Profissões da área da saúde: conheça as 5 mais requisitadas

Ao final do Ensino Médio, geralmente vem a próxima etapa educacional de nossas vidas: a graduação. Entretanto, entrar na faculdade pode ser uma decisão que gera muita indecisão e dúvidas. Existem muitas profissões na área da saúde que podem ser uma boa escolha.

Neste post, você conhecerá como está o mercado de trabalho nessa área e descobrirá as 5 profissões mais procuradas pelos vestibulandos. Você precisa continuar a ler!

Como está o mercado na área da saúde?

Devido ao crescimento da população mundial, o aumento da expectativa de vida e de uma maior conscientização com os cuidados com a saúde, essa é uma área que não tem enfrentado crise.

Além disso, são muitas as opções de cursos e especializações oferecidas por esse setor. Algumas profissões exigem do profissional uma rotina bastante corrida e estressante, outras, entretanto, tendem a ser mais tranquilas. Dependerá bastante do local onde a profissão é exercida.

Quais profissões na área da saúde são mais procuradas?

Embora medicina seja o curso mais comum dessa área, outros podem ser uma boa opção de carreira para quem gosta dela. Conheça as profissões mais procuradas e veja se você tem vocação para alguma delas.

1. Médico

O curso de medicina oferece a possibilidade de escolher entre mais de 50 especialidades possíveis. Apesar de ser um curso mais longo e mais caro, ele também é o que costuma proporcionar maior retorno financeiro.

As funções de um médico vão desde pedido de exames e prescrição de medicamentos, até a realização de cirurgias, variando de acordo com a especialidade escolhida. Apesar de, na maioria das especialidades, o médico ter contato direto com o paciente, em algumas delas (como Radiologia ou Patologia) o profissional trabalha mais com a análise de exames ou pesquisa de doenças.

A empregabilidade é extremamente alta podendo encontrar trabalho em hospitais, postos de saúde, empresas e clínicas particulares.

2. Enfermeiro

Há muitos técnicos e auxiliares em enfermagem, porém, os enfermeiros graduados são em menor número fazendo com que sejam bastante procurados pelo mercado de trabalho. O enfermeiro é responsável por recolher todos os dados sobre a saúde do paciente e direcionar o trabalho da equipe de enfermagem.

Trabalha com a manutenção, promoção e prevenção da saúde. Assim como o médico, tem sua empregabilidade praticamente garantida e pode conseguir emprego em hospitais, clínicas de imagem e de odontologia, postos de saúde, escolas e empresas.

3. Psicólogo

Por meio da análise das emoções e pensamentos do indivíduo, ele diagnostica, trata e previne doenças e distúrbios mentais, emocionais ou de personalidade.

Atua em hospitais, consultórios, unidades básicas de saúde e escolas, ajudando na orientação educacional e vocacional dos alunos. Esse profissional tem sido bastante procurado por empresas para colaborar na seleção dos funcionários e na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

4. Nutricionista

O nutricionista cuida da relação entre o homem e o alimento. Sua presença é necessária em diversos locais como hospitais, clínicas particulares, spas, hotéis, restaurantes, empresas e escolas.

Ele define cardápios que estejam de acordo com as necessidades alimentares de seus clientes, orientando e prescrevendo dietas para casos em que é preciso acompanhamento nutricional específico.

5. Fisioterapeuta

Trata-se do profissional que atua na prevenção e tratamento de doenças ou lesões que podem ser de ordem genética, ou causadas por vícios de postura ou acidentes. Por meio de exercícios e terapias, ele trabalha na recuperação de distúrbios respiratórios, cardíacos ou neurológicos, ajudando o paciente a reconquistar sua capacidade física e funcional.

Atua em hospitais, postos de saúde, clínicas de fisioterapia e também pode trabalhar em clubes fazendo o acompanhamento físico de atletas.

Além dessas, existem diversas profissões na área da saúde. Mas se você acredita que não tem recursos financeiros para fazer uma faculdade, saiba que existem algumas possibilidades de bolsas de estudos e financiamentos estudantis que podem ajudá-lo a realizar seu sonho!

Agora que você já sabe quais são as profissões mais requisitadas nessa área, não deixe de ler o nosso artigo sobre as profissões que estão em alta para garantir um futuro promissor!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *