Quais os cursos chamados de stricto sensu? Descubra!

quais os cursos chamados de stricto sensu

Continuar os estudos depois de concluir uma licenciatura ou bacharelado pode ser muito importante para ter uma formação de destaque e construir uma carreira de sucesso. Porém, muitos estudantes ficam em dúvida quanto ao que fazer porque não sabem quais os cursos chamados de stricto sensu ou lato sensu.

Esses termos se referem aos tipos de pós-graduação que estão disponíveis, que têm diferentes abordagens e finalidades. Por isso, é importante compreender como funcionam para conseguir fazer a escolha que melhor atende aos seus objetivos.

Então, quer entender quais os cursos chamados de stricto sensu? É só continuar a leitura!

Para que serve o stricto sensu?

Stricto sensu é uma expressão do latim que significa “sentido estrito”. Essa denominação é dada aos cursos de pós-graduação que oferecem uma formação aprofundada sobre um campo de estudo específico. Esses cursos são os mestrados e os doutorados.

As pós-graduações stricto sensu são voltadas principalmente para quem quer seguir a carreira acadêmica, dando aula em cursos de nível superior e desenvolvendo projetos de pesquisa. Assim, esse é um caminho no qual o profissional está sempre envolvido na construção do conhecimento.

Quais são as vantagens de investir em um curso stricto sensu?

Uma formação stricto sensu faz com que o profissional se torne uma autoridade em seu campo de estudo, o que abre portas no mercado de trabalho, especialmente no meio acadêmico. É um reconhecimento que vem aliado a melhores oportunidades de emprego e crescimento.

Para quem busca estabilidade na carreira, esse tipo de formação também é muito vantajoso. Afinal, é possível conquistar um ótimo cargo de docente e pesquisador em universidades estaduais e federais por meio dos concursos públicos realizados periodicamente.

Como os cursos stricto sensu se diferenciam dos lato sensu?

Na hora de escolher uma pós-graduação, as opções stricto sensu e lato sensu deixam muitos estudantes em dúvida simplesmente por não saberem diferenciá-las. No entanto, a distinção é relativamente simples. Isso porque, enquanto stricto sensu quer dizer “sentido estrito”, a expressão lato sensu significa “sentido amplo”.

Assim, as pós-graduações lato sensu são as especializações e os MBAs (Master of Business Administration) um tipo de especialização específico para a área de negócios. Embora esses cursos também abordem temas específicos de uma determinada área, eles são mais curtos e menos aprofundados do que os mestrados e doutorados.

Quais os cursos chamados de stricto sensu?

Como mencionamos, as pós-graduações stricto sensu são os mestrados e doutorados. Os mestrados, que podem ser iniciados logo após a graduação, costumam ter duração de 2 anos, e é preciso que o mestrando produza uma dissertação para concluir o curso e conquistar o diploma.

Já o doutorado é uma pós-graduação que geralmente dura 4 anos e deve ser finalizada com a defesa de uma tese desenvolvida ao longo do curso. É necessário já ter o título de mestre para começar essa formação.

Agora que você sabe quais os cursos chamados de stricto sensu, é só começar a se preparar para continuar sua jornada acadêmica assim que for possível. Por fim, escolha o curso de pós-graduação que mais despertar o seu interesse e selecione uma instituição de ensino de excelência para garantir a melhor estrutura para os seus estudos.

Gostou de conhecer um pouco sobre os cursos stricto sensu? Antes de ir, confira também as diferenças entre lato sensu e stricto sensu e acabe com as suas dúvidas de uma vez por todas!