Já se imaginou indo estudar no exterior por um tempo? Essa ideia costuma deixar muitos estudantes empolgados, em grande parte, pela chance de entrar em contato com outra cultura e ver mais do que apenas o lado turístico do lugar. O que muitos não sabem é qual a importância do intercâmbio para a vida profissional.
Assim como outras experiências na vida de estudante e no mundo do trabalho, o intercâmbio contribui bastante para a ascensão na carreira. Por isso, é importante entender de que forma essa oportunidade pode impactar o seu futuro e o que você pode fazer para aproveitá-la ao máximo.
Neste post, explicaremos qual a importância do intercâmbio para a carreira, além de trazer outras informações imperdíveis sobre o assunto. Boa leitura!
O que é e como funciona um intercâmbio?
O intercâmbio é uma viagem internacional que tem como objetivo a troca de conhecimentos, experiências e cultura. Essa troca acontece entre o intercambista, ou seja, a pessoa que sai do seu país para o país estrangeiro, e os nativos que recebem essa pessoa em seu país.
Muita gente associa o intercâmbio somente aos estudantes de ensino médio que vão passar um semestre em uma escola no exterior, mas existem várias modalidades, para pessoas de todas as idades. Veja as principais:
- high school — essa é a modalidade mais popular, voltada para adolescentes que estão no ensino médio ou “high school”, em inglês;
- curso de idiomas — é voltada especificamente para quem quer adquirir fluência no idioma estudado;
- au pair — nessa modalidade, a pessoa vai morar com uma família nativa e recebe uma remuneração para cuidar das crianças;
- idiomas e trabalho — o intercambista faz aulas de idioma em um turno e trabalha no outro;
- acadêmico — é a modalidade em que você faz uma parte do curso de graduação ou pós-graduação em uma universidade no exterior;
- trabalho voluntário — a ideia é atuar em algum projeto social durante o intercâmbio.
Existem intercâmbios com duração de semanas, meses e até anos. Um intercâmbio de cursos de idiomas, por exemplo, pode durar algumas semanas ou meses. O de ensino médio normalmente dura 1 ou 2 semestres. Em cursos de graduação e pós-graduação, por outro lado, o intercâmbio pode se estender por anos.
Em alguns casos, como nas modalidades high school e au pair, o intercambista morará com uma família nativa. Em outros, é possível ficar em alojamentos ou até encontrar um lugar para viver só.
Qual a importância do intercâmbio para a carreira?
Para você entender como o intercâmbio faz diferença na jornada profissional, destacamos alguns dos benefícios que essa experiência proporciona. Confira!
Fluência em outro idioma
Todos os tipos de intercâmbio, independentemente de ter foco em curso de idiomas ou não, ajudam a ganhar fluência na língua nativa do país. Isso porque você passa por um processo de imersão, que é vivenciar aquele idioma em todos os momentos do seu dia.
Esse tipo de conhecimento é muito importante para a carreira. Em certas profissões e cargos, principalmente os de liderança, dominar pelo menos um idioma estrangeiro é uma exigência. Por isso, o intercâmbio colabora bastante para que você tenha acesso a boas oportunidades profissionais.
Aprimoramento do currículo
Uma experiência internacional já consegue, por si só, chamar a atenção no currículo de uma forma que vai muito além de apenas saber uma língua estrangeira. Ela demonstra que o candidato à vaga de emprego tem autonomia, resiliência e outras soft skills importantes para a vida profissional.
Além disso, o intercâmbio é uma oportunidade não só de fazer cursos, mas também de estagiar, trabalhar e realizar serviços voluntários no exterior. Desse jeito, quando você se perguntar qual a importância do intercâmbio para a carreira, lembre-se de que você vai voltar para casa com mais experiências para colocar no currículo e se destacar no mercado de trabalho.
Mais autoconfiança e independência
Passar um tempo em outro país exige que você se adapte em vários sentidos — o idioma, a cultura, a culinária e o clima locais são apenas alguns exemplos disso. Você também tem que aprender a se virar por conta própria e resolver os problemas que surgirem, já que sua família estará a muitos quilômetros de distância para conseguir ajudar.
Nesse sentido, o intercâmbio faz com que você ganhe muito mais maturidade, autoconfiança e independência em pouco tempo. Essas características são essenciais para não deixar que os desafios do mercado de trabalho intimidem você e atrapalhem sua evolução.
Formação de uma rede de contatos
Na vida profissional, é muito importante construir uma rede de contatos — essa prática é chamada de networking. A ideia é que os contatos que você cultiva ao longo do tempo podem ajudar a abrir portas no mercado, conseguir novas oportunidades, fazer recomendações profissionais, entre outras formas de contribuir para sua evolução.
Em um intercâmbio, você fará amigos em outro país, talvez até conhecendo pessoas de várias nacionalidades diferentes. Mesmo que não sejam profissionais da área que você tem interesse, esses contatos ao redor do mundo podem ser úteis ao longo da sua carreira.
Como escolher o destino ideal?
Agora que você já sabe qual a importância do intercâmbio, fica outra questão — como escolher o melhor lugar para viver essa experiência? Como existem muitas opções, listamos alguns pontos a considerar antes de decidir:
- idioma — escolher qual língua você quer aprender já reduz bastante as opções. Se quiser ser fluente em inglês, por exemplo, algumas delas são Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália;
- modalidade de intercâmbio — dentre os países que falam o idioma escolhido, informe-se sobre os tipos de intercâmbio disponíveis e as condições para participar;
- características locais — ainda que você tenha toda a disposição para se adaptar, também é importante pesquisar sobre a cultura e o clima local, entre outros fatores com os quais você terá que conviver.
Por fim, vale reforçar que não existe apenas um momento ou idade certa para fazer intercâmbio. Se tem interesse nessa experiência, é só buscar uma modalidade que combine com o momento em que você está na sua vida.
Após saber qual a importância do intercâmbio para a ascensão na carreira, você deve ter ainda mais curiosidade de embarcar nessa viagem, não é mesmo? Então, não desista dos seus objetivos e aproveite todas as oportunidades de crescer como pessoa e como profissional.
Gostou deste post? Continue nos acompanhando nas redes sociais e confira outros conteúdos. Estamos no YouTube e no LinkedIn!