua saúde mental e física.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Entender quais são as tendências do mercado para se manter competitivo e compreender as exigências de sua profissão são atitudes necessárias para perceber quais alterações você precisará realizar e como praticar a resiliência nas mais variadas situações.

Ou seja, é necessário saber se adaptar às demandas de sua profissão para continuar a construção de sua carreira e alcançar os seus objetivos. Isso sem falar que a resiliência ainda ajuda no seu desenvolvimento pessoal, transformando você em uma pessoa cada vez melhor.

Como ser mais resiliente?

Ao compreender a sua importância na vida pessoal e profissional, fica a dúvida de como ser mais resiliente no dia a dia, não é mesmo? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para exercitar essa habilidade.

Tire sempre um tempo para você

Tirar um tempo para cuidar de você é fundamental para ajudar no relaxamento. Acredite, ninguém vai conseguir se adaptar a uma situação de estresse se já estiver com tensão acumulada.

Por isso, um dos primeiros passos para ser mais resiliente é cuidar de sua saúde mental. Para isso, busque atividades que façam bem a você, como terapia, pintura, artesanato, leitura, meditação, exercícios físicos, entre outros.

Tenha um dia a dia saudável

Para que a saúde mental esteja em dia, é necessário também ter uma rotina saudável. Isso faz toda a diferença na forma que você lida com o estresse e deixa que ele influencie a sua vida.

Sendo assim, inclua atividades físicas regulares no seu dia a dia, preze por uma alimentação balanceada, tenha boas noites de sono e consulte o médico pelo menos uma vez por ano para realizar exames de check-up.

Procure ver o lado positivo das coisas

Manter o foco no lado negativo de uma situação de fato vai fazer com que o estresse domine a sua mente e o seu corpo. Por isso, a prática da resiliência está relacionada também com a absorção do que é positivo em um evento. Assim, é possível ter uma perspectiva otimista e se apegar ao que foi feito de bom.

Conecte-se com as pessoas

Estar em contato com outras pessoas, além de aumentar o seu networking, que é muito importante para o seu desenvolvimento profissional, ainda ajuda você a se sentir melhor e a ter mais autocontrole.

Isso porque os relacionamentos interpessoais estimulam diversas outras habilidades importantes, que andam junto da resiliência, como a empatia, a capacidade de ouvir o outro, a intenção de ajudar as pessoas próximas e a busca pelo apoio mútuo.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional nada mais é que o reconhecimento e bom gerenciamento dos seus sentimentos. Consegue ver a relação que isso tem com a resiliência? Ao ter um bom autocontrole das emoções, é possível se adaptar melhor às situações que exigem mudanças, serenidade e raciocínio claro.

Como visto, a resiliência é uma das virtudes mais importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, colocá-la em prática nas mais variadas situações em sua vida, desde as simples até as mais complexas, vai trazer diversas vantagens para você.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Então compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como ser mais resiliente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0