Veja aqui 8 qualidades profissionais valorizadas e como desenvolvê-las!

qualidades profissionais

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e capacitado, principalmente por conta das altas taxas de desemprego no país. Nesse cenário, ter um perfil que conte com as qualidades profissionais mais valorizadas pelos recrutadores pode ser o diferencial que ajudará você a se destacar.

É importante saber o quanto antes quais são as habilidades que as empresas procuram em seus funcionários, para que seja possível desenvolvê-las antes de procurar um emprego. Afinal, muitas delas podem ser trabalhadas até mesmo na universidade.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar as 8 principais qualidades profissionais procuradas pelos empregadores, para que você possa se preparar o quanto antes. Continue a leitura e confira!

1. Boa comunicação e assertividade

Pode parecer um assunto batido, mas melhorar a comunicação pode ajudar na sua carreira. Isso porque ela é fundamental para apresentar as suas ideias de forma coerente e, até mesmo, trabalhar em equipe de maneira bem-sucedida.

Por isso, para aprimorar a sua comunicação, comece a prestar atenção aos detalhes, focando no que está sendo dito. Ao tentar se comunicar com os demais funcionários, procure trabalhar a empatia e, sempre que possível, elogie o trabalho que está sendo feito por eles. 

Por fim, tente ser um profissional assertivo, que analisa todos ao seu redor e não ofende os demais em uma conversa. Além disso, aja sempre de forma educada com todos, assuma os seus erros e compartilhe os acertos com os colegas.

2. Facilidade de trabalhar em equipe

Saber como trabalhar em equipe é outra qualidade profissional muito valorizada pelo mercado de trabalho. Afinal, cada vez mais, as empresas estão dividindo seus colaboradores em times para, juntos, terem uma melhor produtividade e maior capacidade de resolver problemas. 

Essa é uma dica que pode ajudar você até mesmo no início da carreira, uma vez que um bom relacionamento com os seus colegas certamente chamará a atenção dos seus superiores.

Portanto, para desenvolver essa característica em seu perfil, procure sempre ouvir os demais colaboradores, respeite todos e foque sempre nas soluções, e não nos problemas enfrentados.

3. Perfil de liderança

Se você está se perguntando como ser promovido, saiba que ter um bom perfil de liderança é uma das características procuradas pelos gestores naqueles que desejam subir de posição dentro de uma empresa.

Assim, para conseguir o seu primeiro cargo de liderança, é preciso enxergar as necessidades dos demais funcionários, conquistando a confiança deles ao agir com mais empatia, cordialidade e tolerância.

Ter uma boa comunicação, reconhecer os seus pontos positivos e trabalhar para melhorar os negativos, assim como buscar constantemente o aperfeiçoamento profissional, são outras ações importantes.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

4. Comprometimento para com a empresa

Provavelmente, você já ouviu falar que as empresas valorizam aqueles funcionários que vestem a camisa e dão o sangue pelo negócio, não é mesmo? Pois saiba que isso é a mais pura verdade! Portanto, se você quer se destacar perante os seus empregadores, demonstre que você tem compromisso com a empresa em primeiro lugar.

Participe em eventos e reuniões, aponte soluções aos problemas apresentados e procure sempre criar e manter um bom relacionamento com todos — prática que, além de favorecer o networking profissional, ainda ajuda a manter o ambiente de trabalho mais produtivo e tranquilo.

5. Busca constante por conhecimento

Se o mercado de trabalho procura por profissionais cada vez mais preparados, uma forma de se destacar é pela capacitação. Por isso, a busca constante por conhecimento é uma das qualidades profissionais mais valorizadas, uma vez que garante à empresa que o funcionário estará apto a atuar da melhor maneira possível.

Você provavelmente já sabe como a graduação influencia na carreira, mas é preciso valorizar também as outras formas de adquirir conhecimento. Um curso de extensão universitária, por exemplo, pode transmitir os ensinamentos necessários para que o profissional se destaque em sua área, assim como um curso de idiomas pode ser fundamental para trabalhar em uma empresa multinacional, por exemplo.

6. Proatividade no trabalho

A proatividade é aquela qualidade que permite ao profissional realizar o seu trabalho sem precisar da supervisão constante dos superiores. Ele toma as decisões de forma acertada, coordena as etapas com os demais membros da equipe e garante a produtividade esperada.

Esse é um funcionário, portanto, que não espera receber ordens para entrar em ação. Ele também está constantemente se aprimorando para conseguir se destacar em sua área de atuação. Além disso, é caracterizado por perceber um problema antes que ele aconteça para assim planejar uma solução antecipadamente; sabe também dar prioridade ao que é mais importante e não acumular tarefas.

7. Habilidade de negociação

Não importa qual seja o ramo de atuação de uma empresa, ela certamente oferece algum produto ou serviço ao mercado, certo? Pois saiba que saber negociar é uma excelente qualidade profissional para se destacar nesse cenário.

Ter atitudes empreendedoras ajuda não apenas no seu crescimento profissional, como também no do negócio em que trabalha, uma vez que essa é uma relação na qual ambas as partes podem se beneficiar.

Portanto, procure sempre buscar por conhecimento, ser protagonista da sua história, trabalhar com aquilo que gosta e observar as tendências. Dessa forma, você conseguirá desenvolver a sua capacidade de empreender e, por consequência, a sua habilidade de negociação.

8. Inteligência emocional

Nossa última dica de qualidades profissionais deste post é para você desenvolver a sua inteligência emocional. Com ela, você será capaz de ter um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão, evitar sofrer crises de estresse e ansiedade e ter uma vida muito mais feliz e saudável, conseguindo deixar os problemas do trabalho no escritório — e não levá-los para casa.

Agora que você já sabe quais são as qualidades profissionais mais valorizadas pelo mercado, não perca tempo: comece a desenvolvê-las agora mesmo e planeje o seu desenvolvimento de carreira. Dessa forma, você certamente se destacará perante a concorrência e conseguirá aquela vaga tão almejada!

Se essas dicas foram úteis para o seu crescimento profissional, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá em primeira mão as nossas novidades, diretamente em seu e-mail!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0