Saiba como fazer um bom relatório de estágio

relatório de estágio

Você sabe como fazer um relatório de estágio? Seja para cumprir a grade curricular do curso, seja para conhecer melhor o dia a dia de uma área de atuação e ter um apoio financeiro, essa é uma atividade procurada por muitos estudantes.

O que muitos alunos só descobrem na prática é que existe um documento que precisa ser entregue periodicamente para que a instituição de ensino possa acompanhar o desenvolvimento do estudante no estágio, geralmente no fim do contrato.

Tem dúvidas de como preparar esse documento? Então, não se preocupe mais. Neste post, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você a montar um ótimo relatório de estágio. Acompanhe e saiba mais!

Aponte os objetivos do relatório de estágio

O primeiro passo é explicar quais são os objetivos das suas atividades no estágio. Como visto, existem duas opções clássicas:

  • estágio facultativo ou não obrigatório — que visa iniciar o desenvolvimento profissional, ao procurar uma vaga no mercado de trabalho em uma área relacionada com o seu curso;
  • estágio obrigatório — que faz parte da integralização do curso, sendo necessário e obrigatório para complementar o conhecimento da graduação. Está presente na grade curricular.

Descreva quando e onde foi feito o estágio

O período no qual você desenvolveu as suas atividades no estágio, além do endereço, setor e turno em que atuou, são dados que devem estar presentes no documento. Lembre-se de que quanto mais detalhadas estiverem as informações, menores as chances de deixar de lado algum dado importante.

Se você fez um estágio a distância, também é preciso descrever como foram realizadas essas atividades. Além disso, caso tenha contado com a orientação ou supervisão de algum docente da instituição de ensino, é importante que essa informação esteja descrita no relatório. Inclusive, esses professores também podem ajudar a tirar algumas de suas dúvidas na hora de montar o documento.

Apresente a empresa responsável

Sendo facultativo ou supervisionado, o estágio costuma ser realizado junto a uma organização. É preciso que no relatório esteja claro o local que se responsabilizou por acompanhar o desenvolvimento do estudante nas atividades. Vale a pena também apresentar as informações relacionadas à presença do negócio no mercado de trabalho, tamanho da empresa, nicho de atuação e breve histórico.

Elabore uma conclusão para o relatório de estágio

Apresentar uma conclusão descrevendo o que você conseguiu tirar de proveito no estágio e quais foram os seus principais aprendizados é muito importante. O mesmo vale caso você não tenha se identificado com a área de atuação ou não tenha gostado das atividades.

É importante que a instituição de ensino tenha informações sobre como foi a experiência do aluno ao realizar o estágio. Por isso, não deixe de descrever o seu ponto de vista nesse momento.

Lembre-se de usar as normas da ABNT

A estrutura do seu relatório é como um trabalho acadêmico; por isso, precisa estar de acordo com o que pedem as normas da ABNT. Sendo assim, lembre-se de utilizar fonte, tamanho de letras, paginação, margens, paragrafação e espaçamento adequados.

Apoie-se no diário de estágio para produzir o relatório

Uma dica muito importante, principalmente para os alunos que vão passar por diversos setores em uma empresa ao realizar um estágio, é começar um diário ao ingressar na vaga, para anotar o que está sendo feito. Esses dados vão ajudar muito a se lembrar de informações importantes e escrever o relatório com mais facilidade.

Como você viu, o relatório de estágio é um documento fundamental para a aprovação das atividades curriculares supervisionadas. No entanto, pode ser que ele também seja solicitado pela instituição de ensino para os estágios facultativos. Por esse motivo, é importante saber como escrever esse registro.

Gostou deste post? Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, leia também sobre como funciona a carga horária dos estágios!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0