Afinal, quando posso começar uma pós-graduação?

quando posso começar uma pós-graduação

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e capacitado. Por isso, para se destacar perante a concorrência, é fundamental contar com uma boa formação acadêmica, o que inclui, também, uma segunda graduação ou pós-graduação.

Porém, você provavelmente está se perguntando “quando posso começar uma pós-graduação?”. A resposta para essa pergunta é bem simples, mas há outros fatores que devem ser considerados antes de decidir pela continuidade dos estudos.

Se deseja fazer uma pós, continue a leitura deste post. A seguir, vamos explicar quando é possível se matricular, quais são as diferenças entre as modalidades presencial e EAD, além de como escolher o curso certo. Confira!

Quando posso começar uma pós-graduação?

Se você está pensando em fazer um curso livre ou pós-graduação, é preciso coletar algumas informações antes de tomar uma decisão. Em relação à pós, a sua matrícula será aceita apenas se já tiver um diploma de Ensino Superior.

Além disso, é necessário ter disponibilidade de tempo para assistir às aulas, estudar os conteúdos e realizar os trabalhos acadêmicos. Portanto, se a sua rotina não permitir que se dedique ao curso, o ideal é deixá-lo para outro momento.

Como escolher um curso de pós-graduação?

Agora que você já tirou algumas de suas dúvidas sobre a pós-graduação, veja como escolher o curso certo para os seus objetivos.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Entenda a diferença entre os cursos

O primeiro passo é entender que existem dois tipos de pós-graduação, cada um voltado a metas específicas:

• lacto sensu especializações e MBAs direcionadas ao mercado de trabalho, sendo uma boa pedida para quem quer saber como ser promovido;
  • stricto sensumestrados e doutorados direcionados ao campo científico, sendo importantes para quem quer atuar como professor ou pesquisador.

Pesquise sobre o curso escolhido

Definido o tipo de pós-graduação que você quer fazer, é hora de escolher o curso que melhor se encaixará com os seus objetivos em médio e longo prazo. Para isso, é importante pesquisar quais serão os conteúdos estudos, a metodologia utilizada e, até mesmo, o corpo docente envolvido nas aulas.

Escolha a instituição certa

Por fim, escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, conte com uma boa infraestrutura — seja física, seja virtual — e tenha professores capacitados em seu quadro de funcionários. Dessa forma, não apenas conseguirá garantir que o seu diploma seja reconhecido em todo o território nacional, como também que o investimento na sua formação terá valido a pena.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação a distância?

Após decidir por seguir em frente e investir em um curso que oferecerá o crescimento profissional almejado, é fundamental entender que há algumas diferenças entre as modalidades presencial e a distância.

São várias as vantagens da pós-graduação EAD. Entre as principais, podemos citar:

• possibilidade de definir a sua rotina de estudos, incluindo o momento no qual vai assistir às aulas;
  • material interativo e disponível durante todo o curso;
  • valores mais acessíveis de mensalidade, uma vez que não há despesas para a instituição em relação à estrutura física;
  • economia de dinheiro também com relação à alimentação e ao transporte.

Agora que você já conhece a resposta para a pergunta “quando posso começar uma pós-graduação?”, não perca mais tempo: escolha o curso ideal para os seus objetivos, matricule-se agora mesmo e dê início ao seu aperfeiçoamento profissional!

Tem interesse em dar esse próximo passo em sua formação? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!