Separamos 6 profissões da saúde que você precisa conhecer

As profissões da saúde estão sempre em alta, e a demanda por esses profissionais só tende a aumentar. Isso acontece porque a expectativa de vida da população aumentou e as pessoas querem viver de maneira saudável. A evolução tecnológica também ampliou as opções de carreira nessa área.

Antes de escolher o curso superior, é importante analisar as possibilidades que se encaixam no seu perfil. Cada um deles apresenta as suas especificidades, mas também têm similaridades, como a necessidade de aperfeiçoamento constante.

Se você gosta de cuidar de pessoas e quer conhecer mais sobre as profissões da saúde, continue a leitura deste post!

1. Enfermeiro

O enfermeiro é responsável por controlar e monitorar as atividades dos técnicos e auxiliares de Enfermagem. Ele é preparado para atender pacientes em estados graves ou com alto grau de complicação.

Para se tornar esse profissional, é necessário ser graduado em Enfermagem, um curso com duração de 4 anos. Dessa forma, é possível atuar tanto com o auxílio a pacientes, quanto com o trabalho em cargos administrativos.

2. Nutricionista

O nutricionista é o profissional responsável por planejar, coordenar e administrar programas de alimentação e nutrição em restaurantes comerciais, empresas, hospitais, escolas, hotéis, entre outros. Ele estabelece o cardápio das refeições, sugerindo pratos apropriados às necessidades nutricionais de pacientes, clientes ou hóspedes.

Para seguir essa profissão, é preciso fazer o curso de Nutrição, que tem duração de 4 anos e é do tipo bacharelado.

3. Dentista

De forma geral, o dentista cuida da saúde e estética bucal. O profissional realiza cirurgias, projeta e instala próteses, extrai, restaura e limpa dentes. Também cura e previne doenças da gengiva, língua e bochecha.

No curso de Odontologia, o aluno estuda sobre tratamento da boca, dos dentes e dos ossos da face. A duração do bacharelado geralmente é de 4 anos, e a formação permite que o profissional atue em consultórios, hospitais e empresas.

4. Psicólogo

Esse profissional entende os fenômenos psíquicos e do comportamento humano. Também realiza o diagnóstico, previne e trata doenças mentais, assim como transtornos emocionais e de personalidade.

Para exercer a profissão, é preciso fazer o curso de Psicologia, com duração de 5 anos. Assim, é possível trabalhar em consultórios, escolas, hospitais e nas mais diversas instituições de saúde. O psicólogo também pode atuar na área de Recursos Humanos das empresas.

5. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta diagnostica, previne e trata alterações do organismo humano causadas por má-formação genética, acidentes ou problemas de postura. O profissional também ajuda na reabilitação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios cardíacos, neurológicos ou respiratórios.

Ele está habilitado para trabalhar com crianças, idosos, gestantes e portadores de deficiência física ou mental. Antes disso, é preciso fazer o curso de Fisioterapia, que tem duração de 4 anos e é do tipo bacharelado.

6. Gestor hospitalar

Esse profissional trabalha com o gerenciamento de sistemas de saúde e com o que envolve seus processos, materiais, mão de obra e equipamentos. O cargo também inclui o planejamento e controle de compras e a análise e solução de problemas técnico-administrativos.

O curso de Gestão Hospitalar tem duração de 3 anos e é do tipo tecnólogo. O gestor pode atuar em instituições públicas e privadas ou empreender e coordenar seu próprio negócio na área.

Saber quais são as profissões da saúde em destaque atualmente ajuda você a fazer a melhor escolha. Além disso, é importante optar por aquela carreira que tenha a ver com o seu perfil. Em geral, esse campo de atuação demanda pessoas interessadas por questões científicas e sociais, empáticas, com facilidade de concentração e que sabem lidar com situações estressantes.

Quer descobrir se você combina com alguma dessas profissões? Então, confira as 4 características do estudante da área da saúde!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *