Como ter redes sociais voltadas para a vida profissional?

redes sociais profissionais

Já ouviu falar do uso das redes sociais profissionais? Esses espaços, além de permitirem uma maior conexão com as pessoas em nossa volta, contribuem muito para a criação de oportunidades de carreira. Por esse motivo, marcar presença nessas mídias vale muito a pena.

Para tirar um bom proveito das redes sociais em sua carreira, nada melhor do que criar um bom perfil profissional e uma estratégia adequada para ter bons resultados. Quer saber como fazer isso? Então, confira as nossas dicas!

Quais são as redes sociais para a vida profissional?

Antes de saber como usar as redes sociais para fins profissionais, é preciso entender quais mídias são mais vantajosas. Para dar um upgrade na carreira, algumas delas se destacam, como o LinkedIn, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp Business.

Isso significa que você precisa construir um perfil em cada uma delas? Nada disso! Lembra que falamos sobre ter uma estratégia? Sendo assim, é preciso levar em consideração os seus objetivos para saber onde marcar presença.

As redes sociais profissionais fazem parte da realidade de quem deseja entrar no mercado de trabalho, dos profissionais que já estão bem inseridos em uma área de atuação e, até mesmo, de quem quer ou está empreendendo. Desse modo, reflita sobre o que você gostaria de alcançar com esses espaços antes de criar o seu perfil.

Quais são as particularidades de cada uma das redes sociais?

Considerar as particularidades de cada uma das redes sociais vai ajudar você a encontrar aquelas que oferecem mais vantagens para a sua carreira e saber como utilizá-las estrategicamente.

Em termos de conectividade e acesso em tempo real, todas as mídias citadas se assemelham. No entanto, saiba que os resultados obtidos vão depender de sua rede de contatos.

Por outro lado, o que traz um diferencial entre essas redes sociais são as particularidades a seguir!

Interação

O WhatsApp Business é a rede social que mais permite uma interação direta e particular. No entanto, o Facebook, o LinkedIn e o Instagram também apresentam canais para mensagens privadas, assim como permitem se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, por meio das postagens.

Personalização

Se o que chama atenção para o seu perfil é a produção de conteúdos visuais ou você deseja criar uma identidade visual, o Instagram pode ser o ambiente mais interessante. Não é à toa que é tão utilizado para fazer marketing nas redes sociais, principalmente para a divulgação de portfólio ou de produtos, devido à possibilidade de personalização do perfil.

Viralidade

O Instagram e o Facebook são redes sociais mais utilizadas pelo público em geral, o que facilita se o objetivo é ter um maior alcance. No entanto, postagens no LinkedIn também podem se tornar virais e aparecer no feed de um grande volume de pessoas, principalmente dentro de um nicho do mercado.

Como usar as redes sociais para encontrar emprego ou estágio?

E agora, como utilizar esses espaços para conseguir emprego, estágio e demais oportunidades profissionais? Separamos algumas dicas que você vai gostar:

  • crie um perfil autêntico — faça com que as pessoas consigam identificar quem você é ao entrar as suas redes sociais, independentemente do canal que esteja usando;
  • interaja apenas com aquilo que é de seu interesse — isso ajuda a fazer com que os algoritmos relacionem você com temas relevantes para a sua carreira;
  • compartilhe informações verdadeiras e que agreguem valor ao seu perfil — o ideal é compor o seu perfil apenas de pesquisas, notícias e postagens que tenham a ver com o seu trabalho ou conhecimento, sem desviar o foco das suas redes;
  • crie o seu networking — as mídias sociais permitem encontrar várias pessoas com interesse em comum que podem fortalecer a sua rede de contatos profissionais.

Agora que você conhece as principais redes sociais profissionais, aproveite essas dicas para ir em busca de oportunidades que vão impulsionar a sua carreira. Além disso, lembre-se de criar um perfil que realmente expresse a sua personalidade e as suas competências. Assim, as chances de conseguir um emprego ou estágio aumentam.

Gostou do post? Então, comece a usar agora mesmo as suas redes sociais profissionais. Acesse a nossa página no LinkedIn e acompanhe os nossos conteúdos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0