Relacionamento interpessoal: 4 dicas para colocá-lo em prática

relacionamento interpessoal

A cada semestre na faculdade, somos apresentados a novos professores e colegas de curso que assistirão conosco àquelas aulas. Saber se relacionar com eles é fundamental para conseguir aproveitar ao máximo esse momento de aprendizado.

O relacionamento interpessoal é importante para ter sucesso não apenas no ambiente acadêmico, mas também no profissional. Afinal, por meio dele podemos garantir uma comunicação saudável e clara, sem mensagens truncadas, desentendimentos ou discussões negativas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é relacionamento interpessoal, qual é a sua importância e como melhorá-lo. Continue a leitura e confira!

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal diz respeito à forma como duas pessoas ou mais se relacionam. Ou seja, de que maneira interagimos com todos a nossa volta amigos, familiares e colegas da faculdade ou do trabalho.

Por ser a base para um bom convívio em sociedade, ele deve ser sempre melhorado e constantemente avaliado, de maneira a garantir o respeito aos sentimentos e às demais questões presentes nessas interações.

Qual é a sua importância?

Quando estamos na faculdade, ficamos tão concentrados na gestão do tempo para darmos conta da carga de estudos que, às vezes, esquecemos de dar atenção às pessoas que nos cercam.

Porém, manter um bom relacionamento interpessoal é importante para gerar ambientes saudáveis, diminuindo os níveis de estresse que podem ser tão prejudiciais à saúde mental e física, além da vida pessoal e profissional.

Como melhorar o seu relacionamento interpessoal?

Agora, vamos ver algumas dicas de como colocar essa habilidade em prática e construir bons relacionamentos.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

1. Busque o autoconhecimento

A base de um bom relacionamento é o entendimento das emoções envolvidas naquela interação. Por isso, é importante buscar o autoconhecimento a fim de saber lidar com os seus sentimentos sem descontá-los nas pessoas que estão ao seu redor.

2. Saiba escutar

Saber escutar o que o outro tem a dizer nos permite considerar diferentes maneiras de enxergar um determinado assunto. Isso não quer dizer que é preciso mudar de opinião sobre algo, mas respeitar a visão de mundo do seu colega.

3. Tenha empatia

A empatia vai além da preocupação com os demais, pois ela visa a avaliar uma situação pelo ponto de vista de quem está nela junto a você. Ou seja, é a capacidade que permite a um indivíduo se colocar no lugar do outro.

Portanto, é fundamental para manter um relacionamento interpessoal saudável, ao levar em conta as emoções e os problemas da outra parte.

4. Seja ético

A ética é um dos pilares para um bom relacionamento interpessoal, pois abrange os valores morais que permeiam as relações humanas. Ser ético, portanto, é garantir o respeito ao próximo, mostrando caráter e intenções positivas.

Como vimos, o relacionamento interpessoal é importante não apenas para cultivarmos nossos vínculos com aqueles ao nosso redor, mas para manter a nossa saúde física e mental em dia.

Portanto, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática. Dessa forma, você conseguirá se relacionar melhor com as pessoas e poderá desfrutar dos benefícios dessa prática!

Aproveite também para compartilhar este post nas redes sociais e ajudar seus amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0