Programa de intercâmbio: entenda quando vale a pena

programa de intercâmbio

Participar de um programa de intercâmbio durante a graduação pode fazer toda a diferença na sua carreira. Afinal, a experiência de passar um tempo fora do país, adquirindo novos conhecimentos pessoais e profissionais, é capaz de agregar muito nos caminhos de uma pessoa.

Outro ponto positivo de fazer parte de um programa de intercâmbio é a maior segurança. Isso porque existe uma agência especialista no assunto que é responsável por cuidar de todos os processos e garantir que você alcance os seus objetivos de forma prática e confortável.

Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de atividade e quando vale a pena realizá-la durante a graduação? Acompanhe este post e tire as suas dúvidas!

O que é um programa de intercâmbio?

O intercâmbio é uma experiência que permite viver temporariamente em outro país, absorvendo novos conhecimentos sobre cultura, dinâmica social, economia e diversos outros pilares da sociedade de uma outra nação.

Os programas de intercâmbio, por sua vez, são organizações que providenciam todos os processos para que os candidatos a essa experiência possam encontrar uma oportunidade, viajar e retornar ao Brasil. Tudo isso com as documentações corretas e segurança.

Para que ele serve?

O programa de intercâmbio serve para oferecer uma nova oportunidade de se desenvolver. Quando realizado durante a graduação, pode ajudar na decisão da área de atuação, na organização da rotina de estudos, nas aspirações pessoais e em diversos aspectos da vida.

Seu objetivo é proporcionar essa experiência da forma mais segura possível. Por isso, o programa faz o intermédio entre o host, pessoa ou organização que vai receber os estudantes durante todo o tempo de intercâmbio e o candidato.

Com isso, cuida de toda a documentação e as obrigações que uma pessoa precisa fazer antes de dar início a um intercâmbio. Além disso, orienta os alunos da forma adequada para ter o melhor aproveitamento da experiência.

Como funciona?

Se você se interessou por um programa de intercâmbio, é fundamental entrar em contato para entender como funciona. Geralmente, os alunos manifestam interesse e começam a tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Após conhecer os valores do programa, as possibilidades de pagamento e, até mesmo, as opções de bolsa, o próximo passo é fazer a inscrição. Depois disso, é necessário apenas ir em busca dos documentos exigidos e seguir todos os cuidados pré-intercâmbio, orientados pela agência.

Do lado da agência, o que acontece é a necessidade de manter o contato entre instituições de ensino, pensionatos, candidatos a hosts, alunos, responsáveis e demais partes envolvidas no intercâmbio. Ao fazer esse intermédio, é possível matricular os estudantes em cursos temporários no outro país, providenciar uma moradia segura e organizar os prazos de ida e volta.

Em outras palavras, o programa de intercâmbio funciona oferecendo o suporte que os alunos precisam para confiar nessa iniciativa e dar início a uma experiência incrível. Assim, fica muito mais fácil aproveitar os benefícios dessa atividade, com a sensação de segurança e amparo.

Quais são os benefícios de fazer um programa de intercâmbio?

Fazer um intercâmbio durante a graduação é capaz de mudar toda a percepção de uma pessoa sobre a carreira. Ao mesmo tempo que ajuda a abrir portas para novos caminhos profissionais, essa experiência também ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento, a ponto de descobrir novos interesses e aspirações.

Saiba mais sobre as vantagens de participar de um programa de intercâmbio durante a faculdade!

Ótima oportunidade

O intercâmbio é uma oportunidade incrível para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo da experiência, é possível estimular diversas habilidades e competências comportamentais que são estimadas pelo mercado de trabalho.

Um exemplo disso é o senso de responsabilidade. A autonomia, a organização, a disciplina, a resiliência e a inteligência emocional também são habilidades muito exercitadas ao morar fora do país por um tempo, principalmente pela necessidade de se adaptar a um novo ambiente, lugar e cultura.

Quanto às oportunidades profissionais, o intercâmbio também é excelente para o desenvolvimento de hard skills. Desde o aprendizado de um novo idioma, a ponto de adquirir fluência, até as imersões em uma nova cultura e técnicas utilizadas em outro país sobre uma determinada área de atuação podem ser bem aproveitadas pelos estudantes de graduação. 

Aumento da experiência

Consequentemente, a experiência profissional também se enriquece após participar de um programa de intercâmbio. Essa é, inclusive, uma vantagem para melhorar o currículo e atrair a atenção dos recrutadores ao se candidatar a uma vaga de emprego.

Vale a pena destacar também que a experiência cultural em outro país é importante para o desenvolvimento pessoal. Ter trocas com novos povos e comunidades expande o ciclo social e, até mesmo, o networking, favorecendo o aumento da carga de conhecimentos e de habilidades de uma pessoa.

Essa atividade também permite aprender mais sobre você. Desse modo, é possível retornar ao Brasil com mais experiência de vida, o que é ótimo para melhorar os estudos e ter uma direção na carreira.

Diferencial no currículo

Como visto, fazer um intercâmbio ajuda a destacar o seu perfil profissional em um processo seletivo para novos colaboradores em uma organização. Isso acontece por conta da experiência diferenciada que você oferece.

Além de soft e hard skills bem desenvolvidas durante o tempo fora do país, quem participa de um programa de intercâmbio pode agregar muito a uma empresa com os conhecimentos obtidos durante a experiência.

Por mais que não tenha trabalhado durante o intercâmbio, os aprendizados da vivência no exterior podem enriquecer a atuação. Quem não tem experiência profissional pode aproveitar muito essa atividade para se destacar e mostrar as qualidades profissionais durante uma entrevista de emprego, por exemplo.  

Viu só por que vale a pena participar de um programa de intercâmbio? A UNICID, da Cruzeiro do Sul Educacional, conta com atividades para quem deseja ter experiências em outros países ainda na graduação. Assim, é possível expandir as suas oportunidades de carreira e ter um ótimo desenvolvimento pessoal e profissional.

Achou essa ideia interessante? Então, saiba mais sobre as parcerias de internacionalização e de intercâmbios da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0