O que você precisa saber sobre programa de extensão universitária

programa de extensão universitária

Já ouviu falar sobre programa de extensão universitária? Esse é um tipo de atividade complementar que as instituições de ensino promovem e pode fazer toda a diferença na sua formação.

Participar de eventos promovidos por entidades ou demais partes da sua instituição de ensino é uma excelente maneira de complementar o seu aprendizado. Assim, é possível ter contato com outra realidade da sua área de interesse, compartilhar experiências, além de fortalecer o networking.

Quer saber mais sobre as oportunidades que um programa de extensão universitária pode oferecer para a sua carreira? Então, acompanhe este post e fique por dentro do assunto!

O que é um programa de extensão universitária?

Basicamente, trata-se de um projeto que visa a integração do curso, oferecendo cursos, eventos, workshops, palestras, entre várias outras opções, que servem como um complemento aos conteúdos vistos durante uma graduação.

Ou seja, como o próprio nome já diz, é uma extensão da experiência vivida durante o Ensino Superior. Por meio das atividades propostas por programas desse tipo, é possível expandir bastante o seu conhecimento e as suas habilidades. Assim, você se destaca com mais facilidade no mercado de interesse.

Para que serve esse programa?

Muitas vezes, a experiência em sala de aula não é capaz de abordar todos os conteúdos teóricos ou práticos acerca de um tema. Sendo assim, existem diversas alternativas para aprender mais sobre um determinado assunto.

Um deles são os cursos de extensão universitária, além das demais atividades do programa. O objetivo delas é justamente proporcionar uma maior imersão dos alunos durante o curso superior, com a possibilidade de aprender ainda mais sobre diversos temas.

Como funciona?

Cada tipo de atividade pode ter uma dinâmica, duração e proposta diferente. Mas o que há em comum entre os programas de extensão universitária é que eles ocorrem fora da grade curricular do curso.

Apesar disso, podem servir para concluir toda a carga horária da graduação. Afinal, diversos cursos pedem que os alunos participem de atividades complementares às da sala de aula para a integralização do curso.

Quando vale a pena fazer?

Os programas de extensão universitária estão disponíveis ao longo de todo o tempo que você passa na instituição de ensino. No entanto, se organizar para fazer na melhor época é uma estratégia para manter o equilíbrio da rotina e dar conta de todos os compromissos.

Tendo em vista que os últimos períodos da graduação são voltados para a realização das disciplinas finais, estágios obrigatórios e TCC, é interessante você dar atenção para as atividades complementares nos primeiros semestres.

Quais as principais vantagens?

Quer saber o que você pode ganhar ao dedicar tempo e energia a uma atividade de extensão universitária? Veja só a lista a seguir!

É uma oportunidade de aprendizado

Aproveitar ao máximo o período no Ensino Superior para aprender mais conteúdos é uma excelente ideia. Assim, você pode se preparar adequadamente para os desafios da vida profissional, sentindo-se mais confiante.

Enriquece o currículo

Quer melhorar a sua apresentação no mercado de trabalho? Então, aposte em atividades que ajudam a deixar o currículo mais rico. Os programas de extensão universitária são ótimos para isso.

Afinal, além de ajudarem a mostrar que você é um profissional proativo, contribuem para reforçar o seu domínio sobre determinado assunto. Desse modo, os recrutadores podem gostar mais do seu perfil, principalmente se apresentar aquilo que estão procurando.

Permite fazer networking

Você sabia que é possível construir o seu networking ainda durante o curso superior? O ambiente universitário oferece diversas possibilidades de fazer contatos, como professores, colegas e demais profissionais. As atividades de extensão universitária são ótimos espaços para você ter contato com outras pessoas e integrá-las à sua rede.

Ajuda a se encontrar profissionalmente

Outra das principais vantagens de fazer atividades de extensão é a chance de ter contato com várias possibilidades de atuação. Assim, é possível identificar aquela com a qual você mais se identifica e encontrar uma nova aspiração profissional.

Isso porque o mercado é bastante amplo e oferece uma série de campos de atuação. Muitas vezes, para trabalhar em um setor específico, é preciso se especializar. No entanto, nem sempre é fácil saber em qual curso fazer na educação continuada ou conhecer quais são as suas alternativas.

Os cursos e demais atividades de extensão universitária abrem portas para se encontrar na carreira, ao identificar uma área que tem mais a ver com você e com as suas expectativas profissionais.

Como buscar?

E como encontrar as melhores opções de programa de extensão universitária? É simples! Para isso, é fundamental estar por dentro das novidades da sua instituição de ensino. Ativar notificações, acompanhar o site da faculdade e ficar de olho no e-mail são atitudes muito positivas.

Além disso, tente participar de grupos de alunos e conversar com os seus colegas de classe. Assim, eles podem indicar as atividades que ficaram sabendo. Vale ressaltar que isso pode ser feito também pelos estudantes da EAD, principalmente pelos fóruns e espaços de bate-papo.

Como fazer um programa de extensão universitária?

O primeiro passo para fazer um programa de extensão é encontrar a atividade que mais se alinha com as suas preferências e disponibilidade de tempo. Por esse motivo, confira com atenção todos os detalhes dos anúncios das opções em aberto.

Além disso, é importante organizar a rotina de estudos para incluir os compromissos da atividade, sem comprometer o seu desempenho nas disciplinas da graduação e outras tarefas do dia a dia.

Por fim, basta se dedicar às atividades propostas no programa de extensão, a fim de aproveitá-las ao máximo. Lembre-se de tirar todas as dúvidas, anotar os tópicos mais importantes e, é claro, investir na sua carreira.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre o programa de extensão universitária? Então, não deixe de se organizar para fazer essas atividades complementares durante a sua graduação. Lembre-se de que quanto mais cedo você se planejar, mais fácil será para lidar com todos os compromissos.

Este post ajudou você a entender mais sobre as atividades universitárias? Ficou com alguma dúvida com relação ao programa de extensão ou tem mais uma dica para aproveitá-lo bem? Deixe um comentário logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0