Recolocação profissional: como fazer?

Não é nenhum segredo que a crise econômica presente no país afeta, de forma direta e indireta, a geração e manutenção de empregos. Dessa forma, não é difícil conhecer alguém que tenha perdido o emprego e está buscando recolocação profissional.

Ficar desempregado pode ser um choque para muitos, mas com certa organização e um pouco de estratégia você poderá se recolocar no mercado e até dar uma reviravolta na carreira.

O que é “recolocação profissional”?

A recolocação profissional é uma passagem pelo qual o profissional, assistido ou não, empenha-se para conseguir um novo lugar no mercado de trabalho enquanto realiza atividades como a revisão do currículo, aprimoramento do discurso para entrevistas e utilização do networking.

Ao buscar a recolocação profissional, é importante que o indivíduo se atente as suas capacidades e habilidades para que, assim, possa buscar vagas compatíveis ao seu perfil sem serem, necessariamente, iguais aos cargos anteriores.

Quando procurar recolocação no mercado?

A insatisfação com o atual emprego e a demissão por escolha da organização podem ser razões para que você deixe o local de trabalho. Entender o motivo por trás da necessidade de recolocação profissional pode ajudar a elaborar um plano de estratégias para um recomeço de sucesso.

Demissão

Buscar recolocação profissional após ser pego de surpresa com uma demissão pode parecer uma tarefa difícil e um pouco complicada.

Nessa situação, o importante é não ficar parado. Se você está desconfiado de que há a possibilidade de ser demitido, é necessário ficar em alerta e definir os próximos passos com urgência.

Insatisfação com o emprego

Em algum momento, a maioria das pessoas desenvolverá um sentimento de insatisfação com o emprego atual. As motivações são diversas, como salário, poucas chances de crescimento ou estresse no ambiente de trabalho.

Para esses casos, a recolocação precisa ser o resultado de um planejamento prévio. O correto é que você poupe algum dinheiro que te permita viver sem trabalhar até conseguir um outro emprego.

Ainda assim, caso haja a oportunidade, procure por outras vagas enquanto ainda estiver na empresa.

Quais estratégias aplicar nesse momento?

Para quem ocupou por muito tempo o mesmo cargo ou não possui muita experiência no mercado de trabalho, a busca por recolocação pode ser desanimadora.

Para que a procura por um novo emprego termine bem, é necessário aplicar algumas estratégias para não errar nesse momento. Algumas dicas são:

Elabore o currículo com cuidado

Seu currículo oferecerá a primeira impressão sobre quem você é. Dessa forma, ele deve ser objetivo, possuir uma linguagem clara e oferecer as informações necessárias. Dê prioridade a informações que sejam relevantes ao cargo no qual você está concorrendo.

Utilize as redes sociais

Atualmente, muitas seleções são realizadas pelas redes sociais, como o LinkedIn. Assim, é essencial que você mantenha o seu perfil sempre atualizado com suas funções e habilidades.

Realize um bom networking

Uma boa rede de relacionamentos pode ajudar bastante na hora da recolocação profissional. Colegas da faculdade, amigos e familiares podem facilitar a busca por uma nova vaga.

Porém, não procure aquele colega que possui uma certa influência no momento em que precisar. O networking deve ser cultivado de forma natural!

Assim, é possível perceber que a recolocação profissional requer muita pesquisa e esforço. Além disso, a experiência prévia e habilidades relacionadas ao cargo elevam as chances de ser contratado de uma forma mais rápida. Use isso ao seu favor!

Este artigo foi útil para você? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *