Confira 6 profissões que surgiram nos últimos 20 anos

profissões que surgiram nos últimos 20 anos

O mercado de trabalho está em constante atualização. Devemos isso a vários fatores, e um deles, sem dúvidas, é o desenvolvimento da tecnologia. Outras mudanças pelas quais a sociedade vem passando também têm contribuído para muitas transformações no cenário profissional. Pensando nisso, resolvemos dar destaque às profissões que surgiram nos últimos 20 anos.

Conhecer um pouco mais sobre essas novas possibilidades é essencial para direcionar a sua escolha de carreira e apostar em um caminho promissor para o contexto atual — esteja você iniciando a jornada acadêmica ou com interesse em mudar de profissão.

Então, acompanhe as informações a seguir e conheça 6 profissões que surgiram nos últimos 20 anos!

1. Gestor de mídias sociais

O mundo está nas redes sociais, onde circulam milhões de pessoas o tempo todo. E esse é um cenário propício para divulgar produtos, marcas e serviços. Diante dessa demanda, o gestor de mídias sociais tem um importante papel para aplicar estratégias que otimizem a captação de potenciais clientes.

Para seguir nessa carreira, os cursos mais comuns são Marketing, Publicidade, Jornalismo e até Administração.

2. Engenheiro de cibersegurança

O engenheiro de cibersegurança — ou segurança da tecnologia da informação — tem atribuições bastante técnicas, como manejo de firewalls, criptografia de dados, entre outras. Em resumo, ele é responsável por proteger os sistemas computacionais de ataques maliciosos.

Quem quer atuar nessa profissão pode fazer cursos específicos de cibersegurança, mas a área também é procurada por graduados em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros cursos voltados à tecnologia.

3. Cientista de dados

O cientista de dados é responsável por resolver problemas complexos relacionados ao big data, organizar uma base de dados e efetuar as programações necessárias para que uma máquina venha a “pensar”, isto é, que saiba responder aos comandos que recebe.

Esse profissional é uma das figuras centrais do cenário tecnológico atual, tanto que começaram recentemente a surgir cursos específicos na área de Ciência de Dados. Além disso, profissionais formados em Matemática, Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e nas Engenharias também podem seguir por essa vertente.

4. Analista de SEO

O analista de SEO é um dos grandes responsáveis pelos conteúdos que aparecem nas suas buscas pela web. Em síntese, sua principal atribuição é pesquisar palavras-chave e otimizar as páginas de um site para que ele seja facilmente encontrado, aumentando seu tráfego.

A graduação principal para essa área é o Marketing, ou precisamente o Marketing Digital.

5. Desenvolvedor de automação e robótica

Quem trabalha como desenvolvedor de automação e robótica implementa e acompanha processos automatizados para organizações de vários setores. Para simples entendimento, é o profissional que projeta e codifica robôs industriais.

Os cursos relacionados a essa profissão incluem a Engenharia Robótica, Engenharia de Automação, da Computação e de Produção.

6- Gerente de sustentabilidade

Se você ainda está se perguntando “qual profissão combina comigo?“, a última da nossa lista talvez contemple uma área do seu interesse: gerente de sustentabilidade.

Esse é o profissional que planeja e faz a gestão das atividades relacionadas ao contexto ambiental da empresa. A principal formação dos profissionais dessa área é a Engenharia Ambiental.

Como você viu, cada vez mais possibilidades de carreira surgem no mercado, assim como alguns tipos de trabalho passam a ter menos espaço frente às necessidades da sociedade atual. Agora, cabe a você descobrir se tem aptidão para alguma dessas profissões que surgiram nos últimos 20 anos ou se tem mais compatibilidade com as clássicas.

Faça o teste vocacional e descubra quais caminhos você pode seguir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0