Profissões da área da saúde: conheça as 9 mais requisitadas

profissoes-da-area-da-saude

Ao final do Ensino Médio, geralmente vem a próxima etapa educacional de nossas vidas: a graduação. Entretanto, a decisão de entrar na faculdade pode gerar uma série de dúvidas. A boa notícia é que existem muitas profissões na área da saúde que representam uma boa escolha.

Será que você tem o perfil desejável para alguma delas? Neste post, vamos abordar a situação do mercado de trabalho para diferentes carreiras e indicar 9 profissões bastante procuradas pelos vestibulandos. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como está o mercado na área da saúde?

Devido ao crescimento da população mundial, ao aumento da expectativa de vida e à maior conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde, essa é uma área que não tem enfrentado crise. Seu valor fica ainda mais claro em situações de grande impacto, como ocorreu na pandemia.

As pessoas precisam do suporte de bons profissionais em todas as fases da vida, seja para tomar uma vacina, seja para comprar um medicamento. Perceba que os atendimentos envolvem tanto a parte preventiva quanto as abordagens para tratar problemas que podem surgir ao longo dos anos.

Felizmente, são muitas as opções de cursos e especializações oferecidas por esse setor. Algumas profissões exigem uma rotina bastante corrida e estressante, mas outras tendem a ser mais tranquilas. A dinâmica profissional depende bastante do lugar onde as atividades são exercidas.

Quais profissões na área da saúde são mais procuradas?

Embora o curso de medicina seja o mais comum dessa área, outros podem ser uma boa opção de carreira para quem gosta dela. Conheça agora as profissões mais procuradas e veja se você tem vocação para alguma delas.

1. Médico

O curso de medicina oferece a possibilidade de escolher entre mais de 50 especialidades possíveis. Apesar de ser uma graduação mais longa e com alto investimento, também é a que costuma proporcionar maior retorno financeiro.

As funções de um médico vão desde o pedido de exames e a prescrição de medicamentos até a realização de cirurgias, variando de acordo com a especialidade escolhida.

Ainda que, na maioria das vezes, o médico tenha contato direto com o paciente, em algumas situações, o profissional trabalha mais com a análise de exames ou com a pesquisa de doenças. É a rotina de quem atua com radiologia ou patologia, por exemplo.

empregabilidade é extremamente alta, o que significa que os formados podem encontrar trabalho em hospitais, postos de saúde, empresas e clínicas particulares.

2. Enfermeiro

Há muitos técnicos e auxiliares em enfermagem, porém, os enfermeiros graduados são em menor número. Isso faz com que sejam bastante procurados pelo mercado de trabalho. O enfermeiro é responsável por recolher todos os dados sobre a saúde do paciente e por direcionar o trabalho da equipe de enfermagem.

Ele trabalha com a manutenção, promoção e prevenção da saúde. Assim como o médico, tem sua empregabilidade praticamente garantida e pode conseguir emprego em hospitais, clínicas de imagem e de odontologia, postos de saúde, escolas e empresas.

3. Psicólogo

Outro destaque entre as profissões na área da saúde, a psicologia possibilita a análise das emoções e dos pensamentos do indivíduo. O profissional da área diagnostica, trata e previne doenças e distúrbios mentais, emocionais ou de personalidade em diversos ambientes.

Um psicólogo pode atuar em hospitais, consultórios, unidades básicas de saúde e escolas, ajudando na orientação educacional e vocacional dos alunos. Esse profissional tem sido bastante procurado por empresas para colaborar com a seleção dos funcionários e a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

4. Nutricionista

O nutricionista cuida da relação entre o homem e os alimentos, sempre visando à oferta adequada de cada nutriente necessário ao bom funcionamento do organismo. Sua presença é necessária em diversos locais, como hospitais, clínicas particulares, spas, hotéis, restaurantes, empresas e escolas.

Ele define cardápios que estejam de acordo com as necessidades alimentares de seus clientes, orientando e prescrevendo dietas para casos em que é preciso acompanhamento específico. Assim, seus pacientes podem incluir desde jovens atletas de alta performance até idosos com algum problema de saúde.

5. Dentista

Responsável pela saúde bucal e pelo cuidado com a estética do sorriso, o dentista precisa ter conhecimento aprofundado sobre todos os tecidos e estruturas da boca. Por realizar procedimentos que melhoram a autoestima dos pacientes, é uma das profissões na área da saúde que mais contribuem para o bem-estar da população.

O curso de odontologia prepara pessoas para analisar e diagnosticar problemas que afetam os dentes, as gengivas e os ossos da face. Nas aulas da faculdade, os alunos aprendem uma série de procedimentos, como extração de dentes, colocação de próteses, limpeza bucal, restauração e tratamento de infecções.

6. Farmacêutico

É o profissional que estuda sobre os efeitos de diversos tipos de fármacos no organismo humano e animal. Graças a esse conhecimento, ele assume a responsabilidade técnica por toda a cadeia produtiva dos medicamentos, cosméticos e produtos semelhantes comercializados ao público.

Sua missão inclui desenvolver, produzir, manipular e distribuir fármacos em determinadas situações. Cabe ao farmacêutico, também, esclarecer dúvidas que as pessoas possam ter sobre algumas substâncias. Sua atuação é bastante ampla, já que envolve trabalhos em drogarias, hospitais, distribuidoras, laboratórios e até farmácias universitárias.

7. Educador físico

Junto às profissões na área da saúde está a carreira do educador físico. Ele estimula a adoção de hábitos saudáveis para públicos de todas as idades, oferecendo recursos para que as pessoas conheçam melhor o próprio corpo. Para isso, alia conhecimentos de anatomia a estudos sobre movimentos executados por cada membro.

O profissional da educação física pode planejar e acompanhar atividades em diversas instituições públicas e privadas. Escolas, universidades, hospitais e empresas de todos os tipos se beneficiam com a presença desse especialista, que respeita as características individuais de cada pessoa ao propor exercícios e alongamentos.

8. Biomédico

Trata-se de uma profissão em alta e extremamente necessária, visto que inclui a identificação, a classificação e o estudo dos micro-organismos que causam doenças. Com formação técnico-científica, o profissional consegue compreender aspectos funcionais e estruturais do corpo humano para descobrir como interagimos com o ambiente e com certos agentes nocivos à saúde.

O biomédico se dedica ao desenvolvimento de medicamentos e à produção de vacinas que possam combater uma série de enfermidades. Também é responsável por fazer exames e interpretar os resultados de análises clínicas. São muitas atividades envolvidas, tanto que sua atuação engloba hospitais e laboratórios.

9. Fisioterapeuta

Atua na prevenção e no tratamento de doenças ou de lesões que podem ser de ordem genética, causadas por vícios de postura ou oriundas de acidentes. Com exercícios e terapias, ele trabalha na recuperação de distúrbios respiratórios, cardíacos ou neurológicos, ajudando o paciente a reconquistar sua capacidade física e funcional.

O fisioterapeuta atua em hospitais, postos de saúde e clínicas de fisioterapia. Também pode trabalhar em clubes, fazendo o acompanhamento físico de atletas. Alguns dedicam-se exclusivamente ao atendimento em empresas, conduzindo a ginástica laboral para promover o bem-estar dos colaboradores.

Como existem muitas profissões na área da saúde, a dica é fazer um teste vocacional e pesquisar a fundo sobre cada uma delas. E se você acredita que não tem recursos financeiros para fazer uma faculdade, saiba que há algumas possibilidades de bolsas de estudos e até financiamentos estudantis que podem ajudar a realizar o seu sonho.

Agora que você já sabe quais são as carreiras mais requisitadas nessa área, siga a gente no YouTube e no LinkedIn para ficar por dentro das nossas novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

2 Comentários

  1. Nossa, vocês esqueceram totalmente do farmacêutico kkkk

    1. Avatar

      Olá Igor, tudo bem? Obrigada pela perspectiva. Daremos atenção ao farmacêutico em breve, ok?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0