Progressão de carreira: 6 dicas para conseguir alcançá-la

Progressão de carreira: 6 dicas para conseguir alcançá-la

Todo profissional que se dedica ao seu trabalho tem a ambição de alcançar um posto mais alto, não é mesmo? A progressão de carreira é justamente a possibilidade de evoluir na profissão, avançando dentro da área em que você atua e tendo uma remuneração melhor com o passar do tempo.

Como não deve ser difícil imaginar, esse é o resultado de um processo contínuo que depende tanto do seu esforço quanto do local em que você trabalha. Para não perder boas oportunidades, é fundamental entender como isso funciona e o que você pode fazer para atingir esse objetivo.

Neste post, trouxemos 6 dicas para você progredir na carreira, entre outras informações sobre o assunto. Boa leitura!

Como funciona a progressão de carreira?

A progressão de carreira é um tipo de promoção horizontal, o que significa que você muda de nível dentro da empresa, sem necessariamente mudar de cargo. Um exemplo disso é quando um profissional passa de Analista I a Analista II. O cargo é o mesmo, as funções e responsabilidades seguem as mesmas, em geral, mas há uma evolução na carreira.

É interessante notar que a progressão é diferente de uma promoção funcional, que também pode ser chamada de progressão vertical. Na promoção funcional, há uma mudança de cargo e de funções, o que implica mais responsabilidades. É o caso de quem passa de vendedor a supervisor de vendas, por exemplo.

Na prática, como a progressão de carreira funciona depende muito de cada empresa, pois cada uma pode ter suas regras e nem todas têm um plano de cargos e carreiras definido. De modo geral, no entanto, a progressão considera o tempo do profissional na empresa e seu desenvolvimento.

Por que é importante correr atrás desse objetivo?

Muita gente associa o crescimento profissional somente às promoções funcionais, principalmente passando a ocupar cargos de gestão e liderança. Porém, o fato é que nem todos têm o perfil adequado ou mesmo a vontade de exercer essas funções. Além disso, esses cargos existem em menores quantidades e não há vagas suficientes para uma equipe inteira ser promovida da mesma forma.

Nesse sentido, é importante buscar a progressão de carreira porque essa é mais uma forma de crescer na profissão. Você pode continuar no mesmo cargo, mas chegando a níveis mais altos na empresa e obtendo mais valorização como profissional.

O que fazer para alcançar a progressão de carreira?

A seguir, trouxemos algumas dicas para ajudar você a atingir esse objetivo profissional. Confira!

1. Compreenda as regras

O primeiro passo na busca da progressão de carreira é entender exatamente o contexto em que você se encontra. Uma vez que as empresas podem ter regras diferentes para esse processo, isso significa que você precisará se informar sobre o plano de cargos e carreiras da organização.

Assim, você descobrirá se a progressão depende do tempo no cargo, quais tipos de desenvolvimento profissional são considerados, entre outros fatores. Essas informações são importantes para guiar seus próximos passos nessa jornada.

2. Defina metas

Saber onde você quer chegar profissionalmente é outro passo essencial para uma progressão de carreira bem-sucedida. Você não precisa se limitar ao que uma determinada empresa oferece. Se isso não é o que você quer, o melhor é buscar outras oportunidades que estão mais alinhadas aos seus objetivos.

Por isso, é importante estabelecer metas pessoais. Reflita sobre o tipo de cargo e faixa salarial que quer alcançar e trace um planejamento tendo isso em mente. Desse modo, você terá uma visão mais clara das etapas que precisa cumprir para chegar lá.

3. Domine suas funções e tarefas

Se você ocupa um cargo no qual deseja avançar, é fundamental que domine muito bem todas as funções e tarefas que fazem parte das suas atribuições. Isso faz toda a diferença para que você se mantenha na empresa e comprove que merece a progressão de carreira.

Caso tenha dificuldades para fazer seu trabalho, entenda que é hora de buscar formas de se aperfeiçoar. Faça treinamentos e não tenha receio de pedir feedbacks dos seus chefes sobre as suas tarefas. Você descobrirá em que precisa melhorar e demonstrar interesse em evoluir.

4. Pratique o autoconhecimento

Por falar em saber onde precisa melhorar, essa é mais uma dica para alcançar a progressão de carreira. Você tem que reconhecer quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos para poder encontrar formas de evoluir, desenvolvendo novas habilidades e aprimorando as que já tem.

Para isso, tente ter olhar crítico sobre si mesmo, tanto em relação à qualidade do seu trabalho quanto à sua personalidade. Pode ser que você tenha muitas habilidades técnicas, mas encontre dificuldades para trabalhar em equipe, por exemplo. Fazer essa autoavaliação ajuda a definir as estratégias para progredir.

5. Foque em capacitação profissional

Mesmo que você já domine suas funções e tenha muito mais feedbacks positivos do que negativos, nunca deixe de continuar se capacitando. Sempre há algo novo que você pode aprender, até porque o mercado está em constante evolução e é importante se adaptar às mudanças para não ficar para trás.

Portanto, faça cursos de graduação e pós-graduação, aprenda um novo idioma e participe de eventos da sua área. Esse é um investimento na sua carreira que trará resultados, tanto na empresa em que já estiver quanto se for preciso buscar uma nova oportunidade no mercado.

6. Apresente resultados

Como a progressão de carreira tem a ver com o tempo que o profissional permanece na empresa, há quem cometa o erro de se acomodar no cargo. Então, lembre-se de sair da zona de conforto, buscando novos desafios e apresentando resultados que vão demonstrar que você merece esse reconhecimento.

Por fim, vale reforçar que a progressão de carreira caminha junto da progressão salarial. Assim, a possibilidade de receber uma remuneração mais alta é mais um motivo pelo qual você deve se capacitar cada vez mais para avançar na sua área de atuação e dentro da empresa.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no YouTube e no LinkedIn, onde você pode conferir outros conteúdos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0