Você sabe qual a importância de aprender inglês? Veja!

qual a importância de aprender inglês

Você sabe qual a importância de aprender inglês? Esse é considerado o idioma universal, e dominá-lo se torna fundamental para ter acesso a diversas oportunidades, principalmente no mercado de trabalho.

Ter habilidades em outros idiomas faz com que você possa estudar com diferentes materiais e se comunicar com mais pessoas. Desse modo, acaba sendo um diferencial muito apreciado pelos recrutadores nos processos de seleção.

Neste post, você vai entender mais sobre a importância de aprender inglês e ver como estudar o idioma de forma prática e eficiente!

O inglês como diferencial no currículo

Independentemente da área em que você atua, o inglês é uma das competências que mais chamam atenção no currículo. Para entender por que isso acontece, vale a pena levar em consideração que, no mundo, existem mais de 1.000 diferentes dialetos falados pelos países. Desse modo, qual seria a melhor forma de manter um padrão que pudesse facilitar a comunicação?

A escolha de um idioma universal foi a solução encontrada. É preciso considerar também que vivemos em um período de globalização, em que acordos e parcerias com outras nações são feitas constantemente. Mas, por que a língua inglesa foi a escolhida para isso?

Com origem no latim, assim como a maioria dos idiomas ocidentais, o inglês é um dos que apresenta mais facilidade no aprendizado, devido à facilidade de flexão verbal, ausência de acentuação e menor número de regras gramaticais. Outro ponto de influência é que é as principais economias mundiais, como os Estados Unidos da América e o Reino Unido, têm essa língua materna.

Desse modo, ao apresentar o inglês no currículo, é possível se mostrar no mercado como um profissional preparado para lidar com situações que envolvam a necessidade de falar, ouvir, escrever ou interpretar conteúdos nessa língua. Não é à toa que ter fluência ou nível intermediário do idioma é um critério para várias vagas de emprego.

Em processos seletivos em que muitos candidatos apresentam tempo de experiência, formação e idade parecidas, ter um diferencial é fundamental para se destacar e atrair os olhares dos recrutadores. Dominar outros idiomas é uma das características de destaque em que você pode apostar.

As principais situações em que o inglês é essencial

Está se perguntando em quais situações o inglês seria tão importante assim? Então, veja alguns exemplos em que você poderia colocar em prática esse idioma!

Entrevistas de emprego

O Brasil conta com diversas empresas internacionais, e o governo faz parcerias com organizações estrangeiras dos mais variados setores. Desse modo, não é nada difícil passar por processos seletivos para vagas de emprego que envolvem conversas em inglês com os entrevistadores.

Isso acontece principalmente quando o seu currículo é selecionado para as entrevistas justamente por apresentar algum nível de habilidades com o idioma. Por esse motivo, lembre-se de sempre falar a verdade sobre as suas qualidades profissionais, pois você pode passar por testes a qualquer momento.

Cursos e treinamentos

Você pode encontrar também diversos conteúdos de qualidade em inglês, que ainda não foram traduzidos. Isso ocorre em cursos superiores, livres, de pós-graduação e mesmo em sessões de treinamento para uma empresa.

É por esse motivo que compreender o idioma vai permitir que você desfrute de benefícios na carreira. Afinal, sem ele, ao se deparar com situações como essa, nem toda a matéria poderá ser absorvida adequadamente, prejudicando a sua preparação profissional.

Prospecção de clientes

Dependendo do ramo em que você trabalha, o contato com os clientes é essencial para fechar negócio com pessoas ou outras empresas. Tenha em mente que nem sempre esses consumidores falarão português ou um idioma que você domina.

Sendo assim, dominar o inglês ajuda a se comunicar com essas pessoas e oferecer os seus serviços de forma estratégica. O idioma também ajuda no relacionamento com os clientes já fidelizados, mas que não são necessariamente brasileiros.

As melhores dicas de como aprender inglês

Agora que você entende a importância de aprender inglês, que tal dar os primeiros passos nos estudos? Veja o que fazer para se tornar fluente no idioma!

Tenha contato com o idioma

Para conhecer uma pessoa nova, qual é a primeira atitude? Ter contato com ela foi uma das primeiras ideias que se passaram pela sua cabeça, não é mesmo? Para aprender inglês, a lógica é a mesma.

Por isso, encare o estudo do idioma como a criação de um relacionamento: quanto mais você se aproxima de outra pessoa, mais pode aprender sobre as suas preferências, personalidade e demais informações.

Para ter mais contato com o inglês, vale a pena assistir a filmes e séries com pessoas que falam essa língua, ainda que com legendas, ouvir mais músicas, mudar o idioma do celular e ler mais livros.

Converse com pessoas que falam inglês

No tema do contato com o inglês, e se você conversasse com falantes? Esse é um exercício que ajuda a criar familiaridade com o idioma e com a entonação das palavras. Na prática, isso é chamado de listening e ajuda bastante na hora de compreender e pronunciar o idioma.

Aqui, vale a pena encontrar pessoas que têm o inglês como língua materna, independentemente do país em que nasceram, e indivíduos que aprenderam o idioma ao longo do tempo. Qualquer uma dessas experiências poderá proporcionar um ótimo retorno nos seus estudos.

Baixe aplicativos

É possível também utilizar aplicativos para estudar. Existem diversos programas que podem ser baixados, gratuitamente ou não, para treinar o idioma. Alguns exemplos são:

Invista em cursos

Fazer um curso de idiomas é outra opção que vai ajudar no seu aprendizado. Por meio das aulas, é possível treinar as diferentes competências do inglês e ter o apoio dos professores para se desenvolver bem no idioma.

Para quem gostou da ideia de aprender inglês, é possível, inclusive, estudar a língua de forma ainda mais aprofundada. Nesse caso, a graduação em Letras está aí para as pessoas que se identificaram com a área.

Há ainda diversas opções disponíveis online, como os cursos da Cruzeiro do Sul, para facilitar ainda mais o seu aprendizado. Desse modo, é possível incluir os estudos de inglês na rotina de maneira prática e eficiente.

Agora que você sabe qual a importância de aprender inglês, que tal começar a dar os primeiros passos para adicionar essa habilidade na lista de qualidades profissionais? Como você viu, ter domínio do inglês abre diversas portas para oportunidades incríveis no mercado de trabalho, aumentando as chances de ter sucesso na carreira.

Gostou da ideia? Então, conheça mais sobre os cursos de idiomas da Cruzeiro do Sul e faça já a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0